Desmistificando a segurança a bordo para viajar com tranquilidade e aproveitar as férias
Por Aline Andrade
Viajar de cruzeiro pode ser uma experiência dos sonhos para muitos. Enquanto para outros, pode gerar muita insegurança, especialmente para aqueles com medo de emergências no alto-mar. A boa notícia é que os cruzeiros modernos são projetados para garantir a máxima segurança aos viajantes, com protocolos rigorosos e tecnologias avançadas.
Entre os maiores medos está a preocupação com a quantidade de coletes salva-vidas e a eficiência das saídas de emergência. No entanto, as embarcações estão obrigadas por normas internacionais a ter coletes salva-vidas suficientes para todos os hóspedes e tripulantes, além de uma reserva adicional.
Ao ser construído, todo navio de cruzeiro é equipado e operado de acordo com os requerimentos dos tratados marítimos internacionais, conhecidos como a convenção do “Safety of Life at Sea” (SOLAS), desenvolvidos pela Organização Marítima Internacional, a agência da ONU responsável por navios.
Então, todos os navios de cruzeiro devem ter:
- botes salva-vidas;
- coletes salva-vidas para todos os hóspedes a bordo, além de uma quantidade extra mínima.
Você sabia?
O hóspede passa por um treinamento de segurança – obrigatório – no primeiro dia de viagem do cruzeiro.
Tecnologia aliada à segurança
A segurança a bordo é garantida por tecnologias avançadas, como sistemas de estabilização, radares e comunicação eficiente, que monitoram o mar e identificam possíveis tempestades. A tripulação, altamente treinada, realiza simulações constantes de evacuação e está preparada para qualquer tipo de emergência, desde incêndios até problemas médicos.
A indústria de cruzeiros é reconhecida por sua segurança, sendo uma das formas de transporte mais seguros do mundo. Além disso, os roteiros são cuidadosamente planejados para proporcionar aos hóspedes a experiência de navegar pelos mares mais tranquilos e agradáveis do mundo, nas estações mais favoráveis.
Quem já viajou de cruzeiro, fica impressionado com a estabilidade e os espaços a bordo. E por muitas vezes até esquece que está dentro de um navio. Então, curte a sua viagem, aproveita os momentos e confia na qualidade dos serviços e na tecnologia.
E para mais informações sobre segurança a bordo, consulte seu agente de viagens!