Primeira edição do Krooze Awards ressaltou a importância do setor de cruzeiros para o Brasil; vencedores foram conhecidos nessa segunda-feira
Por Luísa Medeiros
Essa segunda-feira (23 de setembro) foi marcante para o mercado de cruzeiros no Brasil, quando a Krooze divulgou os vencedores do Krooze Awards 2024. A primeira edição do prêmio, exclusivamente destinado ao setor de cruzeiros, destacou companhias, destinos e experiências de cruzeiristas. Às vésperas do início da temporada brasileira de cruzeiros 2024/2025, o Krooze Awards 2024 também evidenciou a relevância dos cruzeiros para impulsionar o turismo nacional, de olho no interesse crescente dos brasileiros em navegar.
O Krooze Awards avaliou quase 50 companhias de cruzeiro, 13 portos e destinos brasileiros, além de cinco experiências de cruzeiros temáticos. Os concorrentes foram agrupados em categorias de acordo com suas particularidades; e avaliados por um grupo de jurados formado por mais de 50 pessoas entre profissionais de turismo, jornalistas, influenciadores e viajantes.
Nos encontros virtuais, realizados nos meses de agosto e setembro, ficou evidente um olhar cuidadoso para o mercado de cruzeiros no Brasil. Entre potencialidades e desafios, um sentimento foi unânime: existe um enorme mercado a ser explorado; e, cada vez mais, os brasileiros estão se apaixonando por essa modalidade de viagem.
Costa e MSC no Krooze Awards 2024
A Krooze conversou com as duas companhias que têm saídas regulares durante a temporada brasileira – Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. Elas marcaram presença em três categorias e ressaltaram a importância da premiação.
“O Krooze Awards 2024 é uma iniciativa extremamente positiva para o mercado de cruzeiros no Brasil. Essa premiação demonstra o quanto o setor está crescendo e se profissionalizando, e nos motiva a buscar cada vez mais a excelência em nossos serviços. Esse tipo de debate é fundamental para que possamos identificar as melhores práticas do mercado, ouvir a opinião dos nossos clientes e entender quais são as suas expectativas. Essa premiação representa um marco importante para o setor e nos deixa extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos por nossos esforços e trabalho.”
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiro para as Américas
“A criação desse prêmio, que viabiliza e cria oportunidades para esse debate, traz reconhecimento para o setor, bem como para as companhias, incentivando a qualidade e dando destaques às boas práticas da indústria. Sermos indicados em categorias tão importantes é motivo de grande satisfação para nós. Elas refletem nosso compromisso contínuo em oferecer experiências de cruzeiro excepcionais aos nossos hóspedes, além de reafirmar nossa posição de destaque no mercado brasileiro. Para nós, é gratificante ver os nossos esforços sendo reconhecidos, especialmente em uma premiação que valoriza e celebra a excelência no setor de cruzeiros.”
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
- A Costa Cruzeiros venceu na categoria Melhores da Temporada – Melhor Serviço a bordo; bem como na categoria Melhores Cruzeiros Temáticos com o Dançando a Bordo.
- A MSC Cruzeiros venceu na categoria Melhores da Temporada – Melhores Navios; bem como na categoria Melhores Companhias de Cruzeiros Contemporâneos.
Mercado de cruzeiros em crescimento
O potencial do mercado brasileiro de cruzeiros é imenso e indiscutível. Dados do relatório internacional da CLIA, divulgados em abril esse ano, mostram que o Brasil foi o país que mais cresceu em números de cruzeiristas nos últimos anos. O país passou de 567,5 mil para 740,5 mil cruzeiristas entre 2019 e 2023, um acréscimo de 30% – enquanto o mercado global cresceu 7%.
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, avalia que esse desempenho comprova que o brasileiro tem buscado cada vez mais viagens em alto mar. Os números acompanham o investimento da companhia em novos terminais, tecnologia de ponta e o lançamento de novos navios. “Esse crescimento é um reflexo claro de que a demanda por cruzeiros está crescendo e que os viajantes brasileiros estão reconhecendo, cada vez mais, o excelente valor agregado e o ótimo custo-benefício em viajar conosco.”
Por sua vez, o presidente executivo da Costa Cruzeiro para as Américas, Dario Rustico, ressaltou que o Brasil é uma das prioridades da companhia, que está comprometida em contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor de cruzeiros no país. “O Brasil representa um mercado de enorme potencial para a Costa Cruzeiros. A paixão dos brasileiros por viagens, a diversidade de paisagens e a hospitalidade do nosso povo são elementos que nos inspiram a investir cada vez mais neste mercado.”
Desafios dos cruzeiros no Brasil
Apesar do excelente desempenho que o mercado de cruzeiros vêm apresentando no Brasil, os executivos das principais companhias que navegam no país também apontaram desafios a superar. Especialmente, na competitividade de mercado, na melhoria da infraestrutura portuária, novas rotas e um planejamento estratégico que estimule as companhias a investir no país.
Dario Rustico salientou: “Precisamos realmente investir em infraestrutura e operacionalmente alinhar nossos custos de forma competitiva quando olhamos para outros mercados. É preciso urgentemente um trabalho conjunto entre o governo e a iniciativa privada para que possamos permitir à indústria competir com outras regiões do mundo”.
Já Adrian Ursilli destacou: “Reconhecemos que ainda existem alguns desafios a superar, como maior investimento dos destinos em terminais mais sustentáveis; e há limitações de infraestrutura e os altos custos de operação que impactam na competitividade do Brasil em relação aos demais.”