Conheça as principais rotas e os portos do verão europeu
Por Fernanda Corrêa
Águas azuis profundas, capitais vibrantes, cidades pitorescas. Com tantos atrativos, os cruzeiros no Mediterrâneo estão entre os mais desejados do mundo e a temporada de 2022 está prestes a começar. Para quem deseja fazer essa viagem no verão europeu, de junho a agosto, a Krooze reuniu dicas e sugestões de rotas clássicas pela região.
O mar Mediterrâneo interliga vários países europeus e a distância entre os portos é relativamente curta. Isso permite visitas a cidades icônicas como Barcelona e Roma em poucos dias, sem a necessidade de fazer e desfazer as malas a cada destino. Basta embarcar e desfrutar da comodidade a bordo.
Outra vantagem para o viajante é poder conciliar o roteiro do navio com a passagem aérea, programando embarque e desembarque em diferentes cidades ou na mesma localidade. A ajuda de um agente de viagens é sempre indicada no momento de planejar essa logística.
Existe uma grande oferta de cruzeiros no Mediterrâneo em 2022. Então, quando escolher o seu, pesquise as excursões em terra e os roteiros que eventualmente incluem pernoites. Por exemplo, para quem quer conhecer a famosa noite da ilha espanhola de Ibiza, o pernoite do navio na ilha pode ser um diferencial. Se deseja conhecer um monumento específico na Grécia, verifique se está incluído na agenda de excursões e, ainda, se está incluída na sua tarifa ou é cobrada à parte. Assim não há surpresas! Uma dica é avaliar o custo dos cruzeiros all inclusive, ou seja, onde a tarifa inclui excursões, pacotes de bebidas e internet, entre outros serviços que normalmente seriam extras. A maioria dos cruzeiros oferecem de 2 a 3 excursões na sua tarifa.
Vamos então aos 5 roteiros mais clássicos no Mediterrâneo para você fazer em 2022. A dica final é entrar no site das companhias que indicamos abaixo e verificar o que mais lhe agrada. E, claro, consulte seu agente de viagens!
1 – Cruzeiros no Mediterrâneo partindo de Portugal
Embora Portugal não esteja localizado no Mediterrâneo, incluímos a sugestão, pois vários cruzeiros pela região têm saídas do porto de Lisboa, uma pérola da Europa a ser visitada, com seus bairros antigos, urbanizações e locais históricos como Belém, onde Pedro Álvares Cabral partiu rumo ao Brasil. É possível escolher um roteiro com paradas no Algarve, litoral sul de Portugal, e em países no norte da África, como Marrocos, antes de entrar em águas mediterrâneas.
2 – Roteiros pela Espanha
Nos roteiros que partem de Lisboa, algumas companhias marítimas com navios menores, como a Oceania Cruises, incluem visita à pitoresca Sevilha, no interior da Espanha. A cidade é acessada por navegação no rio Guadalquivir até o porto de Sevilha, com pernoite para conhecer a charmosa vila de influência árabe.
O porto de Barcelona é o principal da Espanha e um dos mais movimentados do mundo. Está localizado dentro da cidade, então o viajante desembarca a poucos metros do centro histórico, com acesso ao metrô e passeios a pé. As visitas poderão percorrer o calçadão La Rambla, onde fica o famoso mercado La Boqueria, e passar pelo Bairro Gótico. Dependendo do tempo de parada, vale a pena também conhecer os edifícios do arquiteto catalão Antoni Gaudí, tais como a Casa Batlló, Casa Milá e a catedral Sagrada Família.
Para os viajantes que buscam roteiros mais agitados, as ilhas espanholas de Palma de Maiorca e Ibiza são os locais indicados, com uma opção incrível de famosos beach clubs.
Já os roteiros mais culturais podem incluir uma parada no vilarejo de Pálamos, com visita fora da cidade ao Museu de Salvador Dali. Ou uma parada na cidade murada de Cartagena com sua colina do Castelo de Concepción, o teatro romano do século I a.C., as ruínas do século 13 da Catedral de Santa Maria e o Museu Naval.
3- Roteiros na França
O movimentado porto de Marselha, a cidade mais antiga da França, é um dos principais do país. As paradas possibilitam uma visita ao encantador bairro pesqueiro no Porto Velho, onde está o moderno MuCEM, ou Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo. A partir de Marselha é possível visitar a famosa zona rural de Provença, com seus campos de lavanda e girassóis. Ou pegar um barco menor para visita às Calanques, um paraíso de enseadas espalhadas ao longo da costa marselhesa.
Destino de milionários e celebridades, a Cote D’Azur possui uma série de vilarejos charmosos. A partir do Principado de Mônaco, com a conhecida avenida Grand Corniche, Casino e Cidade Velha, o viajante pode visitar vilarejos antigos como Nice, Cannes e a adorável cidade medieval St. Paul de Vence, no alto das colinas, com vista para o Mediterrâneo.
4 – Itália
A Itália oferece inúmeras opções de portos, a partir dos quais é possível realizar excursões em terra para localidades próximas. Relembrando que é sempre importante verificar os valores e a duração das visitas para ter uma viagem tranquila.
Quando chegar ao porto de Gênova, pode-se visitar a sofisticada costa de Portofino e as charmosas vilas de Santa Margherita e Rapallo.
O porto de Livorno oferece acesso à cidade de Florença, em meio à arquitetura fabulosa da cidade renascentista com obras de Michelangelo. E o incrível Campo dei Miracoli de Pisa, a cerca de 25 quilômetros do porto, com sua bela catedral e famoso campanário.
É importante saber que os cruzeiros com embarque e desembarque em Roma na realidade são realizados fora da cidade, no porto de Civitavecchia, a cerca de 80 quilômetros da capital italiana. O percurso de trem dura cerca de 50 minutos e, de carro, cerca de uma hora e meia. Também é um importante centro para os roteiros que cruzam a costa da Itália
A cidade de Nápoles é uma das maiores cidades italianas Os roteiros poderão incluir visitas a Pompeia, paradas na encantadora Amalfi e na sofisticada Positano, com seu ar descontraído e casas brancas em estilo mourisco ao redor de uma baía deslumbrante, repleta de barcos de pesca coloridos.
Desde 2021, os cruzeiros de grande porte foram proibidos na cidade de Veneza. As companhias estão utilizando localidades próximas como Monfacone (cerca de 130 quilômetros), Ravena (145 quilômetros) e Trieste (160 quilômetros). Entretanto, os cruzeiros menores, de até 200 hóspedes, podem entrar no porto da cidade.
5 – Croácia e Grécia
Nos roteiros que percorrem o Mar Adriático, situado entre a costa leste da Itália e países do leste europeu, a maioria dos cruzeiros partem do porto de Ravenna, próximo a Veneza e descem a costa percorrendo Eslovênia (Koper) e Croácia (Zadar, Split, Dubrovnik). Percorrem então as ilhas e o litoral da Grécia (Corfu, Chania, Santorini, Mykonos, Atenas) e muitos cruzeiros têm roteiros chegando até o litoral da Turquia (Kusadasi e Bodrum), incluindo a lendária cidade de Istambul.
Vale a pena destacar que na Grécia existem várias possibilidades de roteiros. Cada companhia escolhe um itinerário diferente pelas famosas ilhas gregas. Então é indicado pesquisar os destinos mais atraentes para você.
Companhias marítimas com cruzeiros no Mediterrâneo em 2022
Para poder escolher o cruzeiro mais adequado ao seu estilo de viagem, apresentaremos as companhias marítimas com navios de cruzeiro de grande porte e aquelas que possuem embarcações menores.
Os navios de grande porte podem acomodar entre 2 mil e 6 mil passageiros e são autênticos resorts em alto-mar. Oferecem diversão completa, piscinas, restaurantes de diferentes especialidades e uma programação extensa de atividades. As principais companhias com roteiros no Mediterrâneo são a MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Celebrity Cruise Line e Royal Caribbean.
Já os navios de menor porte acomodam entre 100 e 1.500 hóspedes. E as principais linhas marítimas que visitam o Mediterrâneo são a Oceania Cruises, Regent Seven Seas, Silversea e Seabourn.
Boa viagem!