O segundo porto de cruzeiros mais movimentado dos EUA segue em rápido crescimento e busca melhorias
Por Redação Krooze
O Porto Canaveral, o segundo porto de cruzeiros mais movimentado dos EUA, atrás de Miami, está em rápido crescimento e detalhou mais melhorias que estão em andamento ou que começarão em breve como parte de seu plano Port Canaveral Advantage.
Segundo informação das autoridades portuárias, o porto está investindo cerca de 500 milhões de dólares, para realizar uma série de melhorias de infraestrutura para suas operações de cruzeiros e cargas.

Indústria de cruzeiros
A indústria de cruzeiros é o principal ator econômico do porto e responde pela maior parte, cerca de 58%, de sua receita operacional total. Em 2024, esse valor era de 156 milhões de dólares.
Também no ano passado, o Porto Canaveral registrou 7,6 milhões de viajantes em cruzeiros, incluindo embarques e desembarques no porto de origem e escalas de navios de um dia. A previsão é de que o número suba para 8,4 milhões em 2025, com uma receita superior a 175 milhões de dólares.
De acordo com Capitão John Murray, CEO de Port Canaveral, o porto tem sido uma força motriz para a economia da Flórida Central por mais de sete décadas. “A prosperidade contínua de nossa comunidade portuária depende de nosso sucesso contínuo”, afirma. “Ao olharmos para o futuro, nosso desafio é equilibrar as demandas comerciais que temos hoje e, ao mesmo tempo, nos posicionar para o crescimento contínuo”, acrescenta Murray.
Novas iniciativas para Porto Canaveral
Entre as iniciativas planejadas está a expansão do Terminal de Cruzeiros 5, com a adição de um Terminal de Cruzeiros 6 e o aumento de seu tamanho em 65% para acomodar navios maiores. A expansão está prevista para durar cerca de 16 meses, e a construção não afetará as operações atuais dos navios.
O porto anunciou em 2024 que criaria o Terminal de Cruzeiros 6 em seu berço Norte 8, que seria disponibilizado para diversas companhias de cruzeiros. O Terminal de Cruzeiros 5 é utilizado principalmente por navios da Royal Caribbean.

Além da expansão do Terminal de Cruzeiros 5, o plano de crescimento do porto inclui a melhoria do Terminal de Cruzeiros 10. O projeto está em estágios iniciais e um estudo de viabilidade está previsto para ser concluído em junho de 2025.
O objetivo dessas mudanças no terminal é fornecer espaço e capacidade para acomodar meganavios de até 365 metros de comprimento. Atualmente, o maior navio de cruzeiro em operação, o Icon of the Seas, da Royal Caribbean, tem 365 metros de comprimento.
Melhorias no Porto
Outras melhorias detalhadas no guia de planejamento a cada cinco anos do porto, são melhorias externas no Terminal de Cruzeiros 1. A partir de maio de 2025, novas passarelas, iluminação e paisagismo serão adicionados, juntamente com atualizações no estacionamento.
Porto a caminho de receber mais de 1.000 escalas de navios em 2025
Em 2025, 16 navios terão como porto de origem o Porto Canaveral, representando um total de 1.030 escalas, incluindo 918 de navios com porto de origem e 112 atracações. A Carnival Cruise Line está entre as grandes empresas do porto, com quatro navios atracados durante todo o ano — Carnival Freedom , Carnival Glory , Mardi Gras e Carnival Vista — e um sazonal, o Carnival Venezia .
Todas as principais companhias de cruzeiros têm presença em Porto Canaveral, incluindo Disney Cruise Line, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, MSC Cruises, Princess Cruises e Norwegian Cruise Line.
A Norwegian Cruise Line é a mais recente a embarcar em um novo navio no Porto Canaveral. No mês passado, o Norwegian Aqua chegou ao porto para suas viagens sazonais ao Caribe.
A Royal Caribbean será a próxima a basear uma nova construção no Porto Canaveral quando o Star of the Seas, o segundo na classe Icon, for lançado em agosto de 2025.
O ano começou com tudo para o Porto Canaveral, que em março registrou um recorde mensal de 925.994 cruzeiristas. O número reflete um aumento de 16% em relação a março de 2024.
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!