Evento reunirá autoridades, parlamentares e líderes da indústria para debater regulação, infraestrutura, sustentabilidade e muito mais
Por Redação Krooze
Publicado às 14h30
No dia 3 de setembro, Brasília se tornará o centro das atenções da indústria de cruzeiros com a realização do 7º Fórum CLIA Brasil 2025, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, que já se consolidou como o principal espaço de diálogo do setor no país, vai reunir autoridades, parlamentares, executivos e especialistas para discutir os rumos da atividade e lançar os números oficiais da temporada 2024/2025.
A sessão de abertura do Fórum Clia Brasil contará com a presença de Celso Sabino, Ministro do Turismo; Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos; Marcelo Álvaro Antônio, Deputado Federal e ex-Ministro do Turismo; Marcelo Freixo, Presidente da Embratur; e Andrei Passos Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal. Também participam representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da ABAV Nacional.
Além disso, a cerimônia terá Dario Rustico, como presidente do Conselho de Administração da CLIA Brasil, Bud Darr, presidente e CEO da CLIA Global, que trará um panorama atualizado sobre o desempenho e as perspectivas do setor no cenário mundial, e Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, que apresentará os números oficiais da temporada brasileira 2024/2025.
Programação do 7º Fórum CLIA Brasil 2025
Painel 1
Panorama Global: Estratégias das Companhias para o Brasil e o Mundo, mediado pelo jornalista André Coutinho, estarão Bud Darr (CLIA Global), Dario Rustico (Costa Cruzeiros), Adrian Ursilli (MSC Cruzeiros), Estela Farina (Norwegian Cruise Line), Renata Lazari (Royal Caribbean) e Marco Ferraz (CLIA Brasil), em um debate sobre estratégias e tendências globais e locais, além de como o Brasil pode ser mais atrativo e competitivo frente a outros destinos que estão crescendo em todo o mundo.
Painel 2
Regulação: Barreiras, Soluções e Oportunidades, mediado por Maxwell Rodrigues, o Grupo Tribuna, terá a participação de representantes da Receita Federal, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Polícia Federal e do Ministério de Portos e Aeroportos, discutindo os principais entraves e possíveis avanços regulatórios para o setor.
Painel 3
Integração Público-Privada e Estratégias de Promoção e Crescimento dos Cruzeiros, mediado pela jornalista Dagmara Spautz, estarão em pauta a atuação da Embratur, de secretarias estaduais do Consórcio Nordeste, e municipais, como Cabo Frio, do Atracadouro Barra Sul, além do Terminal Concais, e do Porto de Santos – o maior da América Latina, responsável por cerca de 60% dos embarques e desembarques de passageiros nas temporadas -, reforçando o papel da articulação entre governos e iniciativa privada na expansão da atividade.
Painel 4
Será uma palestra da CLIA, com destaque para a apresentação de Bud Darr, dedicada aos caminhos para a descarbonização e sustentabilidade na indústria de cruzeiros, alinhando o setor às agendas globais de inovação ambiental.
Painel 5
Infraestrutura e Destinos: Caminhos para o Futuro reunirá representantes do Ministério do Turismo, da Secretaria de Turismo de São Paulo, Bahia, Alagoas e Santa Catarina, em uma conversa sobre os investimentos e perspectivas para aprimorar a infraestrutura e fortalecer destinos que recebem cruzeiros, além de tantos outros que possam se desenvolver.
A programação do Fórum Clia Brasil, que é sujeita a alterações, foi estruturada para mesclar visões distintas, mas que convergem em torno de um objetivo comum: trabalhar de forma integrada para recuperar a competitividade e a atratividade do Brasil nas próximas temporadas. O país tem um potencial imenso, mas precisa superar entraves como custos elevados, infraestrutura que avança lentamente, regulação desatualizada, carga tributária e insegurança jurídica. Ao promover esse diálogo em Brasília, o Fórum cria um espaço estratégico para articulações que, em um dia comum, levariam meses para acontecer.
“Cada detalhe da programação do Fórum Clia Brasil foi pensado para que os debates sejam objetivos e tragam caminhos reais para alcançarmos avanços. Nosso compromisso é garantir que o Fórum seja um espaço de diálogo produtivo, com impacto direto nos próximos passos da indústria de cruzeiros no Brasil”, afirma Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Dica Krooze: as inscrições para o Fórum Clia Brasil são gratuitas e restam poucas vagas disponíveis: https://abremar.com.br/7-forum-clia-brasil-2025/
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!