Com o mercado aquecido, cresce o número de viajantes em alto mar. Confira as preferências dos cruzeiristas para esse ano.
Depois de duas temporadas sob a ameaça da pandemia, 2023 desponta como o ano de retomada do mercado de cruzeiros marítimos e fluviais em todo o mundo. Já é visível a oferta crescente de viagens, bem como roteiros diferenciados e novas embarcações, gerando uma onda de otimismo para companhias e opções para cruzeiristas.
Diante de um mercado aquecido, observando a movimentação do mercado e as ofertas para o próximo ano, os especialistas em cruzeiros da Krooze elencam quatro tendências para cruzeiros em 2023. Confira:
1. Destino: Oriente Médio
Há algum tempo o Oriente Médio vem ganhando visibilidade entre os cruzeiristas. Esse ano, no entanto, a região – que inclui países árabes que fazem fronteira com o Mar Árabe, Mar Vermelho e o sudeste do Mediterrâneo – ganhou holofotes com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Catar e passou a ser objeto de desejo de viajantes de todo o mundo. A oferta de cruzeiros em portos do Oriente Médio está em pleno crescimento, mesmo com uma temporada relativamente curta (de dezembro a março) na região.
O destino ainda preserva seu ar exótico em pontos históricos como a cidade perdida de Petra, na Jordânia, e as pirâmides do Egito. Surpreende em lugares extremamente luxuosos como Dubai e suas praias artificiais. Ganha ainda mais misticismo com os famosos mercados de rua (os souks), mesquitas e a possibilidade de exploração em regiões desérticas.
Os principais itinerários para cruzeiros no Oriente Médio incluem Golfo Pérsico, Canal de Suez e roteiros pela Terra Santa.
2. Tamanho: navios menores e mais luxuosos
O mercado de navios ultra-luxuosos e menores, no estilo iate, está super aquecido. Prova disso são os diversos lançamentos nesse segmento em 2022 e outros previstos para 2023. Alguns exemplos são o SH Diana, da Swan Hellenic, que deve navegar em março; o investimento da icônica marca de hotelaria Ritz-Carlton em uma coleção de iates de luxo, no mar desde outubro; e o anúncio da rede Four Seasons Hotel Inc., que já está construindo seu primeiro iate para navegar a partir de 2025.
Essa tendência pode ser um reflexo do período pandêmico, quando viajantes passaram a buscar espaços menos povoados, mas também pelo crescimento do segmento de luxo, uma vez que navios menores oferecem mais exclusividade, mais espaço (com menor proporção entre tripulação e hóspedes) e serviços especializados.
Mesmo as companhias que possuem grandes navios estão de olho nessa tendência, lançando embarcações no estilo. A MSC Cruzeiros, por exemplo, está lançando uma linha exclusiva para cruzeiros menores e de luxo, a Explora Journeys – o primeiro da frota, EXPLORA I, tem capacidade para 900 hóspedes e deve navegar em julho de 2023. E quando não é possível ter navios menores, as grandes companhias investem em espaços exclusivos, verdadeiras áreas VIP com acesso exclusivo e até mordomo particular. Alguns exemplos são o espaço The Haven, dos navios da Norwegian Cruise Line; e a área Star, da Royal Caribbean.
3. Duração: viagens mais longas
O conceito de slow travel, bastante festejado por quem viaja por terra, está ganhando espaço entre cruzeiristas. As companhias estão investindo em viagens mais longas, com mais tempo disponível nos portos e mais pernoites. Roteiros de cinco dias passam a ser feitos em dez, por exemplo, dando mais possibilidades de exploração das cidades e seus entornos.
A oferta de grandes viagens , como travessias e volta ao mundo, também cresce a cada temporada. Em 2023, quase todas as grandes companhias de cruzeiro oferecem essas modalidades, com diferentes trajetos e durações. A Azamara, por exemplo, incluiu 15 pernoites e 31 embarques noturnos em seu cruzeiro de volta ao mundo – e tem as viagens de 2023 e 2024 com vendas esgotadas.
4. Estilo: cruzeiros segmentados
Para 2023, o mercado de cruzeiros também apresenta uma tendência de segmentação importante, com opções que se encaixam melhor no perfil de cada viajante. No Brasil, a tendência é visível na oferta de cruzeiros temáticos, que dobrou desde a última temporada, com opções que vão desde os musicais, fitness, de dança, infantis, para aventureiros e até cruzeiros adultos, com um estilo mais sensual.
No mesmo ritmo, cruzeiros de expedição têm ganhado destaque, com mais opções de roteiros e navios cada vez mais especializados. No Brasil, destaque para as navegações pela Amazônia, com navios menores e que possibilitam uma verdadeira imersão na floresta, incluindo atividades como pesca esportiva, trilhas e observação de animais.
Olhando para o mercado internacional, tem crescido a oferta de navegação em lugares como a Patagônia, a Antártica, o Alasca e o norte europeu, por exemplo. Navios com botes Zodiac e submarinos possibilitam a exploração mais a fundo, acessando espaços que não se vêem do navio. Outras embarcações oferecem grandes áreas de observação para cruzeiros cênicos, ou seja, viagens em que os cruzeiristas não descem do navio, apenas assistem às paisagens com o conforto do serviço de bordo.
Sobre a Krooze
A Krooze é a maior plataforma brasileira de busca e vendas de cruzeiros, conectando companhias marítimas às operadoras de turismo e agências de viagem. A tecnologia do sistema foi criada por uma equipe multidisciplinar que inclui programadores, especialistas em cruzeiros e profissionais da área de turismo.
Criada em 2020, busca fomentar a indústria de cruzeiros por meio de ferramentas e conteúdos que promovam informação, educação e comercialização. Para isso, também mantém um portal que desde 2021 traz as últimas notícias das principais companhias de cruzeiros do mundo, dicas para atuais e novos cruzeiristas, as melhores atrações a bordo e destinos incríveis para conhecer de navio.
Quer receber os press releases da Krooze?
Clique aqui para fazer parte da nossa mailing list.