Saiba porque mesmo após 10 cruzeiros, o viajante nunca se cansa de embarcar
Por Aline Andrade
Mesmo para quem já viajou em cruzeiros mais de 10 vezes, o fascínio por essa forma de viajar parece ser inesgotável. Segundo dados da Cruise Lines International Association (CLIA) mostram que, em 2022, o setor de cruzeiros atraiu mais de 29 milhões de viajantes globalmente, com um crescimento previsto de 6% ao ano até 2025.
O mercado de cruzeiros cresce em especial nas Américas e Europa, demonstrando que o interesse por essa modalidade de viagem não é uma moda passageira, mas sim uma tendência que segue em alta.
O Brasil também ocupa um espaço importante nesse mercado. De acordo com o Ministério do Turismo, a temporada 2023/2024 trará um aumento de 20% na oferta de cruzeiros no país em comparação com a temporada anterior. Este crescimento se explica pela preferência de muitos brasileiros pela facilidade, conforto e experiência única que os cruzeiros proporcionam.
Mas por que será que fazer cruzeiro é tão viciante?
1 – Uma viagem personalizada
Para viajantes frequentes, a experiência do cruzeiro vai além do básico. A cada nova viagem, encontram-se roteiros variados, atrações e novos destinos. O cruzeiro permite a conveniência de um “hotel flutuante”, onde as malas são organizadas apenas uma vez, enquanto se tem a chance de explorar diferentes cidades e países em um curto espaço de tempo.
A praticidade está entre os principais fatores escolhidos pelos hóspedes na hora de decidir fazer um cruzeiro.
2 – Por que continuar viajando de cruzeiro?
Mesmo para quem já experimentou dezenas de viagens, cada cruzeiro oferece algo novo. Companhias como Royal Caribbean e MSC Cruzeiros estão sempre inovando, seja na oferta de cruzeiros temáticos, rotas diferenciadas, ou introduzindo novos navios com design e tecnologia de ponta. Temos como exemplo os temáticos que acontecem a bordo do MSC Seaview, são inúmeras opções de festivais, shows e eventos.
3 – Destinos que recompensam: Brasil, América do Sul e destinos globais
Os destinos variam bastante entre os cruzeiros no Brasil, América do Sul e pelo mundo. No Brasil, a costa do Nordeste e as ilhas são populares, enquanto na América do Sul a Patagônia e o Rio Amazonas são pontos turísticos requisitados. Outros destinos que estão sempre em alta são: Caribe e Mediterrâneo. Duas opções completamente diferentes, mas que nunca perdem seu charme.
4 – Vantagens de viajantes frequentes: benefícios e programas de fidelidade
Para quem já acumulou diversas viagens de cruzeiro, as companhias oferecem programas de fidelidade. Cada vez que se viaja, os benefícios aumentam: desde upgrades gratuitos até acesso exclusivo a áreas VIP e experiências personalizadas.
Exemplo de Programas de Fidelidade:
- Norwegian Cruise Line: A companhia tem o programa Latitude Rewards que oferece, por exemplo, degustação de vinhos de todo o mundo, dependendo da pontuação.
- Costa Cruzeiros: Os clientes Costa que possuem o programa de fidelidade C|Club, podem usufruir de diversas vantagens, como show exclusivo com diferentes artistas.
- MSC Cruzeiros: A companhia possui o MSC Voyagers Club que funciona com um sistema de pontuação que dá descontos e benefícios aos viajantes. Entre os benefícios estão, aulas de dança e desconto em lavanderia.
- Royal Caribbean Crown & Anchor: Oferece desde bebidas de cortesia até reservas prioritárias.
5 – Atrações e atividades que mantêm o encanto a bordo
É praticamente impossível se sentir entediado durante uma viagem de cruzeiro. A diversidade de atividades dentro de um cruzeiro é outro fator que motiva os viajantes a retornarem. Todos os anos, as principais atrações a bordo incluem shows ao vivo, cassinos, academias completas, atividades de esportes aquáticos e experiências gastronômicas com chefs renomados. São spas de alta qualidade, massagens, tratamentos faciais, academias, piscinas, atividades esportivas, atividades culturais. Tem para todos os gostos.
Fazer um cruzeiro, é um convite a continuar navegando. Para os apaixonados, cada viagem é uma chance de experimentar algo novo, seja uma rota, um destino ou uma nova atividade a bordo. A indústria continua inovando, proporcionando experiências que vão além da simples viagem de navio.
Portanto, você ainda tem dúvida o quanto é bom viajar de cruzeiro?