O investimento recebido da Comissão Europeia é uma grande representação de que a PONANT vem criando esforços para acelerar a descarbonização no setor de cruzeiros
Por Redação Krooze
A PONANT tem o orgulho de anunciar sua seleção para o programa de apoio INNOVFUND. Esse auxílio, concedido pela Comissão Europeia e financiado com recursos do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS), é um dos maiores programas de financiamento do mundo voltado para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixas emissões de carbono.
Essa decisão representa um marco no reconhecimento que a PONANT vem recebendo por seus esforços em acelerar a transição para a descarbonização no setor de cruzeiros. Além disso, destaca o comprometimento do setor industrial francês, mobilizado para antecipar os desafios da descarbonização previstos para 2050.
A iniciativa também recebeu apoio do governo francês e do BPI (Banco Público de Investimento da França) como parte das chamadas de interesse CORIMER 2023, alinhadas aos objetivos do plano “França 2030” e da estratégia “Navio Verde” do CORIMER, que visam acelerar transformações e implantar soluções tecnológicas na indústria marítima.
“Receber um investimento como este, envia uma mensagem muito encorajadora para as equipes que trabalham neste projeto ambicioso de descarbonização. Esse reconhecimento valida o espírito pioneiro da PONANT. Com o projeto Swap2Zero, estamos criando uma vitrine da tecnologia francesa em torno do primeiro navio de emissão zero em operação,” afirma Patrick Augier, Secretário-Geral da PONANT.
PONANT lidera projeto para acelerar a descarbonização da indústria naval
Esse investimento valida anos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pelos engenheiros de P&D e Novas Construções da PONANT, sob a coordenação de Mathieu, Petiteau, Newbuilding and R&D Director, da PONANT. Ele ratifica o projeto Swap2Zero, que busca emissões zero de CO2 em operação, com autonomia de um mês, utilizando seis tecnologias inovadoras de descarbonização como pilares:
- Um sistema de propulsão à vela e um casco que fornece 50% da energia de propulsão usando a força do vento;
- Uma área superior a 1.000m² de painéis fotovoltaicos de última geração, eco-concebidos e produzidos na França;
- Uma célula de combustível de baixa temperatura, movida a hidrogênio líquido, para propulsão, com a água e o calor gerados sendo reciclados;
- Uma célula de combustível de alta temperatura para atender às necessidades de energia do navio, com o calor emitido sendo recuperado para produzir água quente;
- Tecnologia de captura de carbono a bordo, combinada com a célula de combustível de alta temperatura;
- Um sistema inovador de gestão de energia, projetado para controlar e distribuir energia sem necessidade de geradores.
Com esse apoio financeiro, a PONANT fortalece sua posição de liderança na transição ecológica marítima. A empresa continua com seu ambicioso programa de ter um navio totalmente descarbonizado até 2030, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras para um turismo mais sustentável.