Jornalista Sylvia Barreto compartilhou dicas sobre marketing digital com agentes de viagem, durante o evento Cruise360 Brasil
Por Fernanda Corrêa
O Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários no Instagram, enquanto os brasileiros passam mais de cinco horas por dia em aplicativos no celular. Por sua vez, a compra de viagens é influenciada por vídeos no YouTube, recomendações de familiares, amigos e criadores de conteúdo. Esses dados já mostram a importância do mundo virtual para as agências. Mas para conhecer mais motivos, acompanhe então as dicas que a jornalista Sylvia Barreto apresentou na palestra Como usar as redes sociais e atrair mais clientes?, durante o evento Cruise360 Brasil.
A criadora do Viajar É simples, perfil com cerca de 170 mil seguidores no Instagram, demonstrou ainda que agentes de viagem e criadores de conteúdo trabalham em sinergia na venda de cruzeiros. Enquanto um inspira os viajantes, mostrando suas experiências e divulgando o estilo da viagem, o outro realiza toda a trajetória de venda.
Resumimos, então, a palestra em três motivos para agências e agentes estarem nas redes sociais, de acordo com a criadora de conteúdo. Acompanhe aqui, e boas vendas!
1- Redes sociais são uma vitrine para clientes
Seja Instagram, YouTube ou um Blog que é encontrado em buscas do Google, as redes sociais são uma vitrine importante para as agências de viagem. Por meio de conteúdo e programação constantes, informam e inspiram seus potenciais clientes; e também reforçam a fidelidade de clientes atuais.
“No início da minha carreira, eu não queria aparecer. Assim como eu, a maioria das pessoas não quer se expor nas redes sociais”, comentou Sylvia Barreto (na foto, ao lado de Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil).
Entretanto, quando começou a se mostrar, durante suas viagens, a jornalista aumentou sua audiência para os atuais 170 mil seguidores. Por isso, destacou a importância de se reinventar, aproveitando as vantagens das plataformas digitais.
2- Mostrar “por que é importante comprar com agentes de viagem”
Segundo a jornalista, esta é uma das principais pautas para agências de viagem e agentes. Mesmo com a grande oferta de compras na Internet, nada substitui a assessoria profissional do agente, durante toda a jornada da viagem. Por isso, postagens frequentes sobre o assunto são essenciais.
3- Conta do Instagram permite conhecer sua audiência
Para agências e agentes que desejam abrir uma conta no Instagram, a Conta de Empresa é a modalidade ideal. Pois oferece um recurso chamado Painel Profissional que mostra dados sobre sua audiência, tais como, região e cidades onde moram, faixa etária e gênero.
“O seu cliente também é um influenciador: quando gosta
da experiência, vai espalhar para amigos e familiares”, comentou Sylvia Barreto.
Agora basta seguir as dicas da jornalista!
- Para configurar sua Bio no Instagram, ou seja, aquele cabeçalho sobre sua empresa, deixe as informações claras e tenha uma “chamada para ação”. Por exemplo, pode adicionar o link para o seu site. Caso queira colocar mais de um link, o recomendado é usar o LinkTree.
- Os melhores horários para postar são 09h, 12h, 18h e 21h. Entretanto, neste último horário, apesar do acesso maior, o post fica poucas horas em exposição, já que nas horas seguintes os seguidores vão dormir. Para ter uma boa performance no famoso algoritmo do Instagram, o ideal é que seu post faça sucesso na primeira hora após a postagem.
- Melhores dias da semana para postagem: de segunda a quinta-feira. Entretanto, de acordo com os especialistas em marketing digital, o ideal seria postar todos os dias. Se não for possível, mantenha a regularidade. Sylvia ainda comentou que gosta de publicar no domingo, sempre pautas mais inspiradoras ou bem humoradas.
- Quando planejar o conteúdo do post, pense em quem deseja atingir. Visualize o perfil dessa pessoa, e quais dúvidas você pode responder.
- O que postar: dicas de destino e dicas de documentação. Ou ainda, comentar notícias, adicionando os seus próprios pontos de vista sobre o assunto.
- Trabalhe com criadores de conteúdo: por exemplo, compre vídeos e fotos das viagens para usar nos seus canais como TikTok, YouTube e listas de transmissão no WhatsApp.
Veja aqui as dicas aplicativos
- Capcut e Wondershare Filmora: edição de vídeo
- Canva: edição de imagem e layout
- Lightroom e Snapseed: edição de imagem
- Travel Boast: roteiros e rotas dos navios
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