Dicas sobre a plataforma digital que integra aplicativo com dispositivo eletrônico para ser usado a bordo, o Medallion
Por Fernanda Corrêa
Possibilitar experiências digitais simplificadas e relevantes para o viajante, antes e durante seu cruzeiro. Resumindo, esta é a proposta da MedallionClass, plataforma digital da Princess Cruises que integra um aplicativo de celular (Princess MedallionClass) com um pequeno dispositivo eletrônico para ser usado a bordo, o Medallion. Assim, oferece diversas funcionalidades para o hóspede durante sua jornada de viagem – do check-in até a vivência no navio. E o melhor, é fácil de ser utilizada, descomplicando assim a navegação do usuário, seja virtualmente ou pelos mares.
Durante a viagem de sete noites pelo Caribe a bordo do navio Caribbean Princess, conhecemos de perto a tecnologia. E um detalhe importante chamou a atenção: não é necessário adquirir um pacote de internet para o aplicativo funcionar a bordo. A própria intranet do navio garante seu funcionamento, gratuitamente, assim como do Medallion.
Acompanhe, então, um passo-a-passo da minha experiência, bem como, suas principais funções.
Primeiro passo: criar o login
No momento em que recebi meu número de reserva do cruzeiro (Booking Number), entrei no site da Princess para criar meu login de hóspede. Então tive acesso imediato a muitas informações sobre o meu cruzeiro – visualização do itinerário completo, horários de embarque e das escalas, bem como detalhes das excursões reservadas.
Segundo passo: baixar o aplicativo
Para finalizar a experiência de personalização da minha viagem, baixei o aplicativo para celular Princess MedallionClass, na Play Store do celular. Segui o mesmo login e senha registrado no site da Princess. E mais informações estavam disponíveis. Desde a programação completa do navio em cada dia da viagem, planta dos decks, até serviços personalizados. Por exemplo, consegui definir minha preferência de alimentação (vegana, vegetariana, sem glúten); e, ainda, se desejava cama de casal ou de solteiro na cabine. Assim, até a data do embarque, naveguei diversas vezes no aplicativo, sempre atenta ao contador de dias e horas para o embarque. Enfim, tudo isso me aproximou muito da viagem.
Terceiro passo: check-in digital no aplicativo
Nas semanas que antecederam a viagem, preenchi meus dados pessoais em uma área chamada Ocean Ready, dentro do aplicativo Princess MedallionClass no meu celular. Incluí a minha foto, juntamente com os dados do passaporte, entre outras informações. Após finalizada esta etapa, minhas etiquetas de bagagem estavam disponíveis para impressão. Também foi gerado um QR-Code que funcionaria como meu cartão de embarque. Apresentei-o, então, na entrada do terminal de passageiros da Princess, em Port Everglades, nosso porto de partida em Fort Lauderdale (Flórida). É importante lembrar que todos estes procedimentos devem ser realizados antes do embarque e são obrigatórios.
Dica Krooze: o cadastro do seu cartão de crédito também será realizado no aplicativo Princess MedallionClass, antes mesmo de sair do Brasil. E no primeiro dia do cruzeiro será processado um valor de 100 dólares, apenas para ativação do cartão; mas, caso não haja consumo a bordo, o mesmo será estornado.
Recebendo o dispositivo Medallion
No momento do check-in, realizado no balcão de atendimento dentro do terminal de passageiros da Princess, recebi o famoso Medallion. Este dispositivo eletrônico pouco maior que uma moeda estava personalizado com meu nome e foi entregue acoplado a um cordão. Alguns viajantes da Princess preferem inseri-lo em uma pulseira de borracha, tal como um relógio – ou mesmo em um fio de metal, como um colar. Esses acessórios podem ser adquiridos a bordo, em diversas cores.
Medallion é a sua identificação pessoal para subir no navio
Com meu Medallion em mãos, a primeira vez que o utilizei foi para embarcar no navio, no terminal da Princess, em Port Everglades (Flórida). Bastou aproximá-lo de um totem eletrônico para validar minha entrada, pois já estava integrado com todas as minhas informações pessoais. Durante as escalas em San Juan (Porto Rico) e St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), ao sair e entrar no navio, este procedimento foi repetido, sem necessidade de apresentação de passaporte.
Dica Krooze: embora o Medallion facilite o acesso ao navio, é recomendado andar com seu passaporte ao visitar outros países. Ele poderá ser solicitado durante suas compras em terra e é importante em alguma eventualidade.
Como o MedallionClass funciona dentro do navio
Embora a plataforma MedallionClass esteja mais centralizada no aplicativo de celular, muitas experiências digitais também podem ser acessadas usando os portais do navio (telas digitais sensíveis ao toque) ou mesmo na TV da cabine. Confira, então, as principais funcionalidades que permite a bordo do navio:
- Abertura da sua cabine por aproximação: Assim que você se aproxima da cabine com seu Medallion, a porta é destravada. Na tela digital ao lado da porta, o hóspede que está entrando é identificado pela foto e nome.
- OceanNow: Esse recurso no aplicativo Princess MedallionClass permite solicitar a entrega de lanches e bebidas, aonde quer que você esteja a bordo. Para isso acontecer, precisa estar com o seu Medallion. Você pode também fazer pedidos na TV da sua cabine ou nos portais localizados nas áreas públicas do navio.
- JourneyView: Nos portais do navio ou no aplicativo do celular, você visualiza todos os eventos a bordo, marcando as atividades de seu interesse para criar uma agenda personalizada. Ou ainda para reservar excursões.
- OceanCompass: Permite localizar seus amigos no navio, bem como, enviar mensagens para eles. Também funciona como mapa virtual para identificar sua localização, em tempo real, mostrando as rotas para chegar ao local desejado.
- Dine My Way: Permite fazer reservas nos restaurantes do navio, diretamente no aplicativo do seu celular.
Dica Krooze: caso você queira utilizar seu WhatsApp ou Instagram, por exemplo, será necessário adquirir um pacote de internet.
Por fim, uma facilidade no momento do desembarque: o check-out é automático, ou seja, não é necessário se dirigir ao balcão de atendimento (Guest Service) para fechar sua conta. Caso haja algum consumo extra, os valores serão enviados diretamente para o seu cartão de crédito cadastrado.