Do porto à passarela de entrada , tudo o que você precisa saber para fazer o check-in e o check-out em sua viagem de navio
Por Luísa Medeiros
Viajar de cruzeiro pode parecer complexo, à primeira vista. No entanto, o processo de embarque e desembarque de seu cruzeiro pode ser rápido e tranquilo se você estiver bem informado. Depois de escolher o seu cruzeiro, ler as principais dicas para sua viagem e organizar suas malas e documentos, é hora de zarpar. Acompanhe como funciona esse processo e boa viagem!
O processo de check-in
Fazer o check-in em seu cruzeiro é muito parecido com o que se faz para embarcar em um avião, porém em um porto. O primeiro passo é saber se a companhia exige um check-in antecipado, na maioria das vezes virtual. É o caso da Costa Cruzeiros, por exemplo. Nesse momento, você poderá receber seu cartão de embarque e etiquetas para suas malas, dependendo do processo de cada companhia.
Depois, é importante saber onde, exatamente, é o embarque e desembarque de seu cruzeiro. Em portos menores, como os do Brasil, é mais fácil localizar o balcão de check-in. Porém em portos grandes como o de Miami (nos Estados Unidos), por exemplo, cada companhia tem seu próprio terminal em um espaço enorme mas bem sinalizado – nesses casos, ao chegar, já desça do seu transporte no terminal da companhia, pois as distâncias entre eles pode ser de vários quilômetros.
Localizado o balcão, é o momento de encarar a fila. Ela pode ser grande ou pequena, vai depender do tamanho do seu navio e da estrutura do porto. Uma dose de paciência é recomendável nesse momento!
Dica Krooze: informe-se do horário inicial de seu embarque e chegue no horário indicado. Sem filas, você pode entrar no navio e já começar a desfrutar de sua viagem ainda no porto, com piscinas, cafés e bares vazios.
No balcão, apresente os documentos necessários para seu embarque. Em cruzeiros nacionais, o cartão de embarque, documento oficial com foto, seguro de saúde com cobertura para covid-19 e comprovante de vacina e/ou exame negativo para covid-19 (veja aqui as regras vigentes). Em cruzeiros internacionais, cartão de embarque, passaporte, além de vistos e vacinas, quando necessários – sua companhia ou agente de viagens poderão orientá-lo .
É o momento de entregar suas malas, preferencialmente já identificadas, que serão colocadas diretamente na porta da cabine. Algumas companhias de cruzeiro enviam etiquetas junto com seu cartão de embarque, outras colocam diretamente no porto. Se preferir, pode carregar sua própria bagagem, mas tenha em mente que as distâncias a serem percorridas, em geral, são longas.
É no check-in que você ganha seu cruise card, sua identificação oficial a partir de agora. Guarde com cuidado e leve sempre com você.
A caminho do navio de cruzeiro
Depois do check-in, você será direcionado para o embarque no cruzeiro, propriamente dito. Dependendo do caso, será acomodado em uma sala de espera ou seguirá diretamente para a entrada do navio. Esse trajeto varia de acordo com o tamanho do porto, que pode exigir deslocamento de ônibus ou, eventualmente, até pequenos barcos. Mas não se preocupe, a tripulação vai estar no trajeto para orientá-lo.
Deu de cara com um navio gigante? É hora de entrar no seu hotel flutuante. Na porta do navio você passa sua bagagem de mão pelo raio-x e usa seu cruise card pela primeira vez, para ter acesso à embarcação. Se portar algum objeto que não seja permitido a bordo (como bebidas alcoólicas ou algum eletrodoméstico específico), fique tranquilo – ele será recolhido pelo setor de segurança e entregue para você no final da viagem.
Relaxe a aproveite seu cruzeiro!
Entrando e saindo do navio
Durante o cruzeiro, é possível que você saia e entre do navio algumas vezes, para conhecer as cidades que serão visitadas ao longo da viagem. O processo de embarque e desembarque no cruzeiro, nesse caso, é bem mais simples. Para isso, você só vai precisar de seu cruise card e passar sua bolsa pelo raio-x. No entanto, vale lembrar que você deve carregar seus documentos oficiais durante o passeio.
Chegou a hora do desembarque
A parte ruim de um cruzeiro, é que ele acaba! E quando isso acontece, é preciso passar por todo o processo de desembarque. Em geral, ele é muito parecido nas principais companhias, mas é importante estar atento às instruções que irá receber da tripulação, em seu programa diário e pelos auto-falantes.
Na maioria dos casos, se vai despachar bagagem ao porto, é preciso deixá-la na porta de sua cabine na noite anterior ao desembarque, já identificada. As etiquetas serão entregues no dia anterior, fique tranquilo. Se for carregar sua própria bagagem, pode mantê-la dentro da cabine até a saída.
Em cruzeiros grandes, os hóspedes serão divididos por cores ou letras, que estarão nas etiquetas de suas bagagens. Lembre-se dessa informação (caso despache) pois é ela que vai determinar o momento que você deve se encaminhar para a porta de desembarque.
Aproveite a noite anterior ao seu desembarque para fazer o acerto de sua conta. Algumas companhias já pedem o cadastro do cartão de crédito antecipadamente, então você não precisa se preocupar. Outras, pedem que você faça até o dia do desembarque. Se você fez depósito em dinheiro, é o momento de ir até a recepção para retirar o seu troco.
Da porta de desembarque ao porto
O processo de saída é semelhante ao de entrada do navio. Você passa pela porta de desembarque e escaneia seu cruise card. A tripulação vai te direcionar ao porto, que pode estar acessível caminhando, por ônibus ou barco.
No porto, as bagagens despachadas estarão disponíveis separadas por cores ou letras, da mesma forma que foi organizado o desembarque. É o momento de guardar seus pertences, tirar a última selfie com o navio ao fundo e voltar para casa!
Comentários
Comments are closed.