Executivo do Grupo Scenic realiza visita ao Brasil para apresentar novo iate Emerald Kaia e reforçar importância do mercado para a companhia, entre outros destaques das marcas Emerald Cruises e Scenic Cruises
Por Fernanda Corrêa
O Grupo Scenic e a Velle Representações anunciaram ontem (22) uma série de novidades para o mercado brasileiro, durante evento para imprensa, em São Paulo. Entre os destaques de produtos estão o lançamento do novo iate de luxo Emerald Kaia, a estreia do submersível Scenic Neptune II, bem como, um roteiro especial de 59 dias que combina navegação por rios, mar e trechos de trem.
As apresentações foram conduzidas por Ken Muskat, Managing Director do Grupo Scenic para Estados Unidos e América Latina, em sua primeira visita ao Brasil – realizada logo após suas participação nos eventos Seatrade Cruise Global e Cruise360, da CLIA Internacional. Contou também com a presença de Ricardo Alves, diretor da Velle Representações, e Flavio Policarpo, diretor de vendas da companhia para a América Latina.
No entanto, a presença do executivo reforça a importância do mercado brasileiro para a companhia: “Atualmente, os Estados Unidos e o Brasil são prioritários para o Grupo Scenic”, afirmou Muskat. O executivo compartilhou com a Krooze que os viajantes brasileiros estão em busca de experiências de luxo únicas, que possam contar aos seus familiares e amigos. “O mercado brasileiro de luxo é perfeito para nós. Oferecemos diferenciais como serviço premium, com um tripulante para cada hóspede nos navios, além dos destinos únicos que visitamos; assim, podemos proporcionar essa exclusividade, seja em nossos navios fluviais, iates marítimos ou navios de expedição”, completou.
Atualmente, o Grupo Scenic tem 23 navios que navegam pelos rios da Europa e Ásia, considerando as duas marcas, Scenic e Emerald. Também possui quatro iates marítimos de luxo que navegam em águas quentes, e mais dois navios que realizam expedições de luxo por destinos remotos. “Desta forma, temos produtos para todos os perfis de brasileiros que queiram viajar para seus destinos dos sonhos, sejam na Antártica, Ártico, Mediterrâneo ou Caribe”, concluiu Muskat.
Confira todas as novidades apresentadas pelos executivos:
Lançamento do iate Emerald Kaia em 2026
Com capacidade para 128 hóspedes e 92 tripulantes, o iate com seis decks será lançado em 2026. Terá 64 suítes e cabines, sendo 80% com varanda. Entre os destaque está uma área de Wellness (bem-estar) 50% maior do que as encontradas nos últimos lançamentos (Emerald Azzurra e Emerald Sakara).
Outro atrativo é uma plataforma retrátil localizada na área de ginástica, que é aberta sobre o mar quando o navio está parado. Assim, os hóspedes podem curtir uma brisa fresca do oceano enquanto se exercitam, ou mesmo fazer uma aula de ioga sobre a plataforma e mergulhar no mar, em seguida. Por fim, a Marina do iate traz mais um brinquedo aquático, o escorregador inflável.
Sobre o lançamento, Glen Moroney, presidente e fundador do Grupo Scenic comentou: “O Emerald Kaia, com seu design e melhorias nas comodidades, marca uma expansão fundamental para nossa frota. Baseia-se nos pontos fortes do Emerald Sakara e do Emerald Azzurra, permitindo-nos oferecer experiências incomparáveis em super iates ao longo das costas mais cativantes do mundo.”
Submersível estreia no iate Scenic Eclipse II
Mais uma atração para os amantes de aventuras sofisticadas, o submersível Scenic Neptune II já estreou a bordo do Scenic Eclipse II, em sua primeira temporada no Pacífico Sul, Austrália e Antártica Oriental. Assim como os helicópteros a bordo, é um equipamento que não está incluído na tarifa do cruzeiro, representando um custo extra. Com capacidade para oito pessoas, explora cenários marinhos a cerca de 100 metros de profundidade.
Roteiro especial de 59 dias pela Europa
Outra novidade para 2026 é Ultimate European Journey, um roteiro de 59 dias que combina três cruzeiros fluviais e uma navegação no Mediterrâneo, com um trajeto de trem. Assim, na mesma viagem, os hóspedes navegam por rios da França, Portugal, Holanda e Alemanha. Ainda fazem um cruzeiro marítimo pela costa Mediterrânea, a bordo do iate Scenic Eclipse. No trecho final, percorrem as paisagens dos Alpes suíços de trem até Viena, na Áustria.
Começa em 26 de abril de 2026, em Bordeaux, na França com um cruzeiros fluvial de 11 dias pelos rios Gironde e Dordogne a bordo do Scenic Diamond. Em seguida os viajantes voam para Nice, na França, e embarcam no iate Scenic Eclipse em Monte Carlo, em um cruzeiro marítimo de oito dias com paradas em portos exclusivos da costa francesa. Então, desembarcam em Civitavecchia (Roma, Itália), de onde partem de avião até Lisboa. Após quatro dias na capital portuguesa, embarcam na cidade do Porto em cruzeiro fluvial de 11 dias no rio Douro. No penúltimo trecho da viagem, voam até Amsterdã (Holanda), onde iniciam um cruzeiro de 15 dias pelo rio Basel, cruzando países como Bélgica, França e Alemanha. Por fim, no trecho final, os hóspedes viajam de trem, com paradas em Zurique, Interlaken, Montreux e Zermatt, na Suiça; Schwangau (Alemanha); Salzburg e finalizando em Viena, na Áustria.
Atualização nos interiores de 18 navios fluviais
O Grupo Scenic revelou também uma atualização nos interiores de 18 navios de cruzeiro fluvial, tanto da marca Scenic como da Emerald Cruises, navegando em roteiros na Europa Central e França. Com isso, trouxeram para os fluviais o mesmo conceito visual presente nos iates marítimos Scenic Eclipse. Desta forma, segundo Ken Muskat explicou, os hóspedes perceberão uma unidade entre os produtos do grupo: “Os novos navios fluviais melhorados oferecem uma amostra das experiências de cruzeiro oceânico do grupo”, observou.
Sobre as características dos cruzeiros fluviais, Ricardo Alves, diretor da Velle Representações, comentou: “Os navios fluviais oferecem um formato de viagem diferente – têm uma quantidade menor de hóspedes, um ambiente mais intimista – assim, promovem uma experiência mais exclusiva. Isso faz como que seja um produto completamente diferente para o agente de viagem. Por isso é tão importante estudarem bem os produtos e as companhias”. O executivo finalizou destacando que as marcas de fluvial continuam sempre inovando, com novas propostas de Wellness, culinária atualizada e preocupação em atender o mercado latino, com saídas em espanhol.
Novos itinerários da Emerald e Scenic
Os iates Emerald Azzurra e Emerald Kaia (que será lançado em 2026), terão itinerários inéditos para Seychelles que poderão ser combinado com safaris na África. Já os roteiros no Caribe incluem portos acessados apenas por navios pequenos, surpreendendo mesmo quem já conhece bem a região. Os navios de expedição Scenic Eclipse I e II oferecem roteiros para Antártica para aquele viajante que deseja fazer uma viagem única na vida.
Dicas para os viajantes brasileiros
Os executivos do Grupo Scenic dão algumas dicas para os brasileiros que querem conhecer cruzeiros fluviais. “Cruzeiros nos rio Reno e Danúbio são os mais procurados pelos brasileiros”, de acordo com Flavio Quaresma. No entanto, reforça que o segredo é se planejar com antecedência, pois os barcos são menores e os viajantes europeus reservam com muita antecedência. “Com isso, as cabines se esgotam rapidamente”, finaliza. Já Muskat destacou os incríveis cruzeiros temáticos de vinho pela região de Bordeaux: “Consultem seus agentes de viagem, há sempre novas saídas temáticas. E visitar Amsterdã e Budapeste em um cruzeiro fluvial é realmente muito especial”, concluiu.