O que fazer se perder seu embarque no navio de cruzeiro, seja no início da viagem ou durante alguma parada pelo caminho
Por Luísa Medeiros
Fazer um cruzeiro marítimo é a oportunidade de uma viagem tranquila, com todas as facilidades que se possui a bordo, o deslocamento entre lugares incríveis, além do tempo em terra para conhecer pontos turísticos e se divertir. No entanto, é preciso estar sempre de olho no relógio para não perder a hora – o navio não espera por você!
Seja por atraso no deslocamento até o porto de embarque, ou por um descuido de horário durante alguma parada ao longo do cruzeiro, ser deixado para trás pode trazer transtornos e prejuízos ao cruzeirista. Esteja preparado e saiba o que fazer se perder o navio durante ou antes de seu cruzeiro.
O que fazer se perder o embarque no navio
Antes de mais nada, vale reforçar: ao planejar suas férias em um cruzeiro, tenha em mente que seu voo até o local de embarque pode atrasar, ou ser cancelado; a estrada pode estar lotada ou mesmo o seu transporte pode se avariar… são inúmeros fatores que podem atrasar seu embarque no navio. Por isso, precaução é a palavra de ordem. Planeje-se para chegar com antecedência e não perder o navio.
Caso o embarque seja em outra cidade (ou outro estado, país ou até continente), planeje-se para chegar com pelo menos um dia de antecedência à data do embarque. Dessa forma, você tem uma margem de segurança para eventuais atrasos.
O que fazer se, mesmo assim, você perder o embarque no navio? Primeiro, respire fundo e analise as opções. Nos cruzeiros dentro do mesmo país ou continente, é possível se deslocar (seja via aérea ou terrestre) para o próximo porto de parada do navio – e embarcar no seu cruzeiro um pouco depois, para não perder todo o planejamento de férias (e investimento financeiro).
Se você comprar o trecho aéreo atrelado ao seu cruzeiro (pacotes que incluem aéreo e marítimo na mesma tarifa), na maioria dos casos a própria companhia marítima poderá providenciar um novo vôo para seu embarque no próximo porto – ou, quando isso não for possível, vai oferecer uma compensação dos valores investidos para um novo cruzeiro, em outro momento. Entre em contato imediatamente com o time de emergência (Emergency Travel Team) que está indicado no seu bilhete.
Se você adquirir seu deslocamento aéreo com um agente de viagens, ele pode ajudar a encontrar um novo voo até o local do embarque. Em última opção, você ainda pode verificar se seu seguro de viagem cobre esse tipo de imprevisto. Lembre-se que, no caso de comprar o trecho aéreo desvinculado ao seu cruzeiro, qualquer custo atrelado a esse deslocamento é por conta do hóspede.
Em regiões remotas ou com tempo maior de navegação, nem sempre será possível alcançar seu cruzeiro para embarcar. Nesses casos, uma solução é aproveitar sua estadia no local que seria seu embarque e começar a planejar seu próximo cruzeiro.
Dica Krooze: Utilize os serviços de um agente de viagem, sempre. O valor das passagens e ticket do navio vão ser os mesmos e, caso tenha alguma problema, ele irá te ajudar a resolver com mais tranquilidade. Além disso, quando houver essa opção, compre sua passagem aérea em pacotes que unem aéreo e marítimo, com a companhia de cruzeiros. Dessa forma, a companhia irá ajudar a encontrar uma solução viável.
Se perder o embarque no navio em alguma parada
Você provavelmente já deve ter ouvido alguma história de cruzeiristas que saíram para conhecer uma cidade e viram o navio partir diante de seus olhos. Não é raro acontecer! Muitas pessoas perdem a noção do tempo quando estão fazendo turismo ou compras e acabam descuidando do horário.
Por isso, esteja atento ao horário de retorno, planeje seu passeio para estar de volta pelo menos meia hora antes do embarque, no porto. Se você é do tipo distraído, vale colocar um alarme no seu telefone.
Dica Krooze: Em seu programa diário constam os contatos de emergência em terra e a bordo. Tenha esse número em mãos ao descer do navio. Qualquer incidente em terra avise imediatamente, pois a equipe da companhia ou do porto irá auxiliar. Também tenha a mão, sempre, o contato do seu seguro viagem.
Nada disso funcionou? Se perder o navio, sem pânico. O comando do navio sempre tem um controle dos hóspedes que desembarcaram e embarcaram de volta – então eles vão saber que você ficou pra trás. No caso do navio estar com seu passaporte (essa prática é comum em alguns roteiros, para facilitar a imigração), seu documento será entregue a um agente portuário antes do navio partir, para que você possa retirar no porto.
É possível, também, que o setor de segurança do navio seja acionado para entrar em sua cabine, abrir seu cofre e retirar documentos e medicamentos que você possa precisar em terra – tudo isso será entregue no porto, para sua retirada. Lembre-se, no entanto, de carregar com você um cartão de crédito habilitado e uma reserva de dinheiro, pode ser muito útil nesses casos.
Se você perder o reembarque, os custos de deslocamento, hospedagem ou qualquer outro que tiver, serão responsabilidade sua. Avalie se é possível viajar até o próximo porto ou se vale mais a pena ir diretamente ao ponto final, para retirar sua bagagem antes de voltar para casa.
Dica Krooze: Vai fazer alguma excursão em terra? Dê preferência para excursões da própria companhia de cruzeiros. Somente esses passeios têm a garantia de, em caso de atraso, o navio esperar para partir.
E se o atraso for da companhia?
Não é tão comum, mas pode acontecer de ocorrer atrasos por parte da companhia de cruzeiros prejudicando, nesses casos, quem desembarca e tem um tempo apertado para o transporte de volta para casa. Problemas técnicos ou até de clima podem ocasionar esses atrasos, portanto é importante ter em mente que é possível acontecer – mas não deixe que isso estrague suas férias.
Em geral, a companhia marítima vai avisar os hóspedes a bordo do navio para que eles estejam preparados para o atraso. Alguma compensação pode ser concedida aos cruzeiristas, de acordo com a política de cada companhia – créditos para serem gastos a bordo ou em um futuro cruzeiro, por exemplo.
Se você perder seu voo de retorno para casa, pode acionar a companhia para que ela pague um reembolso de remarcação, ou compra de novo transporte. O mesmo vale para hotel e alimentação, caso tenha que aguardar em terra. Guarde todos os recibos de pagamento e entre em contato com seu agente de viagens ou a própria companhia para solicitar o reembolso.
No caso de hóspedes que iriam embarcar e tenham que esperar na cidade ou porto de embarque, a companhia deve disponibilizar alimentação e hospedagem, dependendo do tempo de espera.