O Stad terá 1,7 quilômetros e dimensões para embarcações de grande porte, incluindo navios de cruzeiro; previsão é que custe 237 milhões de dólares
Por Luísa Medeiros
A Noruega está a ponto de começar a construção do primeiro túnel para navios do mundo, o Stad. A obra, localizada na costa oeste do país, encurta um trajeto importante para o transporte de cargas e de passageiros, permitindo uma passagem segura por uma das áreas mais tempestuosas da região, no Mar de Stavet. A licitação para construção deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024 – e a expectativa é de que o túnel leve três anos para ser construído.
Quando pronto, o túnel Stad terá 1,7 quilômetros de comprimento, 37 metros de altura e 36 metros de largura. Dessa forma, deverá permitir a passagem da maioria das embarcações, incluindo grandes navios de cruzeiro. De acordo com a Administração Costeira da Noruega, 81% do tráfego atual de navios poderá ser beneficiado com o túnel, que terá passagem livre. A expectativa é que o limite de velocidade seja de oito nós para navios de cruzeiro – isso significa, portanto, que levarão em torno de 10 minutos para atravessar a estrutura.
Construção do túnel representa um atalho seguro e econômico na costa norueguesa | Foto: Divulgação Stad Skipstunnel Região pode ter ondas de até 30 metros de altura | Foto: Divulgação Stad Skipstunnel
A construção requer a remoção de mais de 3 milhões de metros cúbicos de rocha. E, ainda que tenha autorização para a obra desde 2021, uma série de questões ambientais e de logística atrasaram o início da construção. No entanto, espera-se que, em funcionamento, o túnel Stad represente uma economia de até 60% do uso de combustível para embarcações que circulam pela região. Reduzindo, da mesma forma, as emissões de carbono.
Stad: segurança, desenvolvimento e turismo
Três fatores estão sendo tratados como primordiais para alavancar os investimentos e superar os entraves de construção do Stad:
- Segurança: o túnel para navios Stad garantirá uma navegação mais segura e eficiente ao evitar rotas que passam pela região de Stadhavet, o trecho de mar mais exposto às intempéries e mais perigoso ao longo da costa norueguesa. Para se ter uma ideia, o farol de Kråkenes, localizado ao sul de Stad, é a estação meteorológica que enfrenta o maior número de dias com tempestades na Noruega; durante muitos anos registrou mais de 100 dias. A combinação de vento, correntes e ondas torna esse trecho uma área particularmente perigosa ao longo da costa norueguesa, com ondas de até 30 metros vindas de diferentes direções, criando situações críticas para as embarcações.
- Desenvolvimento: a região é importantíssima para a navegação comercial. Com o túnel, será possível fazer entregas mais seguras, com menor tempo de espera e menor tempo de transporte, preservando a qualidade de matérias-primas. Atualmente, em caso de mal tempo, por exemplo, as embarcações de pesca não atravessam o Stadhvet – e muitas mercadorias acabam sendo descartadas por deterioração. Hoje em dia, em torno de 20% das embarcações de pesca (especialmente o salmão, grande produto da região) sofrem atrasos devido às condições climáticas em Stad.
- Turismo: por fim, as autoridades norueguesas afirmam que a única maneira de estabelecer uma nova rota contínua de navios de cruzeiro entre Bergen e Ålesund é com a construção de um túnel. A estrutura, por si só, já deve chamar atenção de cruzeiristas de todo o mundo (a exemplo do que acontece com o Canal do Panamá). Mas, mais que isso, a região é repleta de faróis, características naturais e outras atrações turísticas em potencial. O túnel conectará, portanto, destinos e atrações com segurança e rapidez.