Ponant abre caminho para a construção de um navio transoceânico capaz de navegar com zero emissões de carbono
Por Redação Krooze
Comprometida com a evolução rumo à neutralidade de carbono, a PONANT inovou no projeto de seu próximo navio. Dessa forma, a companhia criou um conceito pioneiro que combina tecnologias inovadoras que irão redefinir a navegação sustentável. O veleiro Swap2Zero, que deve estar pronto em 2030, tem como objetivo ser um catalisador de novas soluções de energia. Os esforços, então, são para selecionar o estaleiro que vai construir a embarcação.
O CEO da PONANT, Hervé Gastinel, afirma que trata-se de uma verdadeira revolução tecnológica, que coloca a sustentabilidade no centro do projeto. “Até 2030, nosso futuro navio pretende ter zero emissões de gases de efeito estufa quando estiver navegando, manobrando, no porto ou ancorado. Sua pegada de carbono, portanto, será reduzida durante todo o seu ciclo de vida. A energia renovável fornecida pelo vento e pelo sol será combinada com energia não fóssil de baixo carbono associada a células de combustível”.
Desse modo, o design ecológico é o principal passo para atingir a meta de neutralidade de carbono da PONANT. Com cerca de 100 cabines e 181 metros de comprimento, o navio à vela abre caminhos para toda a indústria. Principalmente com a seleção de equipamentos e materiais baseada em uma análise desde o ciclo de vida até a reciclagem de resíduos.
Inovações do Swap2Zero
A meta é que o Swap2Zero tenha autonomia de um mês. Além disso, será o primeiro a combinar seis grandes blocos de construção de tecnologia de descarbonização:
- Um sistema de energia de vela e casco que fornece uma média de 50% da energia de propulsão usando a força do vento;
- Uma área de superfície com mais de mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos. São dispositivos solares orgânicos de nova geração com design ecológico integrados às estruturas e velas;
- Uma célula de combustível de baixa temperatura operando com hidrogênio líquido para propulsão, com a água e o calor produzidos sendo reciclados;
- Uma célula de combustível de alta temperatura para atender aos requisitos de carga de hotel do navio. Dessa forma, o calor emitido é recuperado e usado para produzir água quente;
- Tecnologia de captura de carbono a bordo, associada à célula de combustível de alta temperatura;
- Um sistema inovador de gerenciamento de energia sob medida para controlar e distribuir energia sem que nenhum gerador esteja em funcionamento.
PONANT quer incentivar a neutralidade zero
Além disso, a PONANT afirma que o projeto tem forte potencial de replicabilidade. É, portanto, capaz de acelerar os índices de descarbonização de todo o setor de construção naval.
“A PONANT é uma empresa de marinheiros focada em exploração e inovação. Esse espírito pioneiro que está inspirando todo o programa Swap2Zero”, diz Hervé Gastinel. O executivo afirma, igualmente, que o projeto representa muito mais que um novo navio. “Queremos oferecer um novo modo de navegação e contribuir ativamente para a descarbonização do setor marítimo. Nossa equipe reuniu os melhores especialistas em construção naval e energia renovável para imaginar e desenvolver um modelo de energia que visa a zero emissões. Com o Swap2Zero, estamos construindo uma vitrine tecnológica francesa para convencer outras partes interessadas a se comprometerem com a navegação neutra em carbono”.