Já foram votadas as primeiras categorias do prêmio Krooze Awards 2024; resultado será divulgado em setembro
Por Luísa Medeiros
Foi dada a largada das bancas de avaliação do prêmio Krooze Awards 2024. Especialistas em destinos e portos brasileiros se reuniram na manhã desta segunda-feira (12 de agosto) para debater pontos positivos e possibilidades de melhorias nos lugares que fazem parte dos roteiros de cruzeiros no Brasil. O resultado será divulgado no mês de setembro.
Marcia Leite (MSC Cruzeiros), Rene Hermann (Costa Cruzeiros) e Marco Ferraz (CLIA) compuseram a banca de duas categorias:
- Melhores Escalas da Temporada Brasileira: esta categoria escolheu os três melhores destinos para escalas de cruzeiros da temporada brasileira 2023/2024; com olhos nas atrações turísticas, facilidade de transporte, segurança e localização do porto.
- Melhores Portos de Embarque da Temporada Brasileira: a categoria escolheu os três melhores portos com embarques regulares de cruzeiristas da última temporada brasileira. Quesitos técnicos e serviços aos cruzeiristas foram destaques nessa categoria.
Durante a apresentação do prêmio, o diretor da Krooze, Paulo Papoy, comentou que um dos principais objetivo do Krooze Awards é que o resultado sirva como um guia para agentes de viagem, cruzeiristas e a imprensa. “Vemos potencial em gerar uma uma espécie de ‘competição para o bem’, onde cada segmento se inspire nas potencialidades uns dos outros para ser ainda melhor”, disse.
Prêmio destaca desafios e potencialidades dos portos brasileiros
Para eleger os destaques em portos e destinos do prêmio Krooze Awards, os jurados se reuniram em uma videoconferência com representantes da Krooze. Em quase duas horas, eles tiveram a oportunidade de compartilhar impressões, experiências e expectativas em relação aos portos de visita e de embarque no país.
O presidente regional da CLIA, Marco Ferraz, comentou que “para além das atrações turísticas, é importante observar aspectos de embarque e desembarque, infraestrutura e logística da cidade, entre outros fatores”. Eles ressaltaram que realizam visitas regulares aos portos – antes e depois das temporadas – e têm contato direto com as principais autoridades para avaliar possibilidades de melhorias.
Rene Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiros no Brasil, também dialoga de forma muito próxima com autoridades, empresas e cruzeiristas para entender os pontos de atenção em relação aos portos. Ele acrescentou: “Além dos quesitos técnicos, é preciso um olhar apurado para a segurança e o bem estar da embarcação, dos tripulantes e dos turistas”.
Já Marcia Leite, Diretora de Operações da MSC Cruzeiros, salientou o contato direto entre todos os envolvidos para, em conjunto, encontrarem as melhores soluções para os cruzeiristas. “Para além da avaliação técnica, é preciso envolvimento e engajamento para vencer os desafios que se apresentam”, destacou.
Depois de discutir os principais pontos referentes a portos e destinos do prêmio Krooze Awards, os jurados receberam um formulário e votaram, de forma secreta, nos seus favoritos. Os resultados de todas as categorias serão computados nas próximas semanas e divulgados no mês de setembro.