Com a chegada 13 navios e quase 11 mil viajantes estrangeiros, a “ilha da magia” bate recorde de cruzeiros no Amazonas
Por Maria Clara Barreto
O Festival de Parintins, marcado para 27, 28 e 29 de junho no Amazonas, está impulsionando o setor de cruzeiros na região. Este ano, a chamada “ilha da magia” tem projeções positivas para a temporada. O município registrou a chegada de 13 navios de cruzeiro, com aproximadamente 10.900 turistas estrangeiros — o maior volume já registrado.
A informação foi divulgada pelo prefeito Mateus Assayag, que confirmou que a cidade vem se consolidando como um dos principais destinos nos roteiros fluviais da região Norte do país. Mas além dos navios, o município amazonense também foi palco de uma folia intensa durante o carnaval, com eventos temáticos inspirados nos bois-bumbás que atraíram mais de 40 mil pessoas, entre moradores e visitantes.
O crescimento de Parintins
O aumento no número de cruzeiros trouxe benefícios significativos para a economia local da Ilha, durante a temporada de cruzeiros em 2023/2024, o Amazonas recebeu 17 navios, movimentando mais de R$ 3,5 milhões na economia do estado. Além disso, o 57º Festival de Parintins, realizado em 2024, atraiu cerca de 120 mil turistas, o que contribuiu para a movimentação de mais de R$ 180 milhões na economia local, representando um aumento de 23,24% em comparação ao ano anterior. E com o aumento de navios chegando na ilha, na temporada atual, e com os preparativos para a próxima edição do festival amazonense espera-se que o impacto econômico seja ainda maior para esse ano.
Parintins no radar do turismo nacional
E para atender à crescente demanda de viajantes, o Governo Federal apresentou um projeto que visa viabilizar a chegada de cruzeiros internacionais no Porto de Parintins. O projeto prevê a instalação de um sistema de fundeio no Rio Amazonas, permitirá que grandes navios ancorem na Ilha de Parintins para o desembarque de viajantes, ampliando a movimentação de turistas durante a temporada de cruzeiros. A conclusão da obra está prevista para ainda esse ano.
Hoje, a cidade amazonense é uma das que possui mais eventos listados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, com 15 festividades oficiais ao longo do ano, além do famoso Festival de Parintins, que movimenta o turismo nacional e internacional em junho, a diversidade cultural e o crescimento do setor de cruzeiros fluviais fazem de Parintins uma parada cada vez mais desejada pelos viajantes que buscam uma imersão na cultura amazônica sem abrir mão do conforto a bordo, e com a temporada aquecida e um calendário recheado, Parintins segue encantando turistas do mundo inteiro.
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!