Relatório de Sustentabilidade PONANT 2023 mostra progresso constante rumo a metas ambiciosas
Por Redação Krooze
O Relatório de Sustentabilidade de 2023 da PONANT revela avanços significativos no seu compromisso de redefinir o turismo. Desde inovações pioneiras ecológicas até reduções tangíveis na sua questão ambiental, a PONANT tenta ultrapassar limites e estabelecer novos padrões para viagens significativas e mais sustentáveis.
O plano de sustentabilidade de três frentes — denominado Blue Horizon — foca na redução da questão ambiental e no aumento da contribuição positiva, aproveitando as melhores tecnologias disponíveis. Além das iniciativas a bordo, a equipe de P&D da PONANT trabalha em projetos concretos em direção à neutralidade de carbono.
De acordo com o Chefe de CSR e Sustentabilidade da PONANT, Wassim Daoud, embora estejam orgulhosos de suas conquistas, reconhecem que a jornada em direção ao turismo sustentável é contínua. “Através da inovação e colaboração, a PONANT busca estabelecer o mais alto padrão da indústria para práticas de sustentabilidade mais responsáveis e transparentes”, afirma.
Quatro exemplos de realizações concretas da PONANT
1. Redução das emissões de CO2
Ao investir em uma frota moderna, a PONANT alcançou uma redução de 11% nas emissões de CO2 por dia de cruzeiro em comparação ao ano de referência de 2018. Em 2023, a empresa testou o uso do biocombustível B100, que gera 90% menos emissões de CO2 do que combustíveis fósseis. Com 12 navios já certificados para o uso de biocombustível, a PONANT está pavimentando o caminho para alcançar a meta de emissões líquidas zero até 2050.
2. Objetivo de zero plástico: tratamento e engarrafamento de água a bordo
Os sistemas de tratamento de águas residuais de ponta e as rigorosas práticas de separação de resíduos a bordo da PONANT continuam gerando um impacto positivo. Agora, 100% dos resíduos a bordo são separados e classificados nos navios.
Após um teste no Le Commandant Charcot em 2021, 92% dos navios foram equipados com o sistema de filtragem Nordaq em 2022, que produz água potável a partir da água do mar e está disponível em fontes de água. Em 2023, 73% da água potável consumida a bordo foi gerada a partir da água do mar, graças ao sistema de filtragem. Plásticos de uso único foram reduzidos, e mais de 20 toneladas foram evitadas em toda a frota.
Para restaurantes e cabines, todos os hóspedes recebem água potável de qualidade, engarrafada a bordo em recipientes de vidro recicláveis, sem uso de plástico. Resultados desde a instalação das fontes: quase 820.000 garrafas plásticas de água evitadas em 2023, em comparação a 2019, e uma redução de mais de 90% no uso de plásticos descartáveis, em média, nos navios com fontes.
3. Apoio às comunidades locais
Uma parte essencial do compromisso de sustentabilidade da PONANT é construir parcerias com as comunidades encontradas. Na Polinésia Francesa, o m/s Paul Gauguin levou médicos e enfermeiros para visitar comunidades remotas. No futuro, o programa fornecerá 40 consultas médicas por ano ao país.
Uma parceria foi firmada com a Royal Arctic Line para que o Le Commandant Charcot possa entregar suprimentos alimentares a comunidades Inuit durante a temporada em que os navios de abastecimento da Royal Arctic Line não podem fazê-lo. Foi assim que o vilarejo de Tasiilaq, na Groenlândia, conseguiu se abastecer em maio de 2023, saindo de seu isolamento invernal um mês mais cedo graças à intervenção do Le Commandant Charcot e suas capacidades de quebra de gelo.
4. Programa científico PONANT
A PONANT continua a apoiar a pesquisa sobre ecossistemas marinhos e mudanças ambientais. Com 31 missões científicas realizadas em 2023, o Le Commandant Charcot conta com dois laboratórios científicos dedicados (molhado e seco) e equipamentos para facilitar várias atividades de pesquisa durante as viagens para as regiões polares.
O orçamento científico do ano foi de EUR 2,2 milhões, em comparação a EUR 2 milhões em 2022. Mais de 175 pesquisadores foram hospedados a bordo dos navios da PONANT desde 2021. O programa científico da PONANT será ampliado em 2025 para incluir navios adicionais, aumentando o apoio à pesquisa científica em diferentes áreas remotas do mundo.