Companhia é a primeira a obter o padrão internacional de turismo ecologicamente responsável
Por Redação Krooze
A PONANT comemora um marco importante em suas ações de sustentabilidade. Todos os navios da companhia obtiveram a certificação Green Globe, um padrão internacional que reconhece o compromisso da PONANT com um turismo mais responsável.
Lançado em 1998, o Green Globe International Standard for Sustainable Travel and Tourism avalia a sustentabilidade das operações comerciais. Tem como base, então, 44 critérios e 380 indicadores organizados em quatro pilares: gestão sustentável, desempenho social e econômico, patrimônio cultural e meio ambiente. A PONANT é, nesse sentido, a primeira companhia de cruzeiros marítimos do mundo a obter o padrão.
“A certificação Green Globe é um elemento-chave do nosso compromisso de garantir a responsabilidade por nossas ações. É importante para nossos hóspedes e também para continuar a incentivar todo o setor marítimo a realizar sua transição ambiental”, explica Wassim Daoud, diretor de CSR e sustentabilidade da PONANT. Ele continua: “O que diferencia essa certificação é que ela se baseia na melhoria contínua. Embora nossa meta este ano tenha sido obtê-la, o maior desafio nos próximos anos será mantê-la”.
A certificação Green Globe vale para todos os quatro navios da série Le Boréal, aos seis PONANT Explorers, ao Le Commandant Charcot e ao veleiro Le Ponant. Esse resultado recompensa os esforços da companhia em reduzir sua pegada ambiental e contribuir para um turismo mais sustentável.
Ações que garantiram o Green Globe
Desde 2019, a PONANT tem usado óleo de gás marinho com baixo teor de enxofre (0,05%), treze vezes menor do que os padrões marítimos atuais. Assim, limitou significativamente seu impacto atmosférico. Foi, portanto, a primeira linha de cruzeiro do mundo a abandonar o óleo combustível pesado; bem como a apoiar as autoridades internacionais que defendem a extensão da Área de Controle de Emissões de Enxofre (SECA) a todos os oceanos.
A PONANT também se comprometeu a equipar toda a frota com sistemas catalíticos para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio. Bem como, a instalar sistemas de conexão de energia em terra nos portos, o que significa a possibilidade de desligar os motores. Essas duas tecnologias devem estar prontas até o final de 2026. A PONANT estabeleceu uma meta para reduzir suas emissões de CO2 em 30% por dia de cruzeiro até 2030, em comparação com 2018.
A empresa também fez grandes avanços na redução da produção de resíduos. Uma estratégia de eliminação gradual de plásticos de uso único está em vigor desde 2021. Isso, principalmente por meio da implantação de unidades de filtragem Nordaq para a produção a bordo de água potável a partir da água do mar. Em seguida, ela é distribuída por meio de bebedouros ou em garrafas de vidro recicláveis, facilitada por uma cadeia de encapsulamento a bordo.
Em 2022, essa estratégia significou que quase 390 mil garrafas de uso único, ou seja, cinco toneladas de plástico, fossem evitadas (em comparação com 2019). A empresa também revisou todas as suas operações a bordo para eliminar outras fontes de resíduos plásticos. Desta forma, continua a buscar seu objetivo de eliminar plásticos de uso único em 2024.
Ações nas comunidades locais
Por outro lado, a PONANT tem atenção ao seu impacto nas comunidades locais, criando conexões que vão além das trocas comerciais. Nesse sentido, uma missão de reconhecimento no arquipélago de Bijagós, na Guiné-Bissau, resultou em um programa de reconstrução da escola na aldeia de Anipoc, na ilha de Caravela, financiado pela Fundação PONANT. Essa área isolada tem título de Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1996.
Além do trabalho de construção, a PONANT Foundation também está financiando os salários dos professores, enquanto a comunidade se organiza para fornecer apoio no local. Também dá muita ênfase à gestão eco-responsável da escola, incluindo a separação e a reciclagem de resíduos, o acesso à água potável e à eletricidade gerada por energia solar.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos cruzeiros? Participe do grupo de WhatsApp da Krooze . Basta clicar neste link!