Ministério lança plataforma com biometria e check-in antecipado para agilizar embarque e autorizações
Por Redação Krooze
Publicado às 10h
Com mais de 800 mil viajantes ano, o turismo de cruzeiros marítimos no Brasil ganhará uma ferramenta de reconhecimento facial para facilitar e dar maior segurança ao embarque dos turistas. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) apresentou na última quarta-feira, 03, em evento da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), uma plataforma digital baseada em biometria e check-in antecipado, que estará disponível às empresas de cruzeiros a partir de outubro.
Redução de burocracia e tempo de espera nos portos com reconhecimento facial
A solução integra o Porto Sem Papel (PSP), programa criado pelo Governo Federal para desburocratizar a operação portuária e reunir as necessidades e exigências de outros órgãos, além das autoridades portuárias, como a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha. Presente em todos os portos públicos brasileiros e na maioria dos privados, o PSP agregou formulários destes órgãos e já conseguiu reduzir de 20 para quatro dias o tempo médio de uma embarcação no porto.
“No caso de um navio de cruzeiro, o que percebemos foi a necessidade de reduzir o tempo de embarque dos viajantes, que pode chegar a três ou quatro horas devido à grande quantidade de pessoas”, explica o ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho. A Plataforma Cruzeirista foi construída pelo Serpro a pedido do MPor.
“Imagine 6 mil pessoas embarcando ao mesmo tempo, cada um com suas bagagens. Com uso de biometria, eliminamos o uso de documentos físicos para validação de viajantes e proporcionamos check-in antecipado e despacho de bagagens. Ao mesmo tempo, a plataforma otimiza a fiscalização e dá mais segurança ao embarque”, esclarece o ministro. Integrado ao PSP, o embarque de viajantes e tripulação contará com autorizações automáticas e fiscalização antecipada dos órgãos envolvidos.
“Hoje a gente tem uma facilidade para viajar de avião, faz a compra da passagem online, faz o check-in pelo celular, reconhecimento facial e biometria. Então, isso é tudo muito dinâmico, e nós queremos levar esse dinamismo para o setor de cruzeiros”, afirmou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, no Fórum CLIA 2025.
“É aí que entra a iniciativa do governo, por meio do Serpro, de desenvolver de forma conjunta a Plataforma de Cruzeiros, que, com o reconhecimento facial, vai trazer esse ambiente tecnológico de agilidade e de objetividade e elevar o nível de serviço também para atender o nosso setor de cruzeiros, para que todo o processo de embarque e desembarque dos viajantes ocorra com mais dinamismo e mais segurança”, acrescentou o secretário.
Impacto econômico dos cruzeiros no Brasil
Segundo a CLIA Brasil, a operação de cruzeiros marítimos tem um impacto expressivo na economia nacional, movimentando aproximadamente R$ 3 bilhões por temporada, dado referente ao período 2023/2024. Esse número mostra a força do setor como indutor de desenvolvimento, já que vai muito além da simples venda de passagens ou da operação das embarcações. Para cada R$ 1 investido ou gasto pelas armadoras, há um efeito multiplicador estimado em R$ 4,22 na economia brasileira, alcançando diferentes cadeias produtivas, do turismo ao comércio local, passando pela hotelaria, transporte e alimentação.
Além disso, o impacto direto dos gastos de cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos de escala também é significativo. Cada parada movimenta a economia local de maneira imediata, seja por meio de serviços turísticos, transporte ou compras realizadas nos destinos visitados, gerando emprego e renda em regiões que muitas vezes dependem fortemente da atividade turística. Estima-se que esse efeito adicional gere cerca de R$ 2,5 bilhões a cada temporada, consolidando os cruzeiros como um motor importante para a economia nacional. Esse conjunto de números reforça a relevância estratégica do segmento para o Brasil, que alia crescimento econômico, dinamização do turismo e fortalecimento de destinos turísticos tradicionais e emergentes.
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