Saiba como reservar seu próximo cruzeiro de navio, e quais são
os serviços incluídos na tarifa
Por Fernanda Corrêa
Cada vez mais os cruzeiros marítimos são uma alternativa para as férias dos brasileiros, entretanto, muitos viajantes têm dúvidas no momento de reservar uma viagem de navio. Uma das mais comuns é aonde comprar o bilhete de cruzeiro. Ainda, se é melhor realizar direto com a companhia marítima – ou através de uma agência de viagem. Acompanhe aqui as dicas para embarcar tranquilo no seu próximo cruzeiro.
Onde comprar um cruzeiro
A compra do seu cruzeiro pode ser realizada de duas maneiras. Através de uma agência de viagem ou no próprio site da companhia marítima. Em ambos, o valor que o viajante pagará será o mesmo. Por vezes podem parecer diferentes, pois os valores anunciados poderão incluir, ou não, a taxa portuária ou serviços extras.
A vantagem do agente de viagem é a assessoria que presta – desde a pesquisa da companhia, navio, roteiros e datas – até a compra do cruzeiro e documentação. Costumam também orientar sobre vacinas obrigatórias e vistos necessários para os países visitados. E caso o embarque seja em outra cidade, poderá auxiliar também com a passagem de avião e hospedagem no destino.
É sempre bom lembrar: o preço do cruzeiros é o mesmo se comprar através de uma agência de viagem ou diretamente com a companhia marítima. Os agentes de viagem são remunerados pelas companhias – e não pelo viajante.
O que está incluído na tarifa do cruzeiro
Está incluída a hospedagem a bordo durante todo o roteiro, na categoria de cabine escolhida e as taxas portuárias obrigatórias. Também contempla todas as refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar –, bem como a maioria das atividades a bordo. Teatro, shows de música, aulas de ginástica, acesso às piscinas, entre outros, são gratuitos, mas fique de olho pois o acesso a alguns espaços (como academia e spa) poderão ser cobrados à parte.
O que não está incluído na tarifa do cruzeiro
Algumas companhias como a MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, dentre outras, não incluem as bebidas na tarifa do cruzeiro. Você poderá adquirir pacotes de bebidas a bordo, ou antes de viajar.
Por outro lado, em companhias como a Silversea, Seadream e Swan Hellenic, as tarifas dos cruzeiros são all-inclusive, ou seja, incluem bebidas alcoólicas, não alcoólicas, bem como as gorjetas e até as excursões em terra. Desta forma, o hóspede não precisa escolher programas com valores extras.
Podem também não estar incluídos na tarifa do cruzeiro algumas excursões em terra, uso de equipamentos aquáticos, além de restaurantes de especialidade. Mas essa condição varia de acordo com a companhia. Por isso, na pesquisa inicial, ou antes de fechar sua reserva, certifique-se dessas informações.
Os spas, tratamentos de beleza e jogos no cassino também são cobrados à parte, bem como algumas sorveterias e cafés especiais a bordo. Acesso a internet é cobrado à parte na maioria dos cruzeiros.
Dica Krooze: comprar o pacote de bebidas junto com a tarifa do cruzeiro é vantajoso, pois o pagamento é realizado em reais e com parcelamento. Os preços praticados a bordo do navio são em dólares (mesmo em cruzeiros nacionais), portanto, para o viajante brasileiro compensa mais comprar antecipadamente.
Seguro obrigatório para cruzeiros no Brasil
Nos cruzeiros da temporada brasileira, além do valor do cruzeiro, é obrigatório adquirir um seguro de viagem com cobertura para covid-19, que será exigido ainda em terra, no momento do check-in. Sem ele, o passageiro não embarca. É recomendável, embora não seja obrigatório, também fazer um seguro de viagem com cobertura para cancelamento e despesas médicas.
Para quem está subindo a bordo pela primeira vez, veja como funciona o embarque aqui e como fazer a mala, aqui.
Comentário
Comments are closed.