PONANT oferece expedição exclusiva a bordo do Le Commandant Charcot em 2025 na Groenlândia, mil quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico
Por Redação Krooze
Uma viagem atemporal – e gelada – estará ao alcance dos cruzeiristas do Le Commandant Charcot em 2025. A PONANT oferece um cruzeiro de reconhecimento e imersão total na Groenlândia. Durante o roteiro, será possível ter contato inédito com os caçadores das comunidades inuítes, compartilhando do seu modo de vida. A viagem Nuuk-Nuuk, será entre 5 e 17 de abril – portanto, com 12 noites a bordo.
Oferecer uma aventura como essa só foi possível depois de uma viagem de investigação realizada em março de 2024. Na ocasião, José Sarica, diretor de experiência da expedição e Mathieu Tsingrilaras, capitão da frota PONANT, juntaram-se a Nicolas Dubreuil, especialista polar francês. Juntos, então, fizeram uma viagem de reconhecimento sem precedentes na Groenlândia.
Na localidade de Kullorsuaq, região noroeste do país e distante mil quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, a comitiva enfrentou temperaturas aparentes de -30°C. O objetivo, portanto, foi cocriar novas atividades polares em imersão com aqueles que são conhecidos como “os últimos guardiões do polo” no início da primavera ártica.
A incrível paisagem branca e gelada da Groenlândia | Foto: Divulgação PONANT Trenó de cães na Groenlândia | Foto: Divulgação PONANT Na expedição, será possível fazer contato com comunidades inuítes | Foto: Divulgação PONANT Navio Le Commandant Charcot na Groenlândia | Foto: Divulgação PONANT
Experiências PONANT de imersão na cultura ancestral
O envolvimento com a população local para implementar as atividades esteve no centro desta viagem de reconhecimento. Isto só foi possível, portanto, graças à confiança mútua construída ao longo dos anos entre as equipes PONANT e os habitantes de Kullorsuaq.
Durante a expedição de 2025, então, os inuítes que habitam a região poderão partilhar o seu cotidiano, longe dos clichês turísticos. Nesse sentido, mostrarão como é viver em temperaturas extremas e em perfeita harmonia com a natureza. Imersos em um ambiente onde qualquer pessoa pode rapidamente perder o rumo, o significado pleno da solidariedade torna-se evidente.
“Se há uma palavra para lembrar dessa viagem, é imaqa. É a noção que os inuítes expressam com um gesto que parece significar talvez ou deixe as coisas acontecerem, deixe a natureza ser seu guia.” (José Sarica, diretor de experiência da expedição)
Destaques da viagem PONANT pela Groenlândia
Há décadas que os navios PONANT navegam nas regiões polares do Ártico. Nesse sentido o Le Commandant Charcot, o único navio de categoria polar de luxo do mundo, permite ultrapassar os limites da navegação no gelo em todas as estações.
Portanto, esta expedição alterna a navegação no gelo entre paisagens deslumbrantes. Serão propostas, então, experiências imersivas no ambiente polar e encontros com a população local durante uma escala de quatro dias em Kullorsuaq. No programa, destaque para:
- participação em atividades dos locais, como passeios de trenó puxado por cães;
- saídas tradicionais de caiaque inuíte;
- caminhadas com raquetes de neve;
- passar uma noite com a população local;
- caminhada polar com pernoite em tendas de expedição no gelo;
- mergulho no gelo;
- bem como, uma noite com os últimos guardiões do Pólo Norte para descobrir Nunanutaat, zonas inexploradas a várias horas de distância em trenó puxado por cães.