EXPLORA V e EXPLORA VI serão movidos a gás natural liquefeito com tecnologia de hidrogênio para zerar as emissões no porto
Por Fernanda Corrêa
A Explora Journeys, nova marca de cruzeiros de luxo do MSC Group, e a armadora italiana Fincantieri, anunciaram hoje a assinatura de um acordo para a construção de dois novos navios movidos a gás natural liquefeito, o EXPLORA V e EXPLORA VI. Os lançamentos estão previstos para 2027 e 2028, respectivamente.
Os navios contarão com uma nova geração de motores a gás natural liquefeito (GNL), mais evoluídos na questão de escape de metano. E serão equipados com um sistema de contenção de hidrogênio líquido para utilização durante as escalas nos portos. Ao ser utilizado como combustível, o hidrogênio alimentará uma célula de combustível de seis megawatts, produzindo energia livre de emissões para atender as operações de hotelaria. Desta forma, os motores podem ser desligados e, durante as paradas, o navio funciona com “zero emissões” poluentes.
A companhia também revelou que os navios EXPLORA III e IV anunciados anteriormente serão redesenhados para receber a instalação de um novo sistema de geração baseado em GNL e hidrogênio. Com a mudança, os navios serão ampliados em 19 metros, aumentando assim a oferta de número de suítes Ocean Residences, mais espaçosas e luxuosas e com espaços públicos maiores. As novas entregas estão previstas para acontecer entre 2026 e 2027.
A construção dos dois navios adicionais elevarão o investimento da Explora Journeys em sua frota para 3,5 bilhões de euros, incluindo os 120 milhões de euros para equipar o EXPLORA III e IV com motores a GNL. Enquanto isso, o primeiro navio da frota, EXPLORA I, tem lançamento previsto para maio de 2023.
Sobre o lançamento, Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros do MSC Group, disse: “A Explora Journeys está construindo navios para o amanhã, utilizando as mais recentes tecnologias de hoje e estando pronta para se adaptar a soluções alternativas de energia à medida que estiverem disponíveis. O anúncio de hoje marca mais um passo significativo em nosso objetivo como empresa de atingir zero emissões líquidas até 2050 em todas as nossas operações de cruzeiros para as duas marcas e mais uma prova de nosso compromisso de investir nas tecnologias ambientais marinhas mais avançadas disponíveis para desenvolver soluções para o futuro. Essa transição para operações de emissão zero para a indústria marítima é o maior desafio que enfrentaremos, e isso só será alcançado por todos que fizerem sua parte – investindo em pesquisa e desenvolvimento e por meio de investimentos significativos tanto de empresas quanto de governos.”
Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, comentou: “Estamos convencidos de que a sustentabilidade é um fator chave para garantir nosso crescimento a médio e longo prazo. Continuaremos a agir com determinação para sermos precursores num setor que sempre nos viu ocupar posições de liderança”.
Benefícios dos navios GNL
Atualmente, o GNL é o combustível marítimo mais limpo disponível em escala e praticamente elimina as emissões locais de poluentes do ar, como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogênio (85%) e partículas (98%). Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel significativo na mitigação das mudanças climáticas, com os motores tendo o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 25% em comparação com os combustíveis marítimos padrão. Além disso, com a crescente disponibilidade de formas bio e sintéticas de GNL no futuro, essa fonte de energia fornecerá um caminho para eventuais operações descarbonizadas.
O combustível de hidrogênio alimentará uma célula de combustível de seis megawatts para produzir energia livre de emissões para a operação do navio e permitir que as embarcações funcionem com “emissões zero” no porto, com os motores desligados.