Curadoria do icônico chef francês Jacques Pépin e harmonizações recomendadas pela revista Wine Spectator, entre outras delícias
Por Fernanda Corrêa
Para quem é amante de gastronomia e vinhos, a Oceania Cruises é uma escolha indicada, tanto pela criteriosa seleção de parcerias, como pelo ambiente luxuoso e exclusivo de seus seis navios, que hospedam entre 656 e 1.280 viajantes. A curadoria culinária começa pelo lendário Jacques Pépin para orquestrar os cardápios dos restaurantes – renomado chef francês que atuou para três presidentes da França, incluindo Charles de Gaulle, entre outras importantes atuações.
Complementando a gastronomia autoral do chef Pépin, está outra união de peso com a revista Wine Spectator, autoridade internacional na recomendação de vinhos. Anualmente, os editores degustam mais de 15.000 vinhos e, em cada edição, apresentam entre 400 e 1.000 resenhas com notas e indicações. Trazem todo esse conhecimento para a Oceania Cruises nas escolhas do cardápio de vinhos e das bebidas servidos a bordo.
Do seu relacionamento excepcional com a principal casa de champanhe da França, Moët & Chandon, a Oceania Cruises também criou um jantar exclusivo para os hóspedes, o Dom Pérignon Experience, com degustação de diferentes tipos da famosa bebida harmonizada com pratos especiais.
Além de saborear todas essas delícias, os hóspedes podem literalmente colocar a mão na massa durante os cruzeiros dos navios Marina e Riviera, aprendendo segredos da arte culinária na Escola de Culinária, um centro de última geração onde descobrem truques e receitas especiais em estações individuais, com vista para o mar.
Conheça então os restaurantes de especialidade e alguns dos pratos principais a bordo dos navios da Oceania Cruises. E inspire-se para a sua próxima viagem gastronômica!
Grand Dining Room, o restaurante principal
O Grand Dining Room é uma homenagem ao espírito dos restaurantes de hotéis cinco estrelas da Europa. Decorado com madeiras, tecidos de tapeçaria e poltronas, a ampla área de jantar apresenta pratos continentais e menus que mudam diariamente. Oferece uma ampla variedade de aperitivos, sopas e saladas e entradas para o jantar, além de opções saudáveis como Aquamar Vitality Cuisine, seleções vegetarianas gourmet e uma extensa variedade de vegetais. Aberto para café da manhã, almoço e jantar.
Restaurantes de especialidade da Oceania Cruises
O cardápio italiano do Restaurante Toscana traz as tradições familiares de receitas originais das mães e avós de própria equipe culinária. Apresentados em elegantes porcelanas Versace personalizadas, os pratos celebram a paixão culinária como o Carpaccio de Polvo com vinagrete de champanhe ou o Timbale de Alcachofra e queijo parmesão com molho de trufas negras. Pratos clássicos de outras regiões do norte da Itália também são apresentados, como o Minestrone alla Genovese, Lasanha Alforno Alla Bolognese e Osso Buco alla Milanese. Aberto para jantar a bordo dos navios Marina, Riviera, Regatta, Insignia e Nautica. Reservas necessárias.
Polo Grill incorpora todos os elementos de uma churrascaria clássica. Atenta à tradição, a decoração apresenta toalhas de mesa de linho branco, móveis de madeira escura e cadeiras de couro cor de vinho. Apresenta os favoritos consagrados pelo tempo, principalmente os pratos de carne bovina, todos certificados Black Angus USDA Prime e envelhecidos a seco para aumentar a maciez e o sabor. Pratos de frutos do mar suculentos, como peixe-espada grelhado e lagosta gratinada inteira, também são clássicos. A tradicional salada Caesar é preparada de acordo com a receita original, à mesa e com gosto. Aberto para jantar a bordo dos cruzeiros do Marina, Riviera, Regatta, Insignia e Nautica. Reservas necessárias.
O restaurante francês Jacques foi inspirado num bistrô parisiense, decorado com antiguidades, móveis de madeira e arte da coleção pessoal do chef Jacques Pépin. Confortável e eclético, o ambiente é puro francês, assim como a cozinha cosmopolita. Aromas deliciosos flutuam da rotisserie, onde os assados de frango, pato, porco, vaca e vitela giram lentamente. Cada prato é um clássico, engenhosamente reinterpretado pelo Master Chef Pépin. Aberto para jantar a bordo do Marina e Riviera. Reservas necessárias.
Interpretações contemporâneas de clássicos asiáticos estão no Red Ginger. Um exemplo é a salada de pato assado picante e melancia com castanha de caju, hortelã e manjericão tailandês. Outro hit é Penaeng de carne da Malásia com arroz de coco e paratha roti. Ou o curry de vegetais tailandês com batata doce, berinjela, cogumelos e manjericão em molho de curry verde. No Red Ginger, os prazeres gustativos são tão marcantes quanto os visuais. Aberto para jantar a bordo do Marina, Riviera e Sirena. Reservas necessárias.
Tuscan Steak é o restaurante de especialidades exclusivo a bordo do Sirena, traz o calor e o toque italiano da Toscana, preservando o apelo clássico do Polo Grill. O menu diversificado apresenta o melhor dos dois mundos, para que o hóspede possa saborear o filé mignon cozido à perfeição, juntamente com favoritos italianos rústicos, como nhoque de batata enrolado à mão. Os amantes de frutos do mar vão se deliciar com pratos saborosos, como lagosta do Maine inteira no vapor e linguine cioppino. Reservas necessárias.
Dom Pérignon Experience
Desenvolvido com o chef executivo da Moët & Chandon, Marco Fadiga, Dom Pérignon Experience é um jantar de seis pratos com harmonização de champanhes de diferentes safras. A noite é tão especial que é oferecida apenas uma vez por viagem, apenas para 24 hóspedes a bordo do Marina e Riviera. Portanto, as reservas são essenciais.
Para abrir o apetite, algumas curiosidades sobre Dom Pérignon. Ao contrário dos vinhos espumantes menores, é um champanhe conhecido por safras que só melhoram com a idade. Caso a produção das uvas não esteja dentro dos padrões que definem Dom Pérignon há três séculos, a Moët & Chandon deixa de produzir a safra daquele ano, aguardando uma melhor qualidade. Outra característica do champanhe Dom Pérignon é ser produzido a partir da mistura de duas uvas, Chardonnay e Pinot Noir – enquanto outros champanhes são misturas de até cinco uvas, com produção anual.
Depois de conhecer alguns detalhes da alta gastronomia da Oceania Cruises, visite o site da companhia para explorar seus roteiros. E converse com seu agente de viagens para reservar seu próximo cruzeiro!