Escolha o mais próximo ou aquele localizado em um destino que você deseja conhecer, antes ou depois do embarque
Por Fernanda Corrêa
A cada ano, o litoral brasileiro está mais preparado para receber navios de cruzeiros. Abertura de novos portos para embarque, melhorias em instalações, construções de novos terminais de passageiros, além de novos projetos em aprovação fazem parte da realidade do segmento turístico no Brasil. Com novas infraestruturas, atualmente os viajantes podem escolher entre seis portos de embarque, seja na região sul do país, sudeste ou nordeste.
Se antes era difícil se locomover até Santos ou Rio de Janeiro para embarcar, hoje o brasileiro tem a sua disposição mais quatro alternativas. Pode ainda aproveitar o embarque num destino que deseja conhecer, para ficar mais alguns dias, antes ou depois do cruzeiro.
Ao cenário promissor, soma-se o aumento na oferta de navios visitando o nosso litoral, bem como roteiros e preços atrativos, fatores que consolidam os cruzeiros marítimos como um excelente formato de férias para famílias, viajantes solo e grupos de amigos. Se ainda tem alguma dúvida de quais são os portos de embarque, confira aqui!
1 – Itajaí, em Santa Catarina
Um dos mais recentes portos de embarque no litoral, beneficia-se da proximidade com outros países da América do Sul. Vários cruzeiros fazem roteiros para Argentina e Uruguai partindo de Itajaí, mas também há saídas para o litoral sudeste e nordeste do Brasil.
A infraestrutura do porto está em evolução e enfrenta desafios na construção de terminal de passageiros. Atualmente um edifício aduaneiro faz esse papel provisório para permitir o embarque. Mas um projeto para construção de um novo edifício está em andamento, integrando comércio, diversão, lojas e atrativos turísticos.
2 – Santos, no litoral de São Paulo
O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais –, de Santos, no litoral de São Paulo, foi inaugurado em 23 de novembro de 1998. É o maior e mais moderno da América Latina. Possui infraestrutura com estacionamento, refrigeração nos edifícios, lojas, caixas eletrônicos, além de outras comodidades para o cruzeirista. Para mais informações, acesse o site do porto, aqui.
3 – Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro
O Pier Mauá passou por recente revitalização. O acesso a partir do aeroporto de Santos Dumont é fácil, tanto de taxi como de bonde elétrico, os VLTs. A urbanização do entorno é muito agradável, com árvores, calçamento novo, sinalização, bem como instalações artísticas do grafiteiro Eduardo Kobra, que tornam a chegada ao porto um momento descontraído.
O terminal de check-in possui refrigeração e área de espera com cadeiras, oferecendo um ambiente confortável para os viajantes. Em dias de chuva, o percurso até o navio dispõe apenas de alguns trechos cobertos, é recomendado uma capa. A vista da orla do Rio de Janeiro, com Pão de Açúcar e Cristo Redentor ao fundo, é maravilhosa!
4 – Salvador, na Bahia
O terminal Contermas de passageiros é um edifício novo, recém construído. Possui uma boa comunicação visual, cadeiras para espera, bares, lojas de souvenir e refrigeração ambiente. Fica localizado na baixa da cidade, na Baía de Todos os Santos, de onde o viajante pode se deslocar facilmente até o centro histórico, indo à pé até Pelourinho, ou até o tradicional Carnaval de blocos. As excursões em grupo organizadas pela companhia oferecem visitas mais tranquilas e seguras a cidade de Salvador, informe-se a bordo do seu navio.
5 – Maceió, em Alagoas
O Porto de Maceió está localizado no bairro de Jaraguá, principal local histórico da capital alagoana. Foi inaugurado em 1940 para acomodar os primeiros embarques de açúcar, sendo que em 2019 foi construído o novo terminal de passageiros. A partir do porto, os viajantes se deslocam facilmente para as praias dos arredores e para o centro da cidade, sua localização é bastante privilegiada.
Logo no desembarque o viajante poderá passar pelo bairro histórico e percorrer suas ruas de paralelepípedo repletas de casarios coloniais com galerias, lojas e restaurantes.
6 – Recife, em Pernambuco
Em 2013, em função da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, Recife teve seu Terminal Marítimo de Passageiros totalmente reformado. O fato de estar estrategicamente na região central da cidade, a poucos metros de pontos turísticos importantes como o Marco Zero, o Paço do Frevo e o bairro histórico, faz do porto um lugar de fácil acesso e funcional para cruzeiristas.