Navio foi entregue à MSC Cruzeiros pela Chantiers de L’Atlantique ontem, 24 de outubro. A companhia aproveitou a cerimônia para realizar o corte de aço do MSC World America
Por Luísa Medeiros
A MSC Cruzeiros comemorou, ontem, 24 de outubro, a entrega do maior navio de cruzeiro movido a gás natural (GNL) do mundo e um dos primeiros a incorporar a tecnologia de célula de combustível, o MSC World Europa. Construído em parceria com a Chantiers de L’Atlantique, o navio deve ser inaugurado dia 13 de novembro em Doha, no Catar.
Esse é o primeiro navio da Classe World, descrito como uma metrópole urbana ultramoderna no mar. A companhia aproveitou a cerimônia de entrega do MSC World Europa para realizar o corte de aço (que seria o primeiro passo para a construção de um navio) do MSC World America, que deve ser inaugurado em 2025.
Inovação e eficiência energética no MSC World Europa
Além de avanços pioneiros em termos de redução de emissões e eficiência energética, o navio abre caminho para a absorção de combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos. “É o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a apresentar a novíssima tecnologia de célula combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por gás natural liquefeito (GNL). Será um grande laboratório para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece o potencial para viabilizar soluções de propulsão híbridas no futuro”, disse Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros da MSC.
Em parceria com a construtora, foi projetada uma forma inovadora do casco para minimizar a resistência através da água e a emissão sonora submarina, reduzindo o impacto ambiental. Também incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar o uso de energia em todo o navio, como ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado acoplados a laços de recuperação de energia automatizada, permitindo a distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio. O MSC World Europa usa iluminação LED por todo o navio, controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de economia de energia.
MSC World Europa: um navio inovador
Para além dos aspectos técnicos, o MSC World Europa quer redefinir a experiência do hóspede a bordo de um navio de cruzeiro. O projeto apresenta uma estrutura em forma de Y na popa que leva à Europa Promenade, com 76 metros de comprimento, que oferece vistas oceânicas de tirar o fôlego. As cabines de varanda têm vista para esse espaço, que apresenta um escorregador de 11 decks de altura que é o mais longo no mar.
Entre outras opções disponíveis aos cruzeiristas, terá a maior área infantil da frota e atrações gastronômicas inovadoras. Destaque para uma micro-pastelaria, bar de gin, bar de suco saudável, empório de café e casa de chá. O navio tem 13 refeitórios, incluindo duas novas experiências em restaurantes especializados – o La Pescaderia, focado em frutos do mar, e a cozinha sazonal de fazenda ao oceano, o Chef’s Garden.
MSC World Europa em números:
- Peso: 215.863 toneladas
- Comprimento – 333 metros
- Largura – 47 metros
- Altura – 68 metros
- Cabines – 2.622
- Capacidade de hóspedes – 6.762