Cruzeiro de expedição da Swan Hellenic apresenta aos viajantes paisagens e experiências culturais únicas por Trancoso, Abrolhos e Itacaré
Por Aline Andrade
Após o anúncio sobre os destinos inusitados que a Swan Hellenic iria percorrer pela primeira vez, o SH Vega chegou ao Brasil, onde explorou as belezas únicas de Trancoso, Itacaré, e do Arquipélago de Abrolhos. A companhia tem aprimorado continuamente seus cruzeiros de expedição, refletindo esse avanço na experiência dos hóspedes. Nesta viagem, o itinerário incluiu embarque em Salvador e desembarque no Rio de Janeiro, com paradas em Itacaré, Trancoso, Abrolhos e Búzios, proporcionando uma imersão no litoral brasileiro.
O itinerário focou em apresentar a biodiversidade, as paisagens e as particularidades culturais dos destinos, com foco em atrair um público interessado em experiências imersivas. A jornada contou com inúmeros convidados, entre eles os diretores da Krooze. O CEO Paulo Papoy e o diretor de Marketing, André Allegri, viveram a experiência durante seis noites a bordo do cruzeiro. O diretor sócio, Luiz Fernando Vieira também embarcou nesta grande aventura ao lado da equipe.
“Este é o meu terceiro cruzeiro pela Swan Hellenic e o serviço tem se aperfeiçoado a cada viagem, notoriamente desde a primeira vez que embarquei. Neste, a tripulação demonstrou grande sintonia, proporcionando um atendimento impecável em qualquer ambiente do navio, independente de quem atendesse”, afirma Paulo Papoy, destacando a qualidade do serviço.
Para Luiz Fernando, esta foi uma experiência revolucionária. “Esta expedição foi a combinação perfeita entre aventura e conforto. Uma experiência luxuosa, mas descomplicada, focada na descoberta e apreciação genuína das paisagens naturais e culturais do Brasil”, ressalta.
Embarque em Salvador | Foto: André Allegri / Krooze Sócio diretor da Krooze Luiz Fernando | Foto: André Allegri / Krooze Bote Zodiac | Foto: Paulo Papoy / Krooze
Seguindo o modelo de seus cruzeiros no Ártico, a Swan Hellenic convidou um chef local, trazendo a bordo a chef Dadá, do famoso “Acarajé da Dadá”. Além do menu tradicional, os hóspedes puderam provar pratos da culinária baiana, em uma experiência que proporcionou mais proximidade com a cultura local. A chef Dadá interagiu diretamente com os viajantes, conversando nas mesas e explicando detalhes dos pratos.
Chef baiana Dadá e o diretor de Marketing da Krooze, André Allegri | Foto: André Allegri / Krooze Culinária a bordo do SH Vega | Foto: Paulo Papoy / Krooze Culinária a bordo do SH Vega | Foto: Paulo Papoy / Krooze
Escalas da Swan Hellenic no litoral Brasileiro
Em Itacaré, a primeira parada, os hóspedes desembarcaram com o suporte de botes Zodiac, devido à presença de ondas e ao encontro do rio com o mar, o que garantiu uma maior segurança de todos. Uma infraestrutura previamente montada na praia já os aguardava, e o city tour incluiu a visita à Paróquia Matriz São Miguel. A Prefeitura de Itacaré acompanhou o grupo, proporcionando uma experiência mais imersiva.
Itacaré – Bahia | Foto: Paulo Papoy / Krooze
Na parada em Trancoso, a Swan Hellenic alugou um Beach Club com infraestrutura completa, onde os hóspedes puderam passar o dia com conforto e apreciar um almoço em uma praia exclusiva. A visita proporcionou um dia de relaxamento, reforçando o compromisso da companhia em oferecer experiências de qualidade nos destinos visitados.
Em Abrolhos, um marco importante para a expedição, um navio de cruzeiro chegou ao arquipélago pela primeira vez. A Swan Hellenic realizou o mapeamento local, por meio do bote Zodiac, para verificar a segurança do trajeto e a profundidade, informações que serão úteis para futuras navegações. Com o objetivo de respeitar a limitação de acesso ao parque, necessária para a preservação ambiental, a companhia alugou um catamarã para dividir os grupos entre atividades de snorkel e uma visita guiada pela ilha. Um guia especializado apresentou a biodiversidade de Abrolhos, destacando o cuidado da Swan Hellenic em promover o turismo consciente.
Arquipélago de Abrolhos | Foto: Paulo Papoy / Krooze SH Vega em Abrolhos| Foto: André Allegri / Krooze
A última parada foi em Búzios, onde a companhia alugou um Beach Club com almoço e música ao vivo. Havia transfer gratuito para o centro da cidade, oferecendo aos hóspedes a possibilidade de explorar a cidade em seu próprio ritmo
A Swan Hellenic anunciou que, para 2025, incluirá novas rotas, com destaque para uma expedição aos Lençóis Maranhenses, ampliando as opções para os interessados em cruzeiros deste tipo no Brasil. Além disso, no próximo ano esse mesmo roteiro estará disponível. Já estamos ansiosos.
Na noite de encerramento, houve uma recepção no observatório lounge ao pôr do sol, onde a equipe fez uma apresentação sobre o próximo dia. A despedida incluiu um vídeo completo da viagem, relembrando os melhores momentos da jornada, o qual depois foi disponibilizado para os viajantes como recordação.
Esta expedição representa um exemplo de turismo que alia lazer e conhecimento, permitindo que os viajantes aprendam mais sobre as particularidades do ecossistema e as práticas de preservação locais.
Para mais informações sobre este e outros roteiros, fale com seu agente de viagens!