Construtora Chantiers de L’Atlantique entregará navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) em 2026 e 2027
Por Redação Krooze
A MSC Cruzeiros confirmou hoje (13) a encomenda de mais dois navios da World Class para o construtor naval francês Chantiers de l’Atlantique. Atualmente denominados como Word Class 3 e World Class 4, os navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) serão entregues em 2026 e 2027.
Em novembro de 2022, a companhia lançou seu primeiro navio GNL da World Class, o MSC World Europa. Já o próximo a ser entregue será o MSC World America, em 2025, concebido para o mercado de cruzeiros norte-americano. Sobre a encomenda dos novos navios, Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, comentou: “Estamos orgulhosos de continuar a nossa parceria de 20 anos com os Chantiers de l’Atlantique, com quem já construímos 18 navios, estando o 19º em construção. O World Class é um protótipo verdadeiramente inovador e juntos estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos empenhados em pesquisar e investir em futuras tecnologias ambientais à medida que estas se tornem disponíveis, para garantir que continuamos a progredir na nossa jornada de descarbonização para alcançar, assim, zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.”
Sustentabilidade nos novos navios da MSC
Tanto o MSC World Europa como o MSC World America já apresentam uma maior eficiência energética no Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) previsto pela Organização Marítima Internacional (IMO). Mesmo assim, os próximos dois navios trarão uma evolução ainda maior da World Class. Por exemplo, utilizarão soluções mais inovadoras em relação a recuperação de calor; bem como, tecnologias que reduzirão a pegada de carbono. Além disso, estarão preparados para receber uma variedade de combustíveis alternativos, tais como o metano bio e sintético, e o metanol verde.
Por fim, os novos navios contarão com conectividade de energia em terra, reduzindo assim a emissão de carbono nos portos; sistemas de tratamento de águas residuais em linha com a IMO; gestão de resíduos inovadores; e uma gama abrangente de equipamentos de bordo para otimizar o consumo de energia da hotelaria.
Entretanto, seu último lançamento foi em junho de 2023, com o navio da classe Meraviglia MSC Euribia, também entregue pelo construtor naval francês e movido a gás natural liquefeito.