Veja, aqui, respostas para as dúvidas mais frequentes que cruzeiristas – novatos ou não – têm ao embarcar
Por Luísa Medeiros
Está pensando em viajar de navio mas têm muitas dúvidas? Comprou seu cruzeiro mas têm vários questionamentos antes de embarcar? Já viajou alguma vez mas ainda têm perguntas sem respostas? Calma!
Viajar em um navio de cruzeiro é bem diferente do que viajar de ônibus, carro ou avião. Existem algumas características específicas a serem levadas em consideração – e, por isso, até os cruzeiristas mais experientes podem ter dúvidas!
Veja, aqui, algumas das perguntas mais frequentes feitas por cruzeiristas frequentes ou marinheiros de primeira viagem. Navegue usando a lista de perguntas! E, se ainda tiver dúvidas, escreva para o email editorial@krooze.com.br. Iremos fazer o (im)possível para incluir sua resposta nessa matéria. Boa viagem!
Planejando sua viagem
- É necessário tomar vacinas para navegar?
- Não falo inglês, consigo embarcar?
- Se eu viajar sozinho, vou dividir cabine?
- Que documentos preciso para viajar em um cruzeiro?
- Quais festas ocorrem a bordo? Preciso de roupas especiais?
- Com quantas horas de antecedência preciso chegar no porto?
- Estou grávida. Posso fazer um cruzeiro?
- Não tenho cartão de crédito internacional, posso navegar?
- Quais as regras para bagagem?
- Todas as cabines têm janelas?
- É possível reservar dietas especiais?
- As bebidas estão incluídas no preço do cruzeiro?
- As comidas estão incluídas no preço do cruzeiro?
- Tenho necessidades especiais, posso fazer um cruzeiro?
- Posso levar medicamentos a bordo?
- Posso levar chapinha/prancha e secador de cabelo para o navio?
A bordo
- Posso sacar dinheiro no navio?
- Existe colete salva-vidas e botes para todos os hóspedes?
- O que é o treinamento de segurança (safety drill)?
- O seguro saúde é obrigatório para fazer um cruzeiro?
- Quais são os serviços médicos disponíveis a bordo?
- Qual é a temperatura a bordo?
- Se eu perder algo a bordo, o que devo fazer?
- É permitido fumar a bordo?
- Há roupa de cama e banho disponíveis? Preciso pagar por elas?
- Há espreguiçadeiras a bordo?
- Animais são permitidos a bordo?
- Qual o tipo de tomada a bordo?
As vacinas, se solicitadas, serão de acordo com os países visitados durante as paradas do seu cruzeiro. É importante pesquisar cada um dos destinos, nos sites oficiais das autoridades de saúde, para não correr o risco de perder a chance de conhecer algum dos destinos. Seu agente de viagens pode te ajudar com essas informações. Você encontra outros dados sobre protocolos de saúde (incluindo atualizações sobre vacinas e testes de Covid, aqui).
Não falo inglês, consigo embarcar?
Sim! Apesar do inglês ser a linguagem oficial dos navios, é possível embarcar sem falar o idioma. A maioria das companhias já disponibilizam profissionais que falam os idiomas mais comuns entre os hóspedes, de acordo com a temporada e itinerário. Caso não tenha tripulante que fale português, procure a recepção e sua companhia irá fazer o possível para que exista um entendimento de suas necessidades.
Se eu viajar sozinho(a), vou dividir cabine com um estranho?
Não! Alguns navios já disponibilizam cabines individuais (mas atenção, elas são limitadas e esgotam rapidamente). Em outros, o viajante solo precisará reservar uma cabine dupla – há tarifas especiais, nesse caso.
Que documentos preciso para viajar em um cruzeiro?
Seu bilhete de cruzeiro e identificação necessária para os lugares que irá visitar. Se for dentro do Mercosul, apenas um documento de identificação oficial com foto. Em outros países, seu passaporte válido e vistos, em alguns casos. Menores de 18 anos também devem apresentar documentos válidos – e, caso não viajem com seus pais, deverão carregar documentos especiais de autorização. Nesse caso, verifique com as autoridades do país que será visitado (incluindo deslocamentos no Brasil) que tipo de autorização é válida. Veja, aqui, mais algumas informações sobre documentação.
Quais festas ocorrem a bordo? Preciso de roupas especiais?
As festas temáticas e noites especiais são um grande acontecimento dos cruzeiros. Em geral, se repetem a cada itinerário – mas podem haver exceções. Em geral, não é obrigatório se vestir de acordo com o tema da festa. Mas as equipes de animação irão incentivar que você se junte à festa estando à caráter o que, convenhamos, é bem mais divertido.
Por exemplo, na temporada brasileira de 2023/2024, a Costa Cruzeiros anunciou que as saídas irão contar com Festa do Branco e Festa Brasil, bem como noite elegante – mas, claro, outras atrações estarão disponíveis em cruzeiros mais longos.
Já a MSC costuma incluir uma noite de gala (com presença do comandante) e uma Festa do Branco em todos os seus cruzeiros. No entanto, outras atrações poderão ser incluídas em viagens de diferentes durações.
Fique atento, sempre, à programação do seu cruzeiro. É provável que, no momento da confirmação da sua compra, você seja informado sobre o dress code. Você pode consultar, também, o seu agente de viagens que provavelmente terá essa informação. Para saber mais sobre as festas a bordo, leia essa matéria.
Com quantas horas de antecedência preciso chegar no porto?
O horário de chegada no porto estará indicado no seu cartão de embarque e pode variar de companhia para companhia (entre 2 e 3 horas é o padrão).
Dúvidas frequentes: estou grávida. Posso fazer um cruzeiro?
Sim, desde que o cruzeiro esteja concluído antes da gestação completar 24 semanas. No entanto, é fortemente recomendado que seu médico seja consultado antes do embarque – ele deverá indicar se há condições de saúde seguras para navegação.
Em geral, as companhias disponibilizam a opção do cruzeirista fazer um depósito em dinheiro ou associar seu consumo a um cartão de crédito internacional habilitado. Se sua opção for pelo depósito em dinheiro, ele deverá ser feito na moeda corrente do navio (em geral, dólar ou euro). A prática é a garantia de que qualquer gasto extra será pago pelo viajante.
Dúvidas frequentes: quais as regras para bagagem?
Em geral, as companhias limitam a até três volumes por hóspede e um total de 90kg, além de uma bagagem de mão. Não existe limitação de líquidos, como em viagens de avião. Conforme normas internacionais de segurança, não é possível embarcar com bebidas alcoólicas, armas, algemas, objetos cortantes, aparelhos elétricos ou eletrônicos potencialmente explosivos, drone, ferro de passar roupa, chapinhas para cabelos, secadores para cabelos e babyliss, aquecedores de mamadeiras e narguilés, itens explosivos e/ou inflamáveis. Caso você compre bebidas ou drone em alguma parada ao longo do cruzeiro, os itens ficarão retidos com o setor de segurança do navio e serão entregues no seu desembarque.
Todas as cabines têm janelas?
Na maioria dos navios, não. Há cabines internas (sem janelas), cabines com janelas (que em geral não abrem) e cabines com varanda. Ao reservar o seu cruzeiro, tenha atenção se sua cabine com janela ou varanda tem vista total ou parcial. Em caso de vista parcial, ela pode ser obstruída por algum item de segurança (como botes salva-vidas) ou alguma parede.
É possível reservar dietas especiais?
Sim, as companhias possuem menus especiais para portadores de doença celíaca ou com intolerância/alergia a alimentos. A solicitação pode ser feita no momento da reserva ou posteriormente, direto com a companhia de cruzeiro (ou com sua Agência de Viagens). Atualmente, a maioria das companhias também possuem menu destinado a vegetarianos, veganos, Kosher ou Halal – basta entrar em contato e fazer a solicitação. Ainda que alguns sites indiquem que a solicitação seja feita a bordo, a recomendação é que toda e qualquer necessidade de alimentação especial seja informada antes do embarque. Verifique, sempre, se há cobranças adicionais.
As bebidas estão incluídas no preço do cruzeiro?
Na maioria das companhias, as bebidas não estão incluídas no preço do seu cruzeiro – elas precisarão ser compradas separadamente ou em pacotes de bebidas de acordo com a preferência do viajante. Há água potável disponível nos buffets, no entanto.
Algumas companhias, com serviço mais premium, já disponibilizam pacotes que incluem bebidas específicas no preço total do cruzeiro.
As comidas estão incluídas no preço do cruzeiro?
Sim! Há restaurantes no estilo buffet para café da manhã e almoço, além de serviço à la carte para jantar, incluídos na tarifa. Porém, é preciso estar atento: há restaurantes de especialidades, cafeterias e lanchonetes que podem não estar incluídos na sua tarifa. Consulte sempre as condições do seu cruzeiro antes de fazer algum pedido especial.
Tenho necessidades especiais, posso fazer um cruzeiro?
Sim! As companhias fornecem condições para que cruzeiristas com necessidades especiais – sejam elas motoras ou cognitivas. O viajante (ou responsável) deverá, no entanto, avisar a companhia com antecedência para que possa ser melhor atendido. A bordo, poderão ser disponibilizadas cadeiras de roda, bem como cabines sem barreiras arquitetônicas para facilitar o deslocamento. Caso faça uso de equipamento específico (como scooter de deslocamento, por exemplo), é de responsabilidade do viajante o carregamento de baterias e suplementos.
Posso levar medicamentos a bordo?
Sim. A recomendação é que seus medicamentos sejam transportados na bagagem de mão. Bem como, leve suas receitas e uma listagem de seus remédios frequentes para que a equipe médica possa oferecer assistência em caso de emergência.
Veja também: um glossário com palavras que você vai ouvir em seu cruzeiro.
Algumas companhias disponibilizam esse serviço quando um cartão de crédito é registrado na conta a bordo, mediante uma taxa. Esse tipo de transação só pode ser feito na moeda oficial a bordo (euro ou dólar americano, dependendo do roteiro).
Existe colete salva-vidas e botes para todos os hóspedes?
Sim! Por normas internacionais, os navios possuem itens de segurança disponíveis para todos os hóspedes e tripulação, com excedente de 20%.
O que é o treinamento de segurança (safety drill)?
É um treinamento rápido que ocorre em todos os cruzeiros e que é de participação obrigatória de todos os viajantes. Nele, você ficará sabendo como identificar uma situação de emergência a bordo e como proceder caso ocorra.
Dúvidas frequentes: o seguro saúde é obrigatório para fazer um cruzeiro?
Não existe obrigatoriedade de seguro para embarcar – mas ele é fortemente recomendado. Com seguro em dia, qualquer atendimento médico feito a bordo ou durante as paradas, estão cobertos.
Quais são os serviços médicos disponíveis a bordo?
Os navios contam com um centro médico equipado para quaisquer emergências médicas, incluindo pequenos procedimentos. Na maioria há, também, um leito caso o viajante precise ficar em observação. Fique atento que podem haver cobranças para esse atendimento.
Qual é a temperatura a bordo?
Os navios são climatizados e todas as áreas comuns são reguladas para conforto térmico dos viajantes (levando em consideração as condições climáticas externas). Na cabine, a temperatura pode ser controlada por um termostato.
Veja também: outras dúvidas frequentes sobre o universo dos cruzeiros
Se eu perder algo a bordo, o que devo fazer?
Hóspedes que perderem itens a bordo devem ir à recepção ou ao serviço de hóspedes para ver se seus pertences foram encontrados por outros hóspedes ou pela tripulação e entregues.
Dúvidas frequentes: é permitido fumar a bordo?
Existem áreas específicas para fumar a bordo, indicadas por placas e cinzeiros. Fumar (inclusive cigarros eletrônicos) não é permitido nas cabines, nas varandas e nos bares em que não esteja expressamente indicado.
Há roupa de cama e de banho disponíveis? Preciso pagar por elas?
Sim, roupa de cama e de banho estão disponíveis aos hóspedes durante o cruzeiro. Não é preciso pagar adicionalmente por isso.
Há espreguiçadeiras a bordo?
Se o seu navio possui piscinas, é provável que haja um bom número de espreguiçadeiras disponíveis para uso. Não é preciso pagar para utilizá-las. A maioria dos navios também fornece toalhas de banho específicas para essas áreas, gratuitamente.
Qual o tipo de tomada a bordo?
As tomadas disponíveis nas cabines dos navios, em geral, seguem um padrão internacional. Americano ou europeu, dependendo da origem do navio e da companhia marítima. Navios mais modernos já oferecem entrada USB para carregar dispositivos eletrônicos – mas os mais antigos podem ainda não ter atualizado essa tecnologia.
O ideal, em qualquer caso, é carregar na sua mala um adaptador universal. Somente com ele você terá a certeza de que qualquer tomada poderá ser utilizada com seus dispositivos.
Dúvidas frequentes: animais são permitidos a bordo?
Na grande maioria dos navios, somente animais de serviço são permitidos. Veja aqui, algumas exceções.
Não é permitido entrar com chapinha/prancha de cabelos a bordo. Em geral, as companhias disponibilizam secador de cabelos na sua cabine.