Companhia italiana reafirma compromisso com viagens focadas na criação de valor e com a inovação responsável
Por Luísa Medeiros
Com o conceito “O bom poder das viagens”, a Costa Cruzeiros, marca do Grupo Costa, maior operadora de turismo da Itália, pertencente ao Grupo Carnival Corporation, apresentou essa semana a 16ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, relativo ao ano de 2021. O documento mostra as realizações da companhia e define metas e compromissos com seu crescimento sustentável na indústria de cruzeiros.
Quatro áreas temáticas, as prioridades-chave da companhia, foram determinadas para o tema da sustentabilidade: avançar em direção à neutralidade climática, regenerar recursos, capacitar as pessoas e construir um ecossistema transformador. Além disso, foram traçados 21 objetivos e nove tópicos materiais para alcançar esses pilares.
O documento consolida o compromisso da companhia com a sustentabilidade. “2021 foi um ano moldado por uma profunda e substancial evolução da Costa. Temos trabalhado para oferecer uma nova forma de viajar e um produto com uma proposta de valor que encontra na sustentabilidade um ativo importante”, disse Mario Zanetti, presidente da companhia. Ele afirma, ainda, que o trabalho irá se concentrar no poder transformador das viagens, em um modelo empresarial capaz de gerar valor social, ambiental e econômico, “juntamente com a continuação de nosso foco em superar consistentemente as expectativas dos hóspedes”.
Quatro pilares de ação em sustentabilidade da Costa
A respeito da neutralidade climática, o objetivo da Costa Cruzeiros é introduzir uma nova geração de navios que operem com zero emissão de carbono até 2050. Para isso, a companhia está investindo na eficiência energética de sua frota e vai estrear seus primeiros navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) – Costa Toscana e Costa Smeralda. Também prevê a instalação de um moderno sistema de corte de emissões em mais de 90% de seus navios e trabalhar com foco na tecnologia de operação de energia em terra (alimentação durante as paradas nos portos).
Quanto à regeneração dos recursos, que está intimamente ligada à preservação dos ecossistemas marinhos, a companhia se compromete a manter o índice de 100% de coleta seletiva a bordo. Além disso, enfatiza que 90% das necessidades diárias de água são atendidas pelo uso de dessalinizadores de água marinha – percentual que chega a 100% nos navios mais novos.
A terceira área estratégica, voltada para a capacitação das pessoas, se refere a hóspedes e tripulação. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o impacto positivo das escolhas responsáveis durante as viagens, além de promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo.
A última área, da construção de um ecossistema transformador, diz respeito ao valor gerado nas comunidades que recebem os navios da Costa Cruzeiros. Somente em 2021, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, foram visitados 31 portos com 17 itinerários diferentes, beneficiando um ecossistema que inclui quase 16 mil fornecedores.
O relatório está alinhado com os objetivos da Carnival Corporation & plc, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) para 2030, e seguindo uma análise cuidadosa Ambiental, Social e de Governança (ESG). A PriceWaterhouseCoopers (PwC) foi a responsável por assegurar e preparar o documento seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative da empresa.