Cruzeiro das Raízes Italianas celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil com exposições e atrações gastronômicas a bordo do navio Costa Diadema
Por Luísa Medeiros
A Costa Cruzeiros preparou um roteiro muito especial para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O Cruzeiro das Raízes Italianas sairá da Itália em direção ao Brasil para relembrar a travessia realizada por milhares de imigrantes que atravessaram o oceano em busca de uma nova oportunidade de vida. O cruzeiro também marca a comemoração dos 76 anos da companhia no país.
A bordo do Costa Diadema, os cruzeiristas poderão participar de uma programação recheada de atividades como exposições, gastronomia típica, aula de idiomas e festas temáticas. Do dia de embarque em Gênova, em 30 de novembro de 2024, até a data do desembarque final, em Santos, no dia 21 de dezembro, o hóspede pode ter uma verdadeira imersão na cultura ítalo-brasileira.
O diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, Ruy Ribeiro, salientou que esse é um cruzeiro que coroa as celebrações da companhia alusivas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. De origem italiana, a Costa preserva uma relação íntima com o país – inclusive a primeira viagem da companhia, há 76 anos, foi uma travessia transatlântica da Itália em direção ao Brasil e Buenos Aires.
“Não havia melhor forma de encerrarmos as comemorações, que a bordo de um de nossos navios. E alcançarmos 76 anos de navegação no Brasil é a prova de que existe uma relação muito próxima das culturas brasileira e italiana”, afirmou o executivo. Ele ressaltou, também, que toda a programação do cruzeiro remeterá à cultura e à história da Itália, com mais de 150 atividades a bordo. “Será um cruzeiro temático, ainda que mantenha a programação regular de um cruzeiro de travessia”, explicou.
Atrações a bordo do Cruzeiro das Raízes Italianas
Ao longo de toda a travessia, os cruzeiristas poderão participar de atividades que remetem à imigração italiana e à cultura do país. As atrações serão gratuitas e estarão nas áreas públicas do Costa Diadema. Confira os destaques:
- Serão expostos mais de 60 painéis com fotografias e documentos, proporcionando um mergulho na história da imigração italiana e abordando a chegada ao Brasil após a travessia do Atlântico. A exposição é uma parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Museu Nacional de Emigração Italiana de Gênova, o Museu do Café de Santos, o Museu do Mar de Gênova, a Società Italiana di Santos e a Associação União dos Italianos no Brasil (UIM).
- Os cruzeiristas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Itália e o Brasil através da relação entre Giuseppe Garibaldi e Anita Ribeiro em painéis oferecidos pela Fundação Casa América
- As histórias dos “nonni” (avós) de São Paulo serão mostradas em depoimentos e fotografias que marcam a imigração italiana em terras brasileiras produzidas por Oliviero Pluviano, italiano radicado no Brasil.
- Nas telas de TV dos quartos, os hóspedes podem descobrir sobre as influências da comunidade italiana no Brasil em vídeo produzido pelo Instituto Italiano di Cultura.
- Quem quiser aprender o idioma italiano, suas expressões cotidianas e vocabulário para viagens, poderão participar de aulas que ocorrem durante os dias de navegação do Costa Diadema. As aulas serão organizadas em parceria com professores da Società Italiana di Santos e, ao final, os viajantes recebem um certificado.
- A cantora e compositora Mafalda Minnozzi e seu guitarrista Paul Ricci estarão a bordo para espetáculos que prometem levar os hóspedes a uma viagem pelas músicas italiana e brasileira com releituras de clássicos e arranjos originais.
Gastronomia típica italiana a bordo
A Costa é referência quando o assunto é gastronomia a bordo, e no Cruzeiro das Raízes Italianas não será diferente. Os menus dos restaurantes principais a la carte e do restaurante buffet terão pratos típicos de diferentes regiões da Itália. Diariamente, os hóspedes serão surpreendidos com uma explosão de sabores em pratos das áreas de Piemonte, Liguria, Lombardia, Veneza, Toscana, Lazio, Campânia, Puglia, Sicília e Sardenha.
Os cruzeiristas também poderão participar de workshops seguidos de degustações de iguarias tipicamente italianas. Eles aprenderão a fazer os pães Piadina Romagnola e Focaccia Barese, a sobremesa Tiramisù; e os queijos Mozzarella e Burrata.
Cruzeiro das Raízes Italianas: de Gênova a Santos
O Cruzeiro das Raízes Italianas tem como ponto de partida a histórica cidade de Gênova, na Itália, em 30 de novembro e navegará por 21 noites. Durante a navegação pelo Atlântico, o navio faz paradas nos destinos de Barcelona, Cádiz e Las Palmas, na Espanha; e em Praia, capital de Cabo Verde. Já em território brasileiro, o cruzeiro visita as cidades de Maceió, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro e Itajaí no dia 20 de dezembro de 2024.
É a primeira vez que a Costa Cruzeiros inclui o destino de Itajaí em uma travessia transatlântica que liga a Europa ao Brasil, permitindo aos viajantes da região sul do país se conectarem às suas raízes italianas. O Cruzeiro das Raízes Italianas termina no dia 21 de dezembro com a chegada do navio Costa Diadema a Santos. Também será possível embarcar em trechos menores, inclusive no Brasil, com embarques em Maceió e Salvador.