Saiba o que visitar na ilha conhecida por sua natureza exuberante, localizada no litoral norte de São Paulo
Por Fernanda Corrêa
Ilhabela é um dos destinos mais marcantes do litoral de São Paulo. Imponente pela natureza de sua geografia, a ilha possui picos com mais de mil metros de altura que podem ser avistados ao longo do litoral norte. Revestida por uma exuberante Mata Atlântica, que cobre de verde mais de 85% de suas encostas, a porta de entrada para ilha é o canal de São Sebastião, com águas azuis sempre pontuadas por grandes navios e por veleiros, que aproveitam os excelentes ventos da região. A charmosa vila no centro histórico, praias de areia dourada e cachoeiras, completam o cenário perfeito para uma parada durante seu cruzeiro.
E chegar à Ilhabela em um navio de cruzeiro é sempre uma surpresa agradável, admirando sua crescente beleza, a medida em que se aproxima de suas encostas. Quem já chegou de balsa até a ilha, sabe bem que evitar as filas para embarcar é outra grande vantagem.
Grande parte das companhias que visitam a costa brasileira durante a temporada de cruzeiros no hemisfério sul, incluem Ilhabela em seus roteiros. Quando chegam à ilha, os navios ficam fundeados no canal de São Sebastião e o desembarque é realizado em tenders, barcos próprios que levam os hóspedes até o cais, localizado no centro da cidade.
A partir deste ponto, os hóspedes podem escolher entre as inúmeras excursões oferecidas pelas companhias marítimas. Os passeios, normalmente com duração entre 3 a 4 horas, consideram as distâncias entre os pontos visitados, além do tempo para os hóspedes curtirem o destino antes de embarcarem novamente. Entre as ofertas estão city-tour para uma visão geral do local, transfers até as praias próximas para um banho de mar e ainda passeios para uma das 360 cachoeiras da ilha. Mesmo para quem deseja fazer um passeio por conta própria, não faltam opções, desde percorrer a pé ou de bicicleta o centro histórico, até degustar seus bares, restaurantes e lojinhas.
Dica Krooze: Ilhabela também é conhecida pelos borrachudos, insetos que predominam em todas as praias da ilha. É recomendável levar repelente para insetos ao descer do navio, para tornar sua estadia confortável. Caso possua alergia a insetos, sempre consulte seu médico para melhor se prevenir durante a visita.
História de Ilhabela
A ilha foi povoada por pescadores, indígenas e depois por colonos, que em 1502 chegaram em caravelas para construir engenhos de açúcar. Foi usada como refúgio de piratas, o mais famoso foi o corsário inglês Thomas Cavendish, que ordenou um ataque na Vila de Santos e São Vicente. Em 1805, a então chamada ilha de São Sebastião, foi elevada à condição de município, quando recebeu o nome de Vila Bela da Princesa, em homenagem à filha mais velha do rei de Portugal, D. João VI. Em 1940, por determinação do governo federal, Vila Bela mudou de nome e passou a chamar-se Formosa, que deixou os habitantes inconformados e iniciaram um movimento popular para mudar o nome. A partir de 1945, o município incorporou outras ilhas, passando então a chamar-se Ilhabela, evidenciando, em todos os nomes que recebeu, a beleza natural que domina a cidade.
O que fazer no centro histórico de Ilhabela
Logo que desembarcar no píer, você está na vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela. Ao lado, há uma pequena praia que fica visível apenas em períodos de maré baixa, frequentada por quem quer se refrescar rapidamente ou, simplesmente, assistir a um belo pôr do sol no entardecer. A uma curta distância dali estão as ruas centrais, atrações históricas e algumas praias.
Os pontos históricos mais destacados na vila são a Igreja matriz de Ilhabela, Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso, construída em 1697. Próximo da praça de igreja está o edifício que foi Cadeia e Fórum de Ilhabela, edifício tombado como patrimônio histórico nacional, construído em 1913.
Praias centrais de Ilhabela
Entre a balsa e a vila fica localizada a Praia do Perequê, com 820 metros de extensão. Possui bares, quiosques, restaurantes e dezenas de coqueiros embalados por ventos que sopram durante boa parte do ano, tornando o local ideal para os praticantes da vela, kitesurf e windsurf. Suas águas calmas também são perfeitas para passeios de caiaque, canoa havaiana ou stand up paddle, disponíveis para locação. A ciclovia acompanha toda a orla, que termina com um píer e um mirante, perfeito para admirar o pôr do sol.
A praia do Saco da Capela fica a 5,6 quilômetros de distância da balsa e é uma ótima opção para todos os públicos. Praia de mar calmo e claro, com muitas lanchas e veleiros que dão um charme especial ao lugar. Há quiosques, restaurantes, clubes de praia, banheiros, chuveiros e um calçadão com muitas árvores sombreadas. A escola de vela da cidade a torna ainda mais conhecida.
A Praia do Itaquanduba, também no centro, com mar calmo, possui fundo lodoso e com alguns sedimentos, por isso pouco procurada para banho. Porém, ótima para prática de esportes canoagem, vela, stand up paddle e futebol de areia. Muito frequentada por moradores e veranistas, possui altos coqueiros e é ótima para um banho de sol tranquilo. A agradável ciclovia também corta toda a sua orla. O nome tupi da praia, que fica a 3,6 km da balsa, ao norte, significa algo como “local com muitos pedregulhos” ou então “pedras que rolam”, provável alusão aos inúmeros blocos espalhados pelo bairro, despendidos do Pico do Baepi ao longo de séculos.
A Fazenda Engenho d’Água é um importante patrimônio histórico e cultural de Ilhabela. Tombada pelo IPHAN e Condephaat, sua construção é datada do fim do século 18 ou início do 19. Localizada na região central, a Fazenda ainda tem uma bela vista para o mar.
O que fazer em Ilhabela durante seu cruzeiro
Prefere relaxar numa praia ou tomar um banho de cachoeira? Subir a bordo de uma escuna para navegar pelas praias da ilha ou percorrer as estradas de jipe? A cada temporada, as companhias marítimas como Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros oferecem novas modalidades de excursões para os viajantes, procurando conciliar passeios que requerem atividade física mais amena, com outras mais voltadas a aventura. Mesmo para quem quer apenas conhecer o centro e as atrações históricas, há sempre opções de tours guiados a pé. Confira aqui algumas opções.
- Passeios para a Praia do Curral com duração média de 4 horas, realizados tanto de barco, como de ônibus ou jipes 4×4. A praia fica localizada a 15 quilômetros da vila de Ilhabela, em direção ao sul da ilha, com uma das melhores estruturas de bares e restaurantes de praia, ideal para quem quer curtir petiscos, entre banhos de mar e de sol. Os passeios preveem uma permanência livre na praia de cerca de duas horas, considerando também o tempo extra para deslocamento até o píer de embarque.
- Alguns roteiros para Praia do Curral são conciliados com uma visita a Cachoeira dos Três Tombos, próxima a Praia da Feiticeira. Um cenário com piscinas naturais é formado pela queda de água das três cascatas, sendo uma delas com mais de 20 metros.
Dica Krooze: Ao efetuar a reserva do cruzeiro, poderá consultar quais opções de passeios estão contempladas no roteiro da sua viagem. A dica é sempre reservar as excursões com antecedência pois, além de incluir este valor no pagamento da tarifa, garante sua participação nos passeios, sempre com vagas limitadas. Mas caso queira só desembarcar na ilha, sem realizar passeios, não é necessário reservas.
- Excursão de escuna com cerca de 4 horas de duração. O barco percorre as praias de Barreiros, Viana e Praia do Sino, famosa pelas suas pedras que parecem reproduzir o som dos sinos das igrejas. Os viajantes podem observar o Farol de Ponta das Canas e tirar fotos no Mirante do Barreiro, além de permanência média de uma hora na Praia do Jabaquara para banho de mar. Na volta, tempo para navegar ao redor do navio para fotos.
- Passeios de bicicleta pela vila e praias mais centrais, e aluguel de stand-up paddle para curtir tranquilamente as águas calmas da praia do Saco da Capela.
- Tour em minibus com ar condicionado com duração de 3,5 horas. Começa pelo centro histórico, passando pela Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, pela Casa da Princesa e visita a Cachoeira da Água Branca. O passeio visita ainda a Ilha das Cabras, situada na parte sul de Ilhabela, a Praia do Veloso, Praia do Sino e o Mirante do Barreiro, situado na parte norte da ilha onde é possível ter uma grande vista do canal com o navio ao fundo.
- Diária em Beach Club com uma vista para o canal de Ilhabela, perfeito para passar o dia com a família e amigos degustando coquetéis, ao som do DJ.
- Visita as Cachoeiras da Toca, situadas numa antiga quinta de açúcar e bananas, ativa desde 1937, quando se começou a plantar cana de açúcar para a produção de cachaça. Durante o passeio, visitantes podem se refrescar nas cascatas e aproveitar o sol, em meio a natureza pitoresca do local, antes de regressarmos ao navio.
Para embarcar num cruzeiro com parada em Ilhabela, acompanhe os roteiros dos navios que visitam a costa brasileira, normalmente entre os meses de outubro e março. Se deseja conhecer outras ilhas no litoral brasileiro, conheça mais sobre Ilha Grande, localizada no litoral do Rio de Janeiro. E lembre-se de consultar seu agente de viagem para pesquisar tarifas, itinerários e efetuar a sua reserva.