As embarcações servirão como hotéis flutuantes e marcam a conclusão das obras do Terminal Portuário de Outeiro
Por Aline Andrade
Publicado às 11h15
Os navios Costa Diadema e MSC Seaview já estão ancorados no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA), onde funcionarão como hotéis flutuantes durante a COP30. As embarcações, que vieram da Itália, chegaram à capital paraense nesta terça-feira (4) e permanecerão no local até o encerramento da conferência, que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025. Após a COP30, os navios darão início à temporada 2025/2026 na América do Sul.
A operação e comercialização das acomodações é conduzida pela Qualitours, empresa responsável por viabilizar a hospedagem oficial do Brasil durante a COP30. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Extraordinária da COP30 em parceria com a Embratur, garante estrutura para delegações oficiais, representantes de países e organismos internacionais. No total, os navios oferecem 3,9 mil cabines e 6 mil leitos, que funcionarão como hotéis flutuantes durante o evento.
Cop30: obras no terminal portuário
Recentemente, o Terminal Portuário de Outeiro foi reestruturado e entregue no último sábado (1º). Com investimentos de R$ 260 milhões, o local foi modernizado e passou por uma ampliação para receber navios de grande porte e operações de embarque e desembarque de hóspedes.

De acordo com Sylvio Ferraz, vice-presidente de Novos Negócios da BeFly – grupo que controla a Qualitours –, toda a operação já está organizada para receber os primeiros hóspedes.
“O trajeto entre o porto e os locais da conferência leva cerca de 30 minutos, e toda a estrutura de transporte e apoio foi concluída com as obras mais recentes. Os serviços já estão alinhados e prontos para operar”, afirmou o executivo.
Hospedagem sob diretrizes da ONU
Selecionada por chamamento público, a Qualitours é a empresa responsável pela comercialização das cabines, pela definição dos públicos prioritários e pela adequação dos pacotes aos padrões estabelecidos pela ONU, além de coordenar o atendimento multilíngue e a logística de reservas em parceria com o governo federal e a Embratur. A hospedagem nos navios segue as diretrizes da UNFCCC, órgão das Nações Unidas responsável pela COP, que define as regras de alocação das acomodações e estabelece prioridade para delegações de 73 países, especialmente pequenos Estados insulares e nações em desenvolvimento.
Com a Cop30 e a hospedagem no Costa Diadema e do MSC Seaview, a capital paraense Belém ampliou a rede de hospedagem, que passou de 23 mil para 53 mil leitos.
O que é a Cop30?
A COP30 é uma grande conferência mundial sobre o clima e o meio ambiente, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A sigla COP vem de Conference of the Parties (“Conferência das Partes”), e o número 30 indica que esta será a 30ª edição do evento. Nela, líderes de quase 200 países, cientistas, organizações e empresas se reúnem para discutir soluções para frear o aquecimento global, reduzir a emissão de gases poluentes e proteger o planeta.

O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém do Pará, e será a primeira vez que o evento é realizado na Amazônia — uma região considerada essencial para o equilíbrio climático da Terra. O objetivo é colocar o bioma amazônico no centro das decisões globais sobre o futuro do clima.

Costa Diadema e MSC Seaview
O Costa Diadema foi inaugurado em 2014; possui 18 andares (decks); 305,7 metros de comprimento; capacidade para 4.947 hóspedes; 1.862 cabines; 1.253 tripulantes; 11 piscinas e hidromassagens; 8 Restaurantes; e 11 Bares. Área para crianças da Peppa Pig, academia de ginástica e spa.
O MSC Seaview conta com nove restaurantes, incluindo os de especialidades, e 12 bares, área kids, baby e teens, cassino, área fitness, spa, zip line, passarelas de vidro, simulador F1, galeria de arte, teatro e cinema. Entre as cinco piscinas, destaque para um parque aquático e a exclusiva Panorama Pool. Possui 20 decks disponíveis aos hóspedes, com 2026 cabines de diversas categorias, incluindo um Yacht Clube, para receber até 5.079 hóspedes.
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!