A premiação inédita da Krooze reconhece o trabalho das companhias de cruzeiros com base na avaliação de especialistas do setor
Por Aline Andrade * matéria atualizada em 25.11.2024
Este ano, foi o lançamento do Krooze Awards, uma iniciativa pioneira criada pela Krooze, a maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros. Esta premiação inédita destaca-se por reconhecer as melhores companhias e experiências de cruzeiros, tanto no Brasil quanto no exterior.
O que realmente diferencia o Krooze Awards é o destaque para os especialistas e pessoas com experiência sólida no setor que avaliaram as companhias participantes, garantindo um processo de seleção justo e alinhado às expectativas do mercado.
Dessa maneira, prêmios baseados na avaliação de especialistas ajudam a orientar os viajantes, oferecendo uma visão clara sobre as melhores opções disponíveis no mercado. Isso é especialmente importante em um setor que cresce rapidamente, como o de cruzeiros, onde o público busca por experiências novas e diferenciadas.
Para os cruzeiristas, uma premiação confiável serve como um guia de qualidade, permitindo que escolham suas próximas viagens com base em avaliações criteriosas e imparciais. Como por exemplo: qual cruzeiro de luxo escolher, qual cruzeiro fluvial está no top 3 ou qual o melhor porto para desembarcar com a família. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença.
O papel dos especialistas no Krooze Awards
A avaliação especializada é um dos fatores cruciais que contribuem para a credibilidade e relevância da premiação. Em um setor que exige conhecimento técnico e atenção aos detalhes, contar com profissionais com vasta experiência em cruzeiros é essencial para garantir que as empresas e destinos premiados realmente representem o que há de melhor na indústria.
Para o Krooze Awards 2024, foram convidados mais de 50 profissionais do trade de turismo, viajantes, jornalistas e influenciadores para participar das bancas de votação.
Esses especialistas, além de terem um olhar treinado para avaliar serviços, infraestrutura e experiências oferecidas pelas companhias de cruzeiros, também compreendem as expectativas dos cruzeiristas e as tendências que estão moldando o futuro do setor.
Nomes como Artur Andrade (editor chefe da PanRotas), Rodrigo Ruas (influencer), Paty Leone (Mala Pronta JP) e André Coutinho (Grupo Bandeirantes de Televisão), fizeram parte da banca avaliadora. Para conhecer os demais especialistas clique aqui.
Entrega do troféu e certificado Krooze Awards 2024
Neste momento, a Krooze iniciou uma nova etapa da premiação Krooze Awards 2024: a entrega dos troféus e certificados aos grandes vencedores. Em uma ação especial, a empresa está realizando visitas pessoalmente às companhias de cruzeiros que se destacaram nas dez categorias, reconhecendo o trabalho excepcional realizado ao longo da temporada de 2023/2024.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Krooze em valorizar o esforço das empresas que se dedicam a oferecer experiências únicas e de alta qualidade aos cruzeiristas. A entrega dos troféus é uma forma de celebrar o sucesso e a excelência de cada companhia premiada, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para impulsionar o mercado de cruzeiros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Durante o processo, também foram realizadas entrevistas com as companhias de cruzeiros e destinos, para saber como se sentiram em relação ao prêmio e como enxergam o mercado brasileiro.
Depoimento das companhias de cruzeiros vencedoras
Costa Cruzeiros – Por Dario Rustico / presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas
“Essa premiação representa um marco importante para o setor e nos deixa extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos por nossos esforços e trabalho. A Costa acredita que o Krooze Awards contribuirá para que a indústria de cruzeiros no Brasil siga se desenvolvendo e elevando o padrão de qualidade do setor de cruzeiros no país. O Brasil representa um mercado de enorme potencial para a Costa Cruzeiros. A paixão dos brasileiros por viagens, a diversidade de paisagens e a hospitalidade do nosso povo são elementos que nos inspiram a investir cada vez mais neste mercado. Mas é importante investir em infraestrutura e alinhar operacionalmente nossos custos de forma competitiva quando olhamos para outros mercados”.
MSC Cruzeiros – Por Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
“A criação desse prêmio viabiliza e cria oportunidades para esse debate, além de trazer reconhecimento para o setor, bem como para as companhias, incentivando a qualidade e dando destaques à boas práticas da indústria. Estamos extremamente honrados em fazer parte da primeira edição da Krooze Awards. Para nós, é gratificante ver os nossos esforços sendo reconhecidos, especialmente em uma premiação que valoriza e celebra a excelência no setor de cruzeiros. O mercado brasileiro possui um potencial imenso. Segundo dados da CLIA, o Brasil foi o país que mais cresceu em número de cruzeiristas percentualmente no mundo, em 2023, com um crescimento de 31%. Isso só comprova que o brasileiro tem buscado cada vez por viagens em alto-mar”.
Explora Journeys – Por Adrian Ursilli, Country Manager da Explora Journeys no Brasil
“O Krooze Awards reforça que estamos no caminho certo em redefinir o conceito de viagens de luxo, oferecendo experiências verdadeiramente únicas e personalizadas no mar. Atualmente, o mercado brasileiro está entre os dez maiores mercados da Explora Journeys no mundo e temos registrado uma crescente em relação às reservas para o público brasileiro, que está cada vez mais descobrindo o Ocean State of Mind proposto pela marca”.
Crystal Cruises – Por Matias Lira, SVP Trade Sales LATAM e Marcia Galvão, gerente de vendas Brasil e Argentina
“Cruzeiro é um setor que está em crescimento e cada premiação desperta interesse do mercado e mostra a importância da empresa em estar sendo avaliada por especialistas, então é uma sensação de que estamos trabalhando corretamente. Além disso, estamos honrados em ser considerados para este prêmio e, com razão, sentimos que pertencemos à categoria do luxo, além de nossos estimados colegas da indústria. No entanto, acreditamos que o luxo é subjetivo e pessoal para cada pessoa – a Crystal pretende ser excepcional, o que é compreensivelmente o aspecto mais importante para um consumidor brasileiro estar atento. O Brasil é um mercado-chave para o nosso foco. Entendemos as preferências e desejos dos hóspedes brasileiros para quando procuram uma empresa como a nossa para passar as férias a bordo”.
Swan Hellenic – Por Andrea Zito, CEO da Swan Hellenic
“A Swan Hellenic sente-se verdadeiramente honrada por participar deste prestigiado prêmio em um dos mercados mais bem informados e em rápido crescimento do mundo. É um reconhecimento valioso do enorme compromisso da nossa equipe em proporcionar experiências excepcionais. Os brasileiros são conhecidos por seu amor por viagens. Isso fica claro mesmo em uma empresa nova como a nossa, com a porcentagem de hóspedes brasileiros em nossos cruzeiros de expedição cultural exclusivos aumentando constantemente, de modo que o Brasil é agora nosso terceiro ou quarto maior mercado em vendas totais”.
Dançando a Bordo – Por Theo e Mônica, organizadores e dançarinos principais do cruzeiro dançando a bordo
“Nos sentimos honrados e gratos em ser indicados para essa premiação inédita, pois representa o reconhecimento de um trabalho, dedicação e paixão investidos neste projeto que comemora 20 anos em março de 2025. Trabalhar com a dança é plantar a semente no coração de cada um. Nosso sentimento é de muita gratidão. A realização do prêmio é uma excelente iniciativa! A premiação não apenas celebra conquistas, mas também motiva e inspira o crescimento do setor beneficiando todos os cruzeiristas”.
PONANT – Por Justine Fraticelli, International Press Relations & Influence Officer
“Estamos honrados em participar da categoria Melhores Empresas de Cruzeiros de Expedição. Com 35 anos de experiência em exploração de navios pequenos, esta nomeação destaca nosso compromisso em oferecer experiências de expedição excepcionais e mais sustentáveis. Somos gratos por este reconhecimento e entusiasmados com as possibilidades futuras que ele representa para nós no Brasil. O Brasil é um mercado de ponta para a PONANT, com grande potencial que estamos totalmente comprometidos em desenvolver. Estamos particularmente entusiasmados com o interesse do Brasil em sustentabilidade e cruzeiros de expedição, áreas em que a PONANT tem sido pioneira no setor”.
Norwegian Cruise Line (NCL) – Por Estela Farina, diretora da Norwegian Cruise Line no Brasil
“Realizar o Krooze Awards é uma excelente oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais do mercado de turismo brasileiro, além de promover a indústria de cruzeiros no país. Faltava um prêmio como este que traduz a opinião dos profissionais brasileiros. A premiação destaca as inovações e excelência no setor, incentivando a melhoria contínua dos serviços e experiências oferecidas aos cruzeiristas. Além disso, pode servir como uma vitrine para tendências e produtos no segmento, permitindo que os viajantes conheçam as novidades e opções mais interessantes. Estamos nos sentindo extremamente honrados em participar de uma premiação realizada por uma plataforma de suma importância para a indústria de cruzeiros”.
Oceania Cruises – Por Estela Farina, diretora administrativa da Norwegian Cruise Line Holdings, Ltd. no Brasil
“Estamos muito felizes e orgulhosos pela indicação. Agradecemos muito a iniciativa que evidencia as variedades e qualidades dos cruzeiros. E agradecemos muito a indicação pelo prêmio. O mercado brasileiro é um dos mercados estratégicos. O Brasil se posiciona entre os 10 países do mundo que mais vendem Oceania. Seu serviço Ultra premium, a experiência gastronômica e mesmo os destinos são super alinhados com as expectativas dos cruzeiristas experientes”.
Regent Seven Seas Cruises – Por Estela Farina, diretora administrativa da Norwegian Cruise Line Holdings, Ltd. no Brasil
“Estamos muito felizes e honrados. Para Regent, o mercado brasileiro também é um mercado estratégico e crescente. O aumento do mercado de luxo no Brasil e a tradição dos serviços da Regent Seven Seas, se traduzem em melhores experiências a bordo, alto índice de aprovação e retorno. O mercado de luxo no Brasil é um dos segmentos mais saudáveis de cruzeiros e estamos confiantes de que a qualidade dos nossos navios (com algumas das maiores proporções de espaço do setor), o alto nível de serviço que oferecemos e as inovações que a marca continua a lançar fazem com que a Regent continue sendo a marca de luxo preferida dos viajantes de luxo do Brasil”.
Royal Caribbean – Por Renata Lazari, diretora geral Brasil da Royal Caribbean
“Nós da Royal, estamos muito lisonjeados em receber o prêmio e para nós não foi uma novidade, porque a gente faz o esforço e o trabalho para ser a empresa de cruzeiro da atualidade contemporânea e estamos muito felizes e contentes que o brasileiro também gosta da nossa companhia. Então, essa é uma confirmação que estamos na direção certa. O mercado brasileiro é importante para a Royal e nossas pesquisas internas de medição de quanto o nosso hóspede gosta no nosso produto e os índices do brasil são sempre acima de 90% em uma escala de 100% e a Royal Caribbean ama o Brasil de volta”.
AmaWaterways – Por Carlos Herrero, Regional Sales Director Latin America & The Caribbean
“Estamos profundamente honrados e gratos aos nossos leais parceiros no Brasil, pelo comprometimento e dedicação em escolher a AmaWaterways como sua marca preferida de cruzeiros fluviais de luxo. Estamos muito orgulhosos e gratos pela nossa excelente comunidade de especialistas em viagens no Brasil. Os viajantes brasileiros com um alto poder aquisitivo, não são diferentes de qualquer outro do mundo. Esse grupo de viajantes brasileiros exige acomodações luxuosas, experiência de alta qualidade e serviço de primeira classe. Para a AmaWaterways, este é o cerne do nosso negócio, com um toque familiar e uma experiência caseira, uma vez que os nossos passageiros estejam a bordo”.
Cunard Line – Por Pablo Zabala, Country Manager at Discover Cruises
“Estamos muito felizes em fazer parte deste momento de crescimento da indústria e de sermos reconhecidos pela excelência dos nossos serviços e produtos dentro da categoria premium nesta premiação inédita que traz voz aos vários players do mercado. O produto Cunard é muito específico, para um público que gosta do clássico e do alto padrão. Temos esta demanda reprimida, mas muito potencial de crescimento”.
Princess Cruises – Por Pablo Zabala, Country Manager Brasil at Discover Cruises
“Estamos sempre atualizando e desenvolvendo nossos produtos, é importante que os agentes de viagens estejam bem informados e acompanhando as tendências de mercado com foco no perfil dos clientes. Esta premiação contribui com a missão de manter o trade ciente do que há de melhor em nossa indústria. O mercado LATAM é estratégico para a Princess, e o Brasil é o maior mercado emissivo da região, por isso de é muito importante para a companhia”
Seabourn Cruise Line – Por Pablo Zabala, Country Manager Brasil at Discover Cruises
“Para nós, estar entre as melhores companhias de cruzeiro de luxo na premiação, é um reconhecimento da qualidade e do conceito que construímos de ultra luxo, um produto sólido que entrega uma experiência de alto padrão com autenticidade. A Seabourn é um produto ultra luxo consolidado no mercado global desde 1986, e tem mais de 30 anos atuando no mercado de luxo. Acreditamos que esta solidez é o que o mercado brasileiro busca entregar para o esse perfil crescente de consumidores desse nicho. Poder validar o conceito “This is Your Moment” da Seabourn, e toda a exclusividade envolvida da nossa operação, através da voz de especialistas reconhecidos em nosso mercado, é uma oportunidade para os agentes de viagens de oferecer um produto com a tranquilidade de que seu cliente estará vivenciado o que há de melhor em viagens de cruzeiro de alto padrão”.
Em 2025 tem mais Krooze Awards. Nos vemos lá!