Os gigantes “Aida Huacheng” e “Aida Modu”, primeiros navios de cruzeiro chineses, foram construídos em tempo recorde
Por Redação Krooze
A China entrou oficialmente na disputa pela construção de navios de cruzeiro, desafiando a tradicional liderança europeia no setor. Enquanto estaleiros renomados na Itália, Alemanha, França e Finlândia dominam o mercado há décadas, o país asiático acaba de concluir a construção de dois gigantes dos mares, marcando um avanço significativo na indústria naval.
Historicamente, a Europa tem sido referência nesse segmento, com empresas como a Meyer Werft, que começou no final do século 18 fabricando pequenas embarcações e, ao longo do tempo, consolidou-se como uma das principais construtoras de cruzeiros de luxo. Sua subsidiária, a Meyer Turku, na Finlândia, desempenhou um papel crucial nesse crescimento, reforçando a posição europeia como líder global na construção de grandes navios.
China também está construindo navios de cruzeiro
Conheça os novos navios de cruzeiros da Adora Cruises, uma linha sino americana que oferece viagens dentro da Ásia:
O Aida Modu ou Adora Magic City, foi o primeiro navio de cruzeiro chinês de fabricação 100% nacional, foi concluído em 2023 após 11 meses de trabalho. Ele possui um comprimento de 323,6 metros com capacidade para acomodar 5.246 hóspedes.
O Aida Huacheng ou Adora Flora City é um colosso dos mares com 341 metros de comprimento e 141.900 toneladas e capacidade total para acomodar 5.232 hóspedes. Eles garantem que os 16 andares permitirão que uma variedade de instalações sejam oferecidas para lazer e entretenimento, embora não tenham fornecido muitos detalhes a esse respeito.
O navio está equipado com duas torres de dessulfurização que fazem parte de um sistema de purificação de gás, onde a missão é remover óxidos de enxofre dos gases de escape do motor.
A Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, uma subsidiária da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), destacou durante a apresentação que a velocidade de construção do navio de cruzeiro está “no mesmo nível dos nossos pares europeus”, sendo alcançada após “inicialmente dominar as principais tecnologias”. Os navios de cruzeiro são mais complexos do que os porta contêineres e outras embarcações construídas pelos estaleiros devido às complexidades do hotel e seus sistemas. Os estaleiros europeus envolvem vários subcontratados e têm redes de fornecedores bem desenvolvidas para todos os detalhes de um projeto de navio de cruzeiro.
“Isso marca um passo firme da indústria de construção naval chinesa em direção ao domínio das principais tecnologias de design e construção” diz a empresa.
A CSSC inicialmente fez uma parceria com a Fincantieri da Itália para desenvolver suas capacidades de construção de navios de cruzeiro. O design dos navios de cruzeiro é baseado em uma classe desenvolvida pela Fincantieri e pela Carnival que foi implantada pela Carnival Cruise Line e pela Costa Cruises. A CSSC investiu pesadamente para criar novas instalações de fabricação exclusivas para navios de cruzeiro.
Ainda de acordo com a empresa, mais de 100 novos métodos de trabalho foram implementados durante o processo. Um dos mais notáveis foi o uso de grandes seções montadas. Eles também falam sobre soldagem a laser hibrida para unir placas. Tudo isso promete melhorar significativamente a qualidade e a eficiência da montagem de seções e outros trabalhos de doca seca.
A indústria de construção naval chinesa evoluiu rapidamente nas últimas décadas. Em 2008, o primeiro navio-tanque de gás natural liquefeito (GNL) produzido internamente foi entregue. Recentemente, a China se tornou o quinto país do mundo com capacidade para construir grandes navios de cruzeiro.
Clique aqui para entrar no nosso grupo de WhatsApp e receber as novidades do mundo dos cruzeiros.
Acesse o nosso Instagram!