Com o mercado aquecido, é cada vez maior o número de cruzeiristas em alto mar. Conheça quatro tendências para 2023 e boa viagem!
Por Luísa Medeiros
Um novo ano está chegando e, com ele, as expectativas de muitas viagens para apaixonados por cruzeiros. Depois de duas temporadas sob a ameaça da pandemia, a previsão é que 2023 seja um período mais tranquilo, quando será possível fazer acontecer os planos que estavam parados.
De acordo com a movimentação do mercado e as ofertas para o próximo ano, elencamos quatro tendências para cruzeiros em 2023. Confira!
1. Tendência de destino: Oriente Médio
Já faz algum tempo que o Oriente Médio ganhou visibilidade entre os cruzeiristas. Esse ano, no entanto, a região – que inclui países árabes que fazem fronteira com o Mar Árabe, Mar Vermelho e o sudeste do Mediterrâneo – ganhou holofotes com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Catar e passou a ser objeto de desejo de viajantes de todo o mundo. A oferta de cruzeiros em portos do Oriente Médio está em pleno crescimento, mesmo com uma temporada relativamente curta (de dezembro a março) na região.
Ainda que tenha caído no gosto de viajantes, o destino ainda preserva seu ar exótico em pontos históricos como a cidade perdida de Petra, na Jordânia. Surpreende em lugares extremamente luxuosos como Dubai e suas praias artificiais. Ganha ainda mais misticismo com os famosos mercados de rua (os souks), mesquitas e a possibilidade de exploração em regiões desérticas.
Além disso, um dos pontos que mais chamam atenção (e levam milhares de turistas para a região anualmente) é ter contato pela cultura e estilo de vida dos muçulmanos. Com certeza, navegar pelo Oriente Médio é uma oportunidade de se deixar envolver e compreender como a vida acontece na região.
Os principais itinerários para cruzeiros no Oriente Médio incluem:
- Golfo Pérsico: passando por lugares como Dubai, Abu Dhabi, Catar, Omã e Mascate, esses cruzeiros oferecem explorações no deserto, imersões culturais e compras.
- Canal de Suez: os cruzeiros que navegam pelo Mar Vermelho geralmente são os de reposicionamento de navios no início ou no fim das temporadas – uma excelente opção para quem quer economizar. São viagens que ligam a Itália ou o Mediterrâneo até Dubai, passando pelo canal de Suez e contornando o Golfo de Aden (Arábia Saudita), podendo incluir paradas em lugares como Safaga (Egito) ou Aqaba (Jordânia).
- Terra Santa: são cruzeiros que combinam paradas em Israel e no Egito, com passagem por lugares históricos e religiosos como Jerusalém. Por incluir parte do mediterrâneo oriental, também é bastante procurado por cruzeiristas europeus. O embarque é geralmente em Atenas (Grécia) ou Istambul (Turquia)
2. Navios menores e mais luxuosos
O mercado de navios ultra-luxuosos e menores, no estilo iate, está super aquecido. Prova disso são os diversos lançamentos nesse segmento já em 2022 e outros tantos previstos para 2023. Alguns exemplos são o SH Diana, da Swan Hellenic, que deve navegar em março; o investimento da icônica marca de hotelaria Ritz-Carlton em uma coleção de iates de luxo, no mar desde outubro; e o anúncio da rede Four Seasons Hotel Inc., que já está construindo seu primeiro iate para navegar a partir de 2025.
Essa tendência pode ser um reflexo do período pandêmico, quando viajantes passaram a buscar espaços menos povoados, mas também pela tendência de crescimento do segmento de luxo, uma vez que navios menores oferecem mais exclusividade, mais espaço (com menor proporção entre tripulação e hóspedes) e serviços especializados.
Destaque, aqui, para a gastronomia a bordo, uma tendência que começou em grandes navios, com os restaurantes de especialidade, e que ganham menus assinados por chefs estrelados e serviço exclusivo em embarcações menores. O entretenimento a bordo também ganha contornos mais intimistas com pocket shows, palestras e degustações. Com mais tempo livre a bordo, o investimento em espaços de bem estar, como spas, ganha destaque.
Mesmo as companhias que possuem grandes navios estão de olho nessa tendência. A Norwegian Cruise Line, por exemplo, está lançando o Prima, mais luxuosos e com mais espaços ao ar livre que outros navios da frota NCL. A Regent Seven Seas vai navegar com o luxuoso Grandeur, seu navio de apenas 750 hóspedes que deve ser inaugurado em novembro de 2023. A Oceania Cruises vai lançar o Vista, com capacidade para 1.200 hóspedes. E a MSC Cruzeiros está lançando uma linha exclusiva para cruzeiros menores e de luxo, a Explora Journeys – o primeiro da frota, EXPLORA I, tem capacidade para 900 hóspedes e deve navegar em julho de 2023.
E, se não é possível ter um navio menor, algumas companhias investem em espaços exclusivos – verdadeiros oásis dentro dos gigantes. Alguns exemplos são o espaço The Haven, dos navios da Norwegian Cruise Line; o MSC Yacht Club, disponível em alguns navios da MSC Cruzeiros; e a área Star, da Royal Caribbean. Entre algumas mordomias desses espaços estão acesso a áreas exclusivas, piscinas particulares, grandes áreas externas e serviço de mordomo particular.
3. Viagens mais longas
O conceito de slow travel, bastante festejado por quem viaja por terra, está ganhando espaço entre cruzeiristas. A principal característica desse tipo de viagem é mover-se devagar, sem a pretensão de conhecer todos os pontos turísticos dos destinos, aproveitando para absorver o modo de vida do lugar. Mesmo a bordo de um navio de cruzeiro, é tempo de pisar no freio e desfrutar de viagens tranquilas e longas.
Parece impossível a bordo de um navio de cruzeiro? Em viagens tradicionais, talvez. Mas de olho na tendência, as companhias estão investindo em viagens mais longas, com mais tempo disponível nos portos e mais pernoites disponíveis. Roteiros de cinco dias passam a ser feitos em dez, por exemplo, dando mais possibilidades de exploração das cidades e seus entornos.
E, se isso não bastasse, a oferta de grandes cruzeiros, como travessias e volta ao mundo, cresce a cada temporada. Em 2023, quase todas as grandes companhias de cruzeiro oferecem essas modalidades, com diferentes trajetos e durações. A Azamara, por exemplo, incluiu 15 pernoites e 31 embarques noturnos em seu cruzeiro de volta ao mundo – e tem as viagens de 2023 e 2024 com vendas esgotadas. A Silversea lançou a viagem Controtempo, reunindo um roteiro de volta ao mundo com mais tempo em terra, em destinos pouco explorados. Já a Regent Seven Seas anunciou uma volta ao mundo com 150 dias de duração, o mais longo da sua história.
4. Cruzeiros segmentados são tendência em 2023
Ao mesmo tempo em que aprimora roteiros e estilos de viagens, o mercado de cruzeiros também apresenta uma tendência de segmentação importante. São opções que se encaixam melhor no perfil de cada viajante: mais aventureiro ou festeiro, quem gosta de explorar ou apenas visualizar, ou até o viajante que gosta da imersão total em cruzeiros temáticos.
Quando se fala em segmentação no Brasil, impossível não lembrar dos festejados cruzeiros temáticos – estilo de viagem preferido na nossa temporada. As opções são inúmeras e vão desde os musicais, fitness, de dança, infantis, para aventureiros e até cruzeiros adultos, com um estilo mais sensual. Para se ter uma ideia, na temporada brasileira 2021/2022 foram oferecidos em torno de 12 cruzeiros temáticos. Esse número dobrou na temporada 2022/2023, muitos deles com vendas esgotadas com meses de antecedência.
No mercado internacional, essa tendência também está em alta. Empresas que operam cruzeiros temáticos nos Estados Unidos, por exemplo, comemoram os bons números da temporada: a empresa StarVista Live anunciou que todos seus cinco cruzeiros temáticos de luxo da temporada primavera 2023 já estão esgotados. A Sixthman, que opera cruzeiros de rock em parceria com a Norwegian, ampliou a oferta em quase o dobro em relação ao período pré-pandêmico, estendendo roteiros também pela Europa – e a procura está grande.
Mas a segmentação não é apenas para temáticos: os cruzeiros de expedição tem ganhado destaque no mercado nacional e internacional, com mais opções de roteiros e navios cada vez mais especializados. No Brasil, destaque para as navegações pela Amazônia, com navios menores e que possibilitam uma verdadeira imersão na floresta, incluindo atividades como pesca esportiva, trilhas e observação de animais.
Olhando para o mercado internacional, tem crescido a oferta de navegação em lugares como a Patagônia, a Antártica, o Alasca e o norte europeu, por exemplo. Navios com pequenos botes e submarinos possibilitam a exploração mais a fundo, acessando espaços que não se vêem do navio. Outras embarcações oferecem grandes áreas de observação para cruzeiros cênicos, ou seja, viagens em que os cruzeiristas não descem do navio, apenas assistem às paisagens com o conforto do serviço de bordo.
Agora que você já conhece as tendências do novo ano, é hora de conversar com seu agente de viagens e começar a planejar. Boa viagem!
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