Novíssimo navio da MSC Cruzeiros navega entre França e Dinamarca com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa
Por Redação Krooze
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC irá operar, essa semana, a primeira viagem de um navio de cruzeiro da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa. O mais recente navio da companhia, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL), vai deixar o seu estaleiro em Saint-Nazaire, na França, no dia 3 de junho, e navegará a caminho do local de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca.
O 22º navio a se juntar à frota da MSC navegará durante quatro dias e deve atingir zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa – uma demonstração de que, com a tecnologia atual, isso é possível. Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC, afirmou: “Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, do nosso mais recente navio, o MSC Euribia, leva a mais um passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do nosso compromisso.”
Para atingir a meta, a MSC adquiriu 400 toneladas de bio-GNL, afirmando o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos do setor a comprar bio-GNL como uma fonte de combustível que tem reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
Vago acrescentou que a descarbonização, tanto no setor de cruzeiros como em outros âmbitos, é um compromisso conjunto de todos. “A nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias”, afirmou.
Tecnologia zero emissões do MSC Euribia
A navegação do MSC Euribia com zero emissões líquidas utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental, para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis, também conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
Michele Francioni, vice-presidente sênior da MSC Cruzeiros, acrescentou que a viagem representa anos de compromisso e determinação da companhia: “Isso é apenas o começo. Estamos empenhados nesta transição e a colocar em prática tudo o que estiver ao nosso alcance para facilitá-la. Não é possível fazê-lo sem que combustíveis alternativos como o bio-GNL, o e-GNL, hidrogênio verde ou o metanol verde, sejam amplamente disponibilizados em grande escala para concretizar plenamente a visão de cruzeiros com zero emissões líquidas”.
A MSC Cruzeiros tem tido o apoio da empresa nórdica de energia Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, uma produtora líder de biogás e processadores de frações de resíduos biodegradáveis na região. A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram definidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores, de modo a minimizar o consumo de combustível.
Os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível, e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis atualmente e esperados no futuro. A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais, e praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo também os óxidos de nitrogênio em 85%.
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