Pesquisa britânica mostra que 37% das pessoas escolhe viajar sozinha e 19% inclui cruzeiros em suas preferências de férias
Por Luísa Medeiros
Cada vez mais, as viagens solo ganham adeptos pelo mundo. Uma pesquisa encomendada pela Norwegian Cruise Line (NCL) mostrou que um em cada três viajantes (37%) afirma que prefere viajar sozinho, e três em cada dez (31%) irão realizar uma viagem sozinhos em 2023. Desses, 19% afirma que cruzeiros representam as férias individuais dos sonhos.
A pesquisa mostrou que dois terços das pessoas já fizeram uma viagem solo antes, sendo as principais razões são fazer uma pausa (33%) ou algum tipo de tratamento (30%). Quase uma em cada cinco pessoas (17%) reservou um período para se reconectar com elas mesmas após uma ruptura. Não ter que suportar hábitos irritantes como o ronco de companheiros de viagem (18%) e nenhum risco de drama ou quedas (17%) foram reveladas como algumas das principais vantagens de viajar sozinho.
O estudo da NCL ouviu 2 mil adultos britânicos e revelou, ainda, que para um terço (34%) daqueles que planejam viajar sozinhos, um cruzeiro (19%), uma escapada relaxante (28%) e uma pausa na cidade (27%) pontuam alto nas listas de desejos.
Gary Anslow, chefe de negócios do Reino Unido e Irlanda da NCL, disse: “Podemos ver pela pesquisa, que desfrutar da beleza das viagens por conta própria possibilita uma experiência verdadeiramente autêntica e proporciona autodescoberta e crescimento. Além disso, conhecer companheiros de viagem sozinhos pode até mesmo levar a amizades duradouras”.
Dica de leitura: aproveite e veja as melhores dicas de como escolher o seu cruzeiro para viajar sozinho. A matéria está disponível aqui no site Krooze.
NCL aposta em acomodações para viajantes solo
A NCL foi pioneira ao lançar seu conceito de Studio em 2010, projetado e cotado exclusivamente para cruzeiristas que viajam sozinhos e criado como um espaço elegante para se conectar com outros viajantes solo. Essa categoria de hospedagem pode ser encontrada em nove navios da frota NCL que navegam para alguns dos destinos mais procurados do mundo, incluindo Havaí, Alasca, Caribe e Europa.
Em 2023, o Norwegian Viva irá disponibilizar 73 cabines Studio, todas com acesso exclusivo ao Studio Lounge, uma área compartilhada restrita a viajantes solo, onde eles podem socializar com outros viajantes e trocar histórias de viagem. O Norwegian Viva navegará pelo Mediterrâneo no final deste ano, chegando às principais cidades portuárias do sul da Europa, incluindo Lisboa, em Portugal; Veneza (Trieste) e Roma (Civitavecchia), na Itália; assim como Atenas (Pireus), na Grécia. O navio viajará, então, para o sul do Caribe para sua temporada de inverno de 2023-2024, oferecendo cruzeiros com embarque em San Juan, Porto Rico.