TTWCruise Day reuniu companhias marítimas de luxo e agentes de viagem em São Paulo, no último dia 04 de abril
Por Fernanda Corrêa
Atualmente, o conceito do luxo evoluiu, inclusive no setor de cruzeiros. Para debater sobre esse novo momento que impacta no comportamento do viajante, a operadora TTWGroup reuniu as principais companhias marítimas de luxo e agentes de viagem no TTWCruise Day. A segunda edição do evento aconteceu na última quinta-feira (04) em São Paulo, no Espaço Cubo JK, trazendo conteúdo informativo e oportunidades de negócios.
A programação contou com uma palestra de Alice Ferraz, CEO da Fhits, que trouxe uma visão ampla sobre marketing de influência e luxo. Em seguida, foram apresentados dois painéis temáticos com representantes da Crystal Cruises, Seadream Yacht Club, Regent Seven Seas, Swan Hellenic e Explora Journeys. Por fim, foi promovida uma rodada de negócios com agentes de viagem para capacitação sobre as companhias marítimas de luxo.
A importância de desmistificar cruzeiros
Durante a abertura do evento, o CEO da empresa, Eduardo Gaz, reforçou a importância de desmistificar os cruzeiros. Segundo o executivo, conhecer os diferencias e formatos de navegação é essencial para atender um público que busca autenticidade e novas experiências em viagens.
“O luxo deixou de ser um conceito antigo relacionado ao consumo de produtos caros; hoje em dia, luxo é viver experiências. Estamos aqui para entender como isso é levado para os oceanos, por meio das companhias marítimas de luxo.”
Eduardo Gaz, CEO TTWGroup
O novo momento do luxo
Tapetes vermelhos são símbolos ultrapassados. De acordo com Alice Ferraz, no novo momento do luxo, o consumidor quer experiências conectadas à excelência. “Quando as pessoas vivem uma experiência especial, ficam tão encantadas que se tornam love brands”, explicou, referindo-se a fidelidade que os momentos inesquecíveis geram nos consumidores. Há uma mudança no comportamento do consumidor, onde o “ter” foi substituído por experiências únicas.
Neste contexto, os cruzeiros de luxo atualmente oferecem mais do que as tradicionais noites de gala com o capitão. Segundo Alice, além da alta gastronomia e da excelência dos serviços, os navios de luxo têm acesso a locais que não oferecem hotéis de luxo. Ou a destinos que são alcançados somente por via marítima. Mesmo aqueles que ficam cheios durante a alta temporada, podem ser transformados: “Ir para Capri em um navio de luxo, com certeza é uma experiência de luxo; mesmo cheio de gente, você vai passar o dia, tomar um sorvete delicioso e voltar para o navio”, completou.
Papel do agente no segmento de cruzeiros de luxo
Ao final da apresentação, Gaz e Alice discorreram sobre a importância do agente de viagem no segmento de cruzeiros de luxo. Segundo eles, mostrar conteúdo técnico sobre o navio não é relevante mas, sim, ter uma narrativa envolvente, que mostre essa experiência diferenciada para o cliente. “O turismo ainda não se apropriou dessa narrativa; tem imagens lindas, é aspiracional, mas não transmite o conteúdo”, observou Alice.
Segundo Gaz, o agente de viagem tem um papel fundamental perante o cliente, ao se comunicar com paixão, conhecimento dos produtos e autenticidade. Concluiu, ressaltando: “Meu recado é que a gente repense nosso papel. Para continuarmos relevantes com o passar dos anos, temos que sair do lugar-comum e estar em um novo nível de relacionamento, sendo valorizados pelos clientes e pelos fornecedores – isso é luxo.”
Experiências de luxo nos cruzeiros
Conhecer os diferenciais de cada companhia é fundamental para oferecer a experiência mais adequada ao perfil de cada cliente, segundo Fernanda França, Cruise Manager da TTWGroup. Então, ao mediar o primeiro painel, explorou detalhes sobre cada produto por meio de perguntas direcionadas para Angela Belluco (Seadream), Natalia Pessoa (Crystal) e Estela Farina (Regent). Confira abaixo as respostas.
Como a Seadream se diferencia ?
“Na companhia, 75% dos hóspedes são repeaters, ou seja, voltam porque o serviço é nosso grande diferencial”, explicou Angela Belluco, Sales Director da Seadream. Cada iate traz 95 tripulantes para 112 passageiros, mantendo então um alto padrão de atendimento. Entre outros fatores que a diferenciam estão escalas em portos menores, inclusive dentro de Veneza, permitindo embarque e desembarque em apenas 10 minutos. Também a marina aberta nos iates permite uma conexão maior com o oceano, oferecendo brinquedos aquáticos como stand-up paddle e o escorregador, que leva as pessoas para dentro do mar.
Por fim, Angela destaca que a experiência de navegar em um iate é única: “O hóspede é o centro das atenções, e é mimado na medida certa. Assim, pode solicitar um pijama especial para dormir sobre a estrelas, menus vegetarianos ou drinks personalizados, que será atendido”, concluiu.
Como a Crystal entrega um serviço personalizado?
A Crystal ressurgiu com seus iates icônicos em 2022, quando foi comprada pela Abercrombie & Kent. Na reformulação dos iates, reduziu a capacidade para 600 hóspedes. “Deixamos o que já era bom, ainda melhor. Na reforma das cabines houve um grande investimento na decoração, então as pessoas se sentem em um hotel de luxo flutuante, com grandes espaços nas áreas comuns, assim, mesmo com navio cheio há lugares nas piscinas”, disse a executiva comercial da Crystal, Natalia Pessoa.
No entanto, as pessoas da equipe são o grande diferencial da Crystal. Após a pandemia, 80% da antiga tripulação foi recontratada, com uma experiência média de 10 anos na empresa. Hoje a taxa de serviço a bordo é de um tripulante para cada hóspede, e todas as cabines possuem mordomo. Por fim, até 2025 todos os destinos navegáveis terão operação em terra da Abercrombie & Kent, com 60 anos de experiência em luxo, reforçando ainda mais a entrega de um serviço personalizado.
Como a Regent garante uma equipe sincronizada e qualidade dos serviços em uma frota com seis navios ?
A Regent foi pioneira em full experience ao incluir na tarifa do cruzeiro uma ampla seleção de passeios em terra, gorjetas e bebidas alcóolicas, modelo que foi posteriormente adotado por outras companhias. Para garantir a qualidade dos serviços, Estela Farina, diretora geral da Regent, destacou que treinamento e observação dos hábitos de cada hóspede são os principais pilares. “Se um dia o hóspede pediu champanhe, no dia seguinte o tripulante vai perguntar se ele gostaria de tomar champanhe novamente, tratando-o pelo nome.”
Outros fatores como a gastronomia cuidadosa, os serviços de mesa em louça e a decoração com flores naturais, também tornam a experiência mais intimista a bordo da Regent, apesar dos navios serem maiores.
Explora Journeys e Swan Hellenic: experiências de bem-estar e Spa
Em seguida, uma conversa sobre experiências de bem-estar em cruzeiros de luxo foi conduzida por Virgínia Gutierre (Product Director da TTWGroup), com os convidados Flávio Corrêa (Explora Journeys) e Edi Guerreiro (Swan Hellenic). “Ouvimos mais de 20 mil viajantes para elaborar o projeto da Explora”, explicou Flávio Corrêa, Business Relationship Manager da Explora Journeys, companhia marítima que estreou seu primeiro navio em agosto de 2023. No conceito de Ocean Wellness, prioriza a bordo as atividades e convivência em áreas externas, trazendo também um dos maiores spas em alto mar, com cerca de 700 metros quadrados de área.
Por sua vez, a Swan Hellenic fez uma parceria com Deepak Chopra, autor e autoridade global em bem-estar, que desenhou os cruzeiros especiais Chopra: Explore & Restore. Assim, conforme explicou Edi Guerreiro, Business Development Manager da empresa, os hóspedes usufruem de verdadeiros retiros em alto mar, com práticas de yoga e meditação, alimentação com receitas ayurvédicas e workshops enriquecedores, que visam cuidar do corpo, mente e alma.
Ao fim do evento, o TTWGroup reconheceu os agentes que foram destaque em vendas de cruzeiros, com atribuição de troféus.