A maior feira de turismo do mundo reuniu companhias de cruzeiros em espaço temático, o Fitur Cruise
Por Letícia Bregalante
A Feira Internacional de Turismo – Fitur, dedicou um espaço temático às companhias de cruzeiros. A feira aconteceu entre os dias 22 a 26 de janeiro, na Espanha, e reúne milhares de pessoas todos anos, conquistando a visibilidade do público da indústria de turismo, inclusive com foco em cruzeiros.
Este ano, o destaque ficou para a seção Fitur Cruises, dedicada ao “turismo azul” e aos impactos positivos dos cruzeiros em comunidades locais e no meio ambiente. Grandes nomes do setor, como Costa Cruises, Norwegian Cruise Line, com Oceania e Regent, e Celebrity Cruises, participaram de debates e apresentações, abordando temas como inovação, sustentabilidade e as novas demandas dos viajantes.
De acordo com os dados divulgados pela CLIA (Cruise Lines International Association) em 2024, o setor de cruzeiros alcançou um novo recorde de grande relevância. Foi estimado que 30 milhões de viajantes embarcaram em navios de cruzeiro apenas no ano passado, um aumento significativo de 15% em comparação com o ano de 2023. Em vista disso, a Fitur Cruises segue com altas expectativas para este ano, com uma previsão de 37 milhões de viajantes a bordo em 2025!
Detalhes sobre o segmento de Cruzeiro na Fitur 2025
Este ano, a feira contou com a participação de especialistas em cruzeiro e turismo. Entre eles, diretores e gerentes de grandes companhias, donos de sites informativos do setor, além de professores universitários altamente qualificados em comércio e turismo, como o Frank Babinger, da Universidad Complutense de Madrid. Além disso, a Fitur ainda foi responsável por levar o maior número de companhias na história do evento.
A programação inclui palestras estratégicas sobre experiências ultra-premium e excursões personalizadas, além da entrega do Cruceroadicto Awards, que reconheceu os melhores portos e companhias de cruzeiro de 2024, com votos dos próprios viajantes. Com o Brasil como país homenageado nesta edição, o evento reforçou a importância do mercado latino-americano e consolidou tendências que guiarão o setor nos próximos anos.
A Fitur também destacou o desenvolvimento e a acessibilidade no cenário turístico, promovendo a inclusão de diferentes públicos. Este ano, setores como cruzeiros, esportes, turismo LGBT+, tecnologia e exportação tiveram forte presença no evento, reforçando o compromisso da feira em abraçar a diversidade. O objetivo foi ampliar as oportunidades de crescimento para toda a indústria, fortalecendo o turismo global e suas múltiplas vertentes.