Guia rápido para quem quer conhecer mais sobre cruzeiros – onde comprar, como é a hospedagem e as refeições, entre outras
Por Fernanda Corrêa
Muitos viajantes têm dúvidas sobre cruzeiros, já que essa forma de viagem ainda está se popularizando entre os brasileiros. Perguntas sobre as cabines e estabilidade do navio, atividades e refeições a bordo e até mesmo como comprar a viagem são questões muito comuns.
Mas, com as informações certas, os novos cruzeiristas podem fazer suas escolhas com mais segurança, e curtir tranquilamente as próximas férias a bordo. Acompanhe aqui algumas respostas para conhecer melhor como funcionam esses grandes navios que costumam visitar o Brasil. Lembrando sempre que cada companhia poderá apresentar informações diferentes.
1 – Onde comprar um cruzeiro?
Uma viagem de navio pode ser comprada por meio de dois canais principais – em ambos, o valor será o mesmo:
- Agências de viagem: Visite uma loja física na sua cidade ou o site da agência on-line. A vantagem de buscar um agente de viagem é a assessoria para preparar pacotes personalizados, incluindo voos até o local de embarque do cruzeiro, hotéis e transportes. E principalmente, ajudar na escolha da companhia mais indicada para o seu perfil e tirar suas dúvidas durante a reserva.
- Companhias de cruzeiros: Outra alternativa é reservar um cruzeiro diretamente com a companhia escolhida. A maioria têm seu próprio site, onde o viajante poderá escolher o navio, itinerário, data da viagem, tipo de cabine, bem como opções extras (por exemplo, pacote de bebidas). A reserva pode ser feita no próprio site, bem como o pagamento. Muitos programas de milhagem permitem troca de pontos por cruzeiros, diretamente com a companhia.
Confira mais dicas na matéria “Onde comprar sua viagem de cruzeiro”.
Dica Krooze: Lembre-se de ler com atenção as políticas de cancelamento e as regras de reserva, antes de fazer a compra de um cruzeiro. Observe também os seguros e vacinas obrigatórios para a região que vai visitar em sua viagem.
2 – Como é a hospedagem?
A maioria dos navios oferecem diferentes tipos de hospedagem. Por isso é importante conhecer os três critérios de escolha, pois todos têm impacto nos valores da tarifa do cruzeiro:
- Tipo de acomodação: Alguns navios possuem cabines individuais para hóspedes que viajam sozinhos, mas a maioria das cabines são suítes para mais de uma pessoa. Poderão incluir cama de casal, camas de solteiro, camas retráteis e até beliches, em alguns casos. Todas são equipadas com armário, banheiro, secador de cabelos, além de televisão.
- Tipo de cabine: Podem ser internas, ou seja, sem janelas; com varandas; ou apenas com janelas fixas, com vista para o para o mar ou para o átrio do navio. Uma curiosidade: muitos viajantes acham que as cabines internas ficam localizadas abaixo da linha do mar mas, na verdade, é pelo fato de não possuírem janelas que recebem este nome.
- Categoria de cabine: As companhias normalmente possuem diferentes categorias de cabine no mesmo navio, das mais básicas até as mais sofisticadas. O que as diferencia são itens como tamanho e localização das cabines, exclusividades ou os serviços incluídos. Por exemplo, numa categoria padrão, o hóspede teria que pagar pelo consumo do frigobar e pela internet, enquanto numa categoria premium, esses serviços podem já estar incluídos na tarifa do cruzeiro. Alguns navios oferecerem áreas VIP exclusivas para um determinado número de cabines, como o Yacht Club, da MSC Cruzeiros.
Dica Krooze: Em geral, as tarifas de cruzeiro são por pessoa, em cabine dupla. Caso opte por se hospedar sozinho numa cabine dupla, será cobrado um valor adicional entre 25% e 50%.
3 – Como funcionam as refeições a bordo?
Todas as refeições a bordo de um cruzeiro servidas nos restaurantes principais estão incluídas no preço da viagem – café da manhã, almoço e jantar. Nestes restaurantes, o hóspede poderá encontrar três tipos de cardápios – os menus fixos com entrada, prato principal e sobremesa; os buffets self-service; e os cardápios à la carte.
Para quem quer degustar cardápios diferentes, muitos navios possuem restaurantes de especialidade, que podem ter custos adicionais. Entre os tipos de culinárias estão a japonesa, mexicana, carnes especiais servidas em steak houses e frutos do mar, entre outros.
4 – O que está incluído em um cruzeiro?
O que está incluído na tarifa de cruzeiro pode variar entre cada companhia. No entanto, a maioria inclui hospedagem no navio, ou seja, a cabine escolhida para a sua viagem. Todas as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – realizadas nos restaurantes principais do navio. Entretenimento e atividades a bordo como piscinas, academias, aulas de ginástica na piscina ou em grupo, shows de música e teatro.
programações diárias de entretenimento fazem parte da tarifa dos cruzeiros, entre eles, espetáculos todas as noites, shows de música, DJS e baladas. Na foto, teatro do Costa Diadema. Atividades como aulas de ginástica em grupo, aulas de dança e campeonatos esportivos nas quadras | Foto: MSC Cruzeiros
Verifique com a companhia de cruzeiros ou com a agência de viagem o que está incluído na sua tarifa de cruzeiro e se há cobranças adicionais para as atividades ou serviços.
5 – Quais despesas extras em um cruzeiro?
O que não está incluído no cruzeiro pode variar entre as companhia de cruzeiros. No entanto, alguns itens geralmente não estão incluídos em uma tarifa convencional:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas: Normalmente não estão incluídas bebidas como cervejas, vinhos, coquetéis, cafés especiais, sucos e refrigerantes. Pacotes de bebidas podem ser adquirido a bordo ou no momento da reserva. Algumas companhias, entretanto, possuem tarifas all-inclusive, que incluem o consumo de bebidas na tarifa do cruzeiro.
- Acesso a Internet: A bordo normalmente é cobrada uma tarifa de acesso a Internet. O serviço pode ser adquirido no navio ou no momento de compra da viagem. Entretanto, em algumas companhias o serviço já está incluído na tarifa da viagem.
- Atividades e serviços: Alguns itens poderão ter cobrança adicional, como aulas de ioga, aulas de culinária, serviços de quarto ou lavanderia.
- Excursões em terra: Dependendo da companhia, navio e roteiro, os passeios durantes as paradas dos navios poderão ser cobradas separadamente. Reservas podem ser realizadas a bordo ou antes do embarque.
- Gastos pessoais: Todos os gastos extras, como compras nas lojas Duty Free, tratamentos no spa, telefonemas, jogos no cassino, também são cobrados separadamente.
Lembre-se de verificar o que está incluído no pacote de viagem escolhido para se planejar para as despesas extras.
6 – Como são os preços a bordo?
Por padrão, os valores a bordo do navio são em dólar, mesmo quando o cruzeiro está navegando no Brasil. Entretanto, quando os cruzeiros estão na Europa, algumas companhias poderão adotar o euro como moeda padrão a bordo.
7 – Como é a rotina num cruzeiro?
Ao embarcar, a rotina a bordo é repleta de atividades, divulgadas em um programa diário. O dia começa com delicioso café da manhã, seguido por banhos de sol ao redor das piscinas, hidromassagens relaxantes, aulas de ginástica com monitores – ou shows de música em um dos inúmeros bares e lounges do navio.
Caso o itinerário inclua escalas em diferentes cidades, os desembarques começam na parte da manhã para visitação do local. Excursões em terra podem ser organizadas pela própria companhia, com um horário limite para retornar ao navio. Durante a visita, a qualquer momento o hóspede poderá subir a bordo, caso não queira continuar em terra.
Curtir a piscina interna do MSC Seashore, a Jungle Pool Lounge | Foto: MSC Cruzeiros Tomar um café expresso, no Brooklyn Cafè | Foto: MSC Cruzeiros Aproveitar os parques aquáticos para crianças como o Pirates Cove do Seashore | Foto: MSC Cruzeiros
Os horários de jantar e o restaurante são pré-definidos para cada cabine. Caso o hóspede queira comer num restaurante de especialidade, é recomendado uma reserva antecipada. Durante a noite, a programação a bordo é intensa. No teatro principal, todas as noites há um espetáculo diferente com produções estilo Broadway. Nos bares do navio, shows de música com piano, cantores e DJs para todos os estilos musicais. Na discoteca ou no deck superior acontecem festas temáticas como a Noite do Branco, Anos 70, entre outras, que rolam até o sol raiar.
8 – Quais roupas levar em um cruzeiro?
A maioria dos navios que visitam a costa brasileira permitem uma mala com roupas mais descontraídas. Nos cruzeiros mais longos, com quatro a sete noites de duração, poderá acontecer um jantar de gala, exigindo roupas mais formais tais como vestido para as mulheres e camisa social com blazer, para os homens.
Durante o dia, roupa de banho para a piscina, bermudas e saias, sendo que não é permitido traje de banho nos restaurantes. Para saber mais o que levar, confira aqui.
Dica Krooze: leve roupas brancas na mala para curtir a famosa Festa do Branco, uma das noites mais animadas a bordo. Um assessório divertido também é recomendado para as festas temáticas!
9 – Os navios são seguros?
Os navios modernos são construídos com tecnologia avançada e equipados com recursos de última geração para garantir a segurança dos passageiros. A tripulação recebe treinamentos periódicos sobre práticas de segurança. E no seu primeiro dia de viagem, todos os hóspedes participam de um treinamento sobre regras de segurança a bordo.
10 – Um das principais dúvidas sobre cruzeiros: o navio balança muito?
Em algumas rotas, isso pode acontecer. Mas os navios modernos são equipados com estabilizadores, garantindo redução de balanço. Em caso de mal estar, os hóspedes podem procurar a recepção – ou o centro médico, para casos mais graves – para obter remédios para enjoo.
Dica Krooze: as cabines localizadas mais ao centro do navio sentem menos impacto do balanço do navio. Por esse motivo, possuem valores mais altos.
Para conhecer mais sobre os navios que vistam o litoral brasileiro, visite o site da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros. E consulte seu agente de viagens!