Presidente da CLIA Brasil e América do sul analisa próxima temporada, Fórum Clia Brasil 2025 e o papel do Krooze Awards
Por Aline Andrade
Publicado às 12h05
Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil e América do Sul, avalia o momento do setor de cruzeiros no país e na região. Apesar da consolidação da atividade, a temporada 2025/2026 deve registrar redução no número de navios, com impactos em empregos e receita em diferentes destinos. Ao mesmo tempo, cresce a articulação entre armadores, autoridades públicas e agentes de viagens para ampliar a competitividade do Brasil. Em entrevista à Krooze, Ferraz falou sobre os preparativos para o Fórum CLIA Brasil 2025, os desafios da próxima temporada e a importância do Krooze Awards para a promoção da indústria.
Entrevista com Marco Ferraz (CLIA Brasil e América do Sul)
Krooze – A sétima edição do Fórum CLIA Brasil será realizada este ano. Quais são os principais objetivos dessa edição?
Marco Ferraz – O Fórum é hoje o principal espaço de diálogo da indústria no Brasil. Ele reúne os governos federal, estadual e municipal, portos, terminais de passageiros, receptivos e iniciativa privada. Nosso propósito é trocar experiências, fazer networking e discutir temas centrais para o setor, como competitividade, custos, regulação e sustentabilidade. Também queremos dar visibilidade ao impacto econômico da atividade, que gera milhares de empregos e movimenta bilhões em receita.
Krooze – E quais serão os temas mais debatidos este ano?
Marco Ferraz – Vamos falar de regulação, custos operacionais e reforma tributária, além de questões ambientais e trabalhistas. O alinhamento às normas internacionais é fundamental, já que os navios navegam em diferentes países e precisam de regras claras. Também daremos destaque à sustentabilidade, trazendo tendências globais e iniciativas que já estão em curso na indústria.
Dica Krooze: as inscrições para o Fórum Clia Brasil são gratuitas e restam poucas vagas disponíveis: https://abremar.com.br/7-forum-clia-brasil-2025/
Krooze – A próxima temporada terá redução de navios no Brasil e na América do Sul. Que impactos isso pode trazer?
Marco Ferraz – Infelizmente teremos dois navios de cabotagem a menos, o que representa cerca de 90 mil passageiros e uma perda de aproximadamente 550 milhões de reais em impacto econômico por navio, além da diminuição de empregos gerados. Estamos trabalhando junto às autoridades para reverter esse cenário, melhorando infraestrutura, custos e condições regulatórias. Ainda assim, alguns destinos continuam em destaque, como Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Balneário Camboriú e Itajaí, que vêm registrando grande crescimento.
Krooze – O Krooze Awards está em sua segunda edição e já é considerado um evento importante para o turismo. Qual a relevância desse tipo de premiação para o setor de cruzeiros?
Marco Ferraz – É uma iniciativa muito valiosa porque dá visibilidade ao setor e endossa nossas pautas junto às autoridades. O prêmio reforça a importância da indústria de cruzeiros dentro do turismo nacional e latino-americano e ajuda a destacar portos, destinos e agentes que estão fazendo a diferença. Além disso, cria um ambiente positivo de reconhecimento e relacionamento entre todos os atores da cadeia.
Krooze – Na sua avaliação, como o Krooze Awards pode contribuir para aproximar armadores, agentes de viagens e autoridades?
Marco Ferraz – Eventos como esse conectam toda a cadeia do setor. Reconhecer e premiar quem se destaca fortalece a relação entre os diferentes atores e ajuda a construir um ambiente mais colaborativo. Quanto mais visibilidade tivermos, mais chances teremos de atrair navios e fortalecer o turismo de cruzeiros no Brasil e na América do Sul.
Dica Krooze: o evento de premiação do Krooze Awards acontece no dia 06 de outubro de 2025, em São Paulo.
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!