Desde início de outubro, a Câmara Municipal de Barcelona deslocou cerca de 340 cruzeiros para longe da zona residencial da cidade
Por Redação Krooze
O último navio de cruzeiros a atracar no Terminal Norte do Porto de Barcelona foi o World Navigator, da Mystic Cruises, no último dia 02 de outubro. Desde então, cerca de 340 cruzeiros foram deslocados da área do World Trade Center para o cais de Adossat, localizado a quatro quilômetros do atual, numa área afastada da zona residencial. Além de reduzir as emissões provenientes dos navios, a transferência do tráfego permitirá a criação de novas áreas públicas no local.
Desde 2018 o projeto está em andamento, encabeçado por Lluís Salvadó, presidente do Porto de Barcelona. Em abril deste ano, transferiu para o cais de Adossat todos os serviços de balsas da Baleària para as Ilhas Baleares. O mesmo acontecerá com o terminal Barcelona Sul, que fechará no final de 2026, deslocando mais 70 escalas de navios de cruzeiro por ano. Por fim, a cidade receberá cerca de 13.600 metros quadrados de novos espaços públicos.
Mais de 270 milhões de euros é o valor do investimento realizado na transferência das operações; sendo 152 milhões públicos e, 125 milhões, investimentos privados. Somam-se, ainda, mais 80 milhões de euros para eletrificar o cais de Adossat, reduzindo assim as emissões enquanto os navios estiverem atracados no porto.
Revitalização do Porto de Barcelona
Este não foi o primeiro passo do Porto de Barcelona. Já em 2018, a Câmara Municipal fechou o terminal de cruzeiros localizado no Maremagnum. Reduziu, então, o número de terminais operacionais de oito para sete. Também deixou de aceitar operações de cruzeiros fora dos terminais, permitindo apenas um navio por terminal. Além disso, o cais de Adossat está em obras para, a partir de 2026, concentrar todas as operações de cruzeiros.