O conglomerado sul-coreano vem investindo cada vez mais no setor de cruzeiros com o desenvolvimento de novas tecnologias
Por Redação Krooze
O Registro Coreano (KR) assinou um memorando de entendimento com a HD Hyundai Samho em 11 de junho para desenvolver em conjunto soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para inovação em design e análise de navios. Esta parceria faz parte de uma estratégia mais ampla de transformação digital, projetada para aumentar a produtividade do projeto e fortalecer as capacidades dos engenheiros de projeto de navios no cenário de construção naval em rápida evolução.
Shim Hak-mu, vice-presidente executivo da HD Hyundai Samho, disse que a colaboração marca um passo fundamental para avançar significativamente a eficiência e a precisão do projeto em estaleiros por meio da automação orientada por IA.
“Em particular, otimizar o arranjo dos suportes do casco com IA e introduzir um sistema de design interno seguro facilitará a carga de trabalho dos engenheiros de design, ao mesmo tempo em que permitirá resultados mais consistentes e precisos, melhorando, em última análise, a produtividade e a qualidade geral”, acrescentou Hak-mu.
Kim Daeheon, vice-presidente executivo da KR, diz que o projeto de desenvolvimento representa um ponto de virada significativo na modernização do processo de projeto e análise de navios usando tecnologias avançadas de IA e que a KR continuará comprometida em desenvolver uma ampla gama de serviços baseados em IA, não apenas em trabalhos de classificação, mas também em todos os setores de construção naval e marítimo.
Objetivos principais da parceria
A colaboração visa aproveitar a IA para desenvolver um sistema de projeto de navios mais eficiente e preciso, com foco nos dois objetivos principais: o desenvolvimento de uma solução de otimização e avaliação estrutural alimentada por IA para arranjo de suporte do casco, já que tradicionalmente, determinar o posicionamento desses suportes requer análise computacional complexa e repetitiva, esse processo será automatizado usando IA, permitindo o arranjo ideal de suportes e fornecendo uma interface que mostra resultados de simulação em tempo real sob várias condições de entrada.
E o desenvolvimento de um sistema de verificação de projeto no local, alimentado por IA generativa, que operará dentro da rede interna da empresa em conformidade com os requisitos de segurança do estaleiro. O sistema organizará o conhecimento acumulado na construção naval e agilizará os processos de trabalho em vários departamentos.
HD Hyundai desenvolve tecnologia para navios de cruzeiro
A HD Hyundai anunciou também o desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível para navios de cruzeiro. A empresa disse que suas afiliadas HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, HD Europe Research & Development Center e HD Hydrogen assinaram um acordo de Projeto de Desenvolvimento Conjunto com a DNV e a TUI Cruise. O projeto visa explorar a aplicação de sistemas de células de combustível de óxido sólido (SOFC) em navios de cruzeiro.
SOFC é uma célula de combustível de alta eficiência que gera eletricidade pela reação de hidrogênio com oxigênio. Ela produz eletricidade sem combustão, reduzindo as emissões de carbono e poluentes. O SOFC produz um baixo nível de ruído e vibração ao mesmo tempo em que oferece alta eficiência de geração de energia, o que o torna particularmente adequado para navios de cruzeiro que exigem quantidades substanciais de eletricidade.
A HD Hyundai disse também que planeja garantir competitividade global desenvolvendo tecnologia SOFC aplicável a navios de cruzeiro, com foco no mercado europeu, onde as regulamentações ambientais são rigorosas e a demanda por tais embarcações é alta.
De acordo com a Grand View Research, o mercado global de SOFC deve crescer a uma taxa anual composta de 40,7% até 2030, atingindo aproximadamente 7,12 bilhões de dólares, impulsionado pelo aumento da demanda e do investimento em energia limpa.
Como primeiro passo, a HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering e o HD Europe Research & Development Center estabelecerão padrões de projeto de segurança para aplicação de sistemas SOFC em navios de cruzeiro ao longo de oito meses, de junho deste ano a fevereiro do ano que vem. A HD Hydrogen, uma afiliada da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, analisará o desempenho de seus sistemas SOFC proprietários e desenvolverá tecnologias para recuperar e reutilizar o calor residual gerado pelos sistemas SOFC, que operam em altas temperaturas que variam de 600 °C a 1.000 °C. A empresa também planeja explorar soluções para reduzir parcialmente as emissões de carbono dos sistemas SOFC, aproveitando tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
Como parte do projeto, a DNV apoiará a conformidade regulatória e contribuirá para a segurança geral desde o projeto inicial. A TUI Cruises fornecerá dados específicos do navio de cruzeiro relevantes para a aplicação SOFC, juntamente com requisitos de instalação e especificações operacionais necessárias para a implantação real.
A HD Hyundai criou a HD Hydrogen no ano passado como parte de sua iniciativa para entrar no mercado de células de combustível de hidrogênio. Atualmente, a empresa colabora com companhias marítimas globais para expandir a aplicação de sistemas SOFC em diversos tipos de embarcações.
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