A indústria de cruzeiros apresenta números positivos, novos públicos e ampliação do impacto econômico
Por Aline Andrade
A Cruise Lines International Association (CLIA) divulgou o relatório anual State of the Cruise Industry 2025, destacando um setor em expansão e com forte impacto na economia global. Estima-se que 37,7 milhões de viajantes embarquem em cruzeiros até o final de 2025 — aumento de 19,7% em relação a 2023. Com US$ 168 bilhões em impacto econômico global e 1,6 milhão de empregos gerados, a indústria consolida sua relevância no turismo internacional.
Em 2025, os cruzeiros seguem atraindo tanto novos viajantes quanto clientes recorrentes: 31% dos hóspedes nos últimos dois anos estavam em sua primeira viagem, e 82% dos cruzeiristas dizem ter intenção de repetir a experiência. Gerações mais jovens, como os Millennials e a Geração X, lideram esse crescimento, impulsionadas por viagens multigeracionais e pelo apelo de visitar vários destinos em um único roteiro.
Segundo o relatório de 2025, os segmentos que mais crescem são os de expedição e exploração, com aumento de 22% nas reservas em 2024. Mais de 300 navios e milhares de itinerários reforçam a oferta variada — de aventuras familiares a cruzeiros culturais e gastronômicos.
Sustentabilidade e inovação na indústria de cruzeiros
O setor também investe em inovação e sustentabilidade. Até 2028, metade da nova capacidade da frota contará com motores adaptáveis a combustíveis limpos, como GNL e metanol. Atualmente, 61% da frota global está equipada para conexão à energia terrestre, percentual que deve chegar a 72% até 2028.
Turismo gerenciado e retorno econômico local
Embora represente apenas 2% do turismo global, o setor de cruzeiros é um importante vetor de desenvolvimento local. Nos EUA, por exemplo, a indústria gerou US$ 65 bilhões em 2023, com 290 mil empregos. Além disso, 69% dos viajantes se hospedam em hotéis antes ou depois dos cruzeiros e 6 em cada 10 retornam a destinos visitados pela primeira vez em uma viagem marítima.
A América do Norte segue como principal mercado emissor, com crescimento de 13% em 2024. O Caribe lidera os destinos, com 43% das viagens, seguido pelo Mediterrâneo. Para 2025, a CLIA prevê a entrega de 11 novos navios — parte de um total de 56 encomendados até 2036, o que representa US$ 56,8 bilhões em investimentos.
Volume de cruzeiristas em 2024
Região de Origem | 2024 | 2023 | % Variação (2023–2024) | 2019 | % Variação (2019–2023) |
---|---|---|---|---|---|
Global | 34,64 milhões | 31,69 milhões | +9,3% | 29,67 milhões | +6,8% |
América do Norte | 20,53 milhões | 18,10 milhões | +13,4% | 15,41 milhões | +17,5% |
Europa | 8,44 milhões | 8,21 milhões | +2,8% | 7,71 milhões | +6,5% |
Ásia & Oceania | 4,03 milhões | 3,67 milhões | +9,8% | 5,09 milhões | -20,8% |
América do Sul | 1,17 milhão | 997 mil | +7,8% | 1,04 milhão | +3,8% |
O setor de cruzeiros segue em trajetória de crescimento robusto e constante. De acordo com dados da CLIA (Cruise Lines International Association), a capacidade global da frota de cruzeiros marítimos de suas companhias associadas – medida em número de leitos – atingiu 635 mil em 2024 e deve ultrapassar 650 mil em 2025, o que representa aproximadamente 92% da capacidade global total.
Crescimento forte e consistente da frota global de cruzeiros
Entre 2018 e 2025, a capacidade da frota cresceu mais de 28%, passando de 507 mil leitos em 2018 para os 651 mil previstos em 2025. Mesmo com uma leve queda em 2021 (−3,4%), o setor retomou o ritmo de expansão com crescimentos anuais entre 2,5% e 6,8%.
Em número de navios, o crescimento também é evidente: a frota passou de 251 embarcações em 2018 para 303 navios em 2024, ultrapassando a marca de 300 unidades pela primeira vez. A previsão para 2025 é de mais de 300 navios marítimos em operação pelas companhias membros da CLIA.
Esse avanço constante na capacidade e na quantidade de navios reforça a confiança da indústria no futuro do turismo de cruzeiros e reflete os investimentos contínuos em modernização e expansão da frota global.
América do Sul
A América do Sul registrou 1,17 milhão de cruzeiristas em 2024, um aumento quase 89% em relação a 2023, quando o número foi de 997 mil. Em comparação com os níveis pré-pandemia (2019), o crescimento foi aproximadamente 4%, sinalizando uma recuperação gradual e contínua do mercado regional.
Embora represente uma fatia menor do volume global, a região tem demonstrado grande potencial de expansão, impulsionada por roteiros costeiros, experiências culturais e crescente interesse por portos alternativos no Atlântico Sul, como Rio de Janeiro, Ilhabela, Buenos Aires e Montevidéu.
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