A primeira edição do Krooze Awards busca dar destaque para a experiência de viagem dos cruzeiristas, desde o sonho de sua viagem até o desembarque final. E esse ciclo só fica completo quando olhamos, também, para os destinos visitados pelos navios. Por isso, a categoria Melhores Portos de Escala da Temporada Brasileira evidencia os atrativos dos treze destinos nacionais que tiveram paradas regulares na última temporada.
Para tanto, um júri técnico se reuniu no dia 12 de agosto e analisou as experiências à disposição dos cruzeiristas, seja pela cultura local, natureza exuberante, atrações turísticas, segurança e logística. Em um país repleto de diversidade, os detalhes fizeram a diferença para levar os três melhores destinos ao topo da premiação.
Vencedores
Balneário Camboriú
Localizado em Santa Catarina, o balneário mais badalado do litoral brasileiro também conquistou os cruzeiristas – e os jurados do Krooze Awards 2024. Com uma orla que impressiona os visitantes, Balneário Camboriú se tornou uma das escalas mais esperadas da temporada brasileira. Tanto pelos atrativos turísticos, todos muito próximos e de fácil acesso aos cruzeiristas; quanto pela segurança e tranquilidade ao se visitar o destino. O júri da categoria não poupou elogios ao constante investimento aos receptivos turísticos na região portuária, bem como à estrutura montada para receber os turistas, que se sentem muito bem-vindos durante a breve estadia do navio.
Búzios
O clima tranquilo, as excelentes opções de lazer e as belezas naturais de Búzios levaram a pequena cidade do litoral fluminense ao TOP 3 na categoria Melhores Portos de Escala da Temporada Brasileira do Krooze Awards 2024. Ainda que necessite do desembarque em lanchas, o destino é fácil de ser explorado durante a parada do cruzeiro. Há opções de caminhadas pelo centro, Rua das Pedras e Orla Bardot, com excelentes restaurantes e locais para compras. Também é possível fazer passeios de barco para conhecer praias mais isoladas e subir em mirantes para observar a bela paisagem da região. A capacitação do trade turístico e o constante investimento em infraestrutura foi destacado pelos jurados da categoria.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui um dos cartões postais mais importantes do Brasil – e o seu olhar atento aos cruzeiristas faz o destino garantir lugar no TOP 3 da categoria Melhores Portos de Escala da Temporada Brasileira. Com atrações para todos os gostos, o Rio encanta turistas de diferentes estilos com museus, regiões históricas, compras e, especialmente, muitas belezas naturais. O alto investimento na região portuária foi indicado como um grande diferencial pelos jurados, o que trouxe inúmeros benefícios aos cruzeiristas: facilitou o acesso às atrações turísticas e ao aeroporto; deixou o entorno mais atrativo para quem optar por apenas uma caminhada fora do navio; bem como, reforçou a segurança nas imediações do terminal de passageiros.
Participantes
Balneário Camboriú
Uma orla impecável, rodeada de prédios luxuosos, e cercada de morros e praias belíssimas. A badalada praia do litoral de Santa Catarina caiu nas graças de cruzeiristas que transitam pela costa brasileira. É, hoje, um dos mais festejados destinos do país, por sua infraestrutura e diversificação de atrações, que agradam todo o tipo de turista. Desde praias deslumbrantes, passando pelo centro histórico, uma roda gigante com vista panorâmica, o Cristo Rei até um museu de carros antigos – Camboriú agrada muitos tipos de cruzeiristas.
Búzios
Porto de parada de diversos cruzeiros na última temporada, Armação de Búzios é um destinos para quem gosta de praia e natureza. O desembarque é feito em lanchas na Praia da Armação. Búzios fica localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. Seu principal atrativo são as praias – no total, 26, algumas apenas acessíveis por barco. Também existem lugares para passeios como a Rua das Pedras e a Orla Bardot, em homenagem à atriz francesa que deu notoriedade à região.
Fortaleza
A capital do estado do Ceará é a quinta maior cidade do Brasil – e um dos destinos turísticos mais visitado por brasileiros e estrangeiros. Sua extensão possui mais de 30 quilômetros de praias, com excelente estrutura para turistas. Fortaleza possui temperaturas elevadas durante o ano todo, ou seja, é um destino ideal para praia e atividades ao ar livre.
Ilhabela
Ilhabela é um dos destinos mais marcantes do litoral de São Paulo. Imponente pela natureza de sua geografia, a ilha possui picos com mais de mil metros de altura que podem ser avistados ao longo do litoral norte. Revestida por uma exuberante Mata Atlântica, que cobre de verde mais de 85% de suas encostas, a porta de entrada para ilha é o canal de São Sebastião, com águas azuis sempre pontuadas por grandes navios e por veleiros, que aproveitam os excelentes ventos da região. A charmosa vila no centro histórico, praias de areia dourada e cachoeiras, completam o cenário.
Ilha Grande
Ilha Grande, no litoral fluminense, reserva praias quase intocadas, grande diversidade biológica e uma paisagem de tirar o fôlego – tudo isso com a garantia de preservação que uma chancela de Patrimônio Mundial da Humanidade (pela ONU) pode proporcionar. É um lugar para ver a natureza exuberante e deixar-se levar pelo clima leve do estilo de vida dos pescadores. São 192 quilômetros quadrados com 106 praias, cachoeiras e montanhas.
Ilhéus
Com uma ambientação que reflete quase 500 anos de história, Ilhéus é um destino para apaixonados pela arquitetura, literatura e belas praias. É a terra de Jorge Amado, e seus versos estão espalhados pela cidade, em monumentos e museus. Centro da principal região de produção de cacau do mundo, Ilhéus também é para ser saboreada pelos amantes do chocolate. E, para quem prefere aproveitar as belezas naturais, a cidade possui 100 quilômetros de praias.
Itajaí
Itajaí, em Santa Catarina, ganha relevância por sua localização geográfica e atrativos turísticos. É o centro de um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil – próxima das capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Além de possuir diversos atrativos, como uma orla ampla e bem equipada com restaurantes e quiosques, Itajaí fica muito próxima de regiões turísticas estratégicas para cruzeiristas. Vale a pena reservar um tempo para percorrer a cidade e desfrutar de boa gastronomia, praias paradisíacas, parques e turismo histórico.
Maceió
A capital de Alagoas possui um cenário convidativo aos amantes do mar. Com 40 quilômetros de águas turquesas, piscinas naturais e coqueirais, Maceió traz a tranquilidade de uma cidade pequena, mas com atrativos de uma capital. As quatro principais enseadas na orla da cidade – Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas – são emolduradas por extensos coqueirais e por lagoas naturais que se formam com a mudança da maré. Museus e bairros antigos completam o cardápio de atrações para quem passar por lá.
Manaus
No coração da Floresta Amazônica está a cidade de Manaus, conhecida pelo encontro do Rio Negro com o Solimões e pela linda planta vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia. A capital do Amazonas também é privilegiada em sabores, inserindo elementos da natureza e frutos que vêm da terra em sua culinária, rica em cultura com sua mistura de povos e influências na arquitetura vista espalhada pela cidade, e singular quando se trata do ambiente natural, proporcionando aos turistas atividades de imersão total na Mata Atlântica e suas belas paisagens.
Paranaguá
Paranaguá é uma cidade histórica localizada no litoral do Paraná, fundada em 1648, sendo reconhecida como o local onde se iniciou o povoamento do estado. Famosa por possuir o maior porto exportador de grãos da América Latina, a cidade fica a pouco mais de 90 quilômetros de Curitiba, a capital. Por este motivo, os viajantes do sul do país tem no destino uma porta de entrada mais próxima para os cruzeiros que navegam pela costa brasileira, bem como para países vizinhos, como Uruguai e Argentina.
Recife
Considerada porta de entrada do nordeste, Recife atrai milhares de turistas todos os anos com suas belas paisagens à beira mar, pontes e rios que cortam toda a cidade. É uma capital culturalmente pulsante – famosa por seu carnaval, que ao som do frevo arrasta multidões pela parte antiga da cidade com o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. No São João, distribui pela cidade o arrasta pé com zabumba e sanfona, dando o ritmo da tradição. Entre prédios históricos, museus e atrações musicais, está sobretudo uma cidade alegre e hospitaleira. Um convite para longas caminhadas sentindo o ritmo da cidade.
Rio de Janeiro
Um dos cartões postais mais importantes do Brasil, o Rio de Janeiro é uma cidade pulsante e diversa. O que significa que tem atrações para todos os gostos. Seja para quem busca uma programação intensa ou quer apenas andar pelo calçadão, admirando a orla e o estilo de vida local, a capital fluminense sempre terá um boa opção de lazer. A paisagem natural, com suas praias, é o grande destaque, emoldurada por atrações como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Também há uma infinidade de museus, bairros históricos e locais de compras disponíveis aos cruzeiristas.
Salvador
A capital da Bahia é uma cidade colorida e culturalmente pulsante. É impossível transitar pelas ruas da primeira capital do país e não se impressionar com o estilo de vida alegre dos soteropolitanos, que parecem viver um eterno clima de carnaval. Salvador é um destino que oferece praias exuberantes (inclusive, próximas ao porto), um centro histórico que é patrimônio mundial, além de muitos museus e bairros que valem uma visita.
Santos
Santos é o principal (em quantidade) porto de embarque e desembarque de cruzeiristas no Brasil. A cidade fica no litoral de São Paulo, a poucos quilômetros da Capital e é reconhecida pela sua tradição portuária. Para além disso, é um destino que oferece longos passeios pelos jardins da sua orla, um centro histórico cheio de atrativos, museus especiais que remetem ao café e ao futebol, bem como praias relaxantes.
Banca
-
Marcia LeiteMSC Cruzeiros
-
Rene HermanCosta Cruzeiros
-
Marco FerrazClia Brasil