Confira as dicas da equipe Krooze sobre o cruzeiro com o MSC Seaside na temporada brasileira
Por Fernanda Corrêa
Quem estava com saudades do mar, finalmente poderá embarcar com a liberação da temporada brasileira de cruzeiros. A MSC Cruzeiros aportou por aqui e trouxe como destaque o MSC Seaside – um dos mais modernos e tecnológicos da frota da companhia. Essa é a primeira vez que o MSC Seaside navega pelo Brasil, sendo o maior da temporada.
Se você não quer perder a oportunidade de embarcar no MSC Seaside, saiba que a pandemia impôs uma série de mudanças a bordo. Mas calma: reunimos dicas para você planejar o seu cruzeiro e ter uma experiência mais agradável. Veja a seguir.
Embarque no Porto de Santos
A experiência de embarcar durante a pandemia começa no Porto de Santos. Assim como os navios, o terminal passou por adaptações para atender os viajantes com segurança, seguindo os protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar do fluxo intenso de pessoas chegando ao local, o processo de embarque acontece em diversas etapas, garantindo uma certa agilidade ao momento que antecede a subida até o navio. Acompanhe abaixo as etapas que fazem parte do embarque.
Chegada ao terminal do Porto de Santos
Ao chegar no terminal, os viajantes com as suas bagagens aguardam em fila, até serem encaminhados aos guichês de controle inicial. Neste local são apresentados os testes de Covid-19, os documentos de embarque fornecidos pela companhia de cruzeiros e os documentos pessoais com foto. Após a verificação, as malas são entregues para os funcionários do porto.
Dica Krooze: antes de entrar na fila, as suas malas já devem estar com as etiquetas fornecidas pela companhia no web check-in.
Check-in no terminal de passageiros
No amplo do terminal de passageiros, o viajante caminha até os balcões de check-in.
Dois serviços relacionados aos protocolos de segurança estão disponibilizados para o viajante nesta área, antes do check-in. O primeiro é a realização de testes de covid-19, caso seja identificado na triagem inicial que o prazo do teste esteja vencido, ou seja, ultrapassou 24 horas (teste antígeno) ou 72 horas (teste PCR). O teste é realizado numa área com enfermeiros e cabines de atendimento individualizados. O segundo serviço é a contratação de seguro de viagem com cobertura para covid-19, obrigatório para todos os cruzeiristas que estão embarcando, que é disponibilizados em guichês específicos.
Ao chegar nos balcões de check-in, os viajantes entregam novamente seus documentos de embarque e documentos pessoais. A tripulação da MSC irá fotografar os documentos e entregar o cartão do cruzeiro.
Semelhante a um cartão de crédito, ele contém todas as informações importantes na sua viagem: o número da cabine, categoria da sua tarifa, identificação para acesso à internet, bem como restaurante selecionado para o jantar, definido durante a reserva do cruzeiro. A partir deste momento até o desembarque, este cartão será a sua identidade no cruzeiro.
Portão de embarque
Com o cartão do cruzeiro e um documento com foto em mãos, o viajante se dirige para o portão de embarque. As bagagens de mão passam então por um sistema de raio-x.
Após o procedimento, os viajantes vão para a área externa do terminal, onde tem acesso aos ônibus que os levam até o navio.
Embarque no navio
Finalmente o momento tão esperado, subir a bordo!
Moeda a bordo
Essa dica é principalmente para os novos cruzeiristas. A moeda a bordo é o dólar americano, mesmo na costa brasileira. Entretanto, pode-se pagar pelas despesas em reais, ao câmbio do navio, à vista ou, dependendo do valor, parcelado no seu cartão de crédito.
Atualmente, devido ao câmbio desfavorável, muitos serviços extras tornam-se mais caros para os brasileiros. Mas fique atento às promoções que a MSC oferece no seu jornal impresso (Daily Program), entregue diariamente na sua cabine. Você poderá encontrar, por exemplo, um pacote com valores reduzidos para os restaurantes temáticos, descontos nos chocolates e sorvetes italianos da Vechi ou ofertas de compras nas lojas Duty Free Shop.
Pacote de internet e telefonia
O pacote de internet deve ser contratado à parte. O valor é cobrado por diária, também em dólar. Portanto vale a pena avaliar se realmente será necessário adquiri-lo. A MSC oferece um aplicativo que funciona via hotspot gratuito, o MSC For Me, com atualizações constantes da agenda diária das atividades, shows, festas temáticas, teatros, além de previsão do tempo. Também mostra o perfil pessoal do hóspede, com valores gastos durante sua estadia, e uma funcionalidade de chat para comunicação com outros hóspedes, que opera via intranet do navio.
Quando o navio está em alto mar, as redes de telefonia celular ficam indisponíveis. Somente quando se aproxima da terra é possível se conectar a sua operadora local.
E atenção, nas ligações telefônicas, as operadoras cobram roaming. Então, verifique bem as condições, antes de se aventurar com seu celular.
Pacote de Bebidas
As bebidas não estão incluídas na tarifa da viagem, mas o pacote pode ser adquirido na sua reserva. O pacote mais popular é o Easy, que inclui garrafas de água, cerveja em copo (chope), vinho (em taça), café, chás, além de uma variedade de drinks alcoólicos como tequila, caipirinha, mojito, entre outras. Informe-se sobre as modalidades com o seu agente de viagem.
Restaurantes incluídos na sua tarifa
Na tarifa da MSC estão incluídas todas as refeições – café, almoço e jantar, que podem ser realizadas em dois buffets e dois restaurantes, sem custos adicionais.
Um dos buffets é Marketplace Buffet (deck 8), aberto para o café da manhã, almoço e jantar. O outro é o Biscayne Bay Buffet; localizado no deck 16, atende principalmente os hóspedes que estão nas piscinas e áreas infantis.
Ambos oferecem uma variedade ampla de cardápio com saladas, frios, pizzas, grelhados, rotisserie, lanches, pães e sobremesas. Não necessitam de reserva e o hóspede pode repetir quantas vezes desejar.
Outra opção são os restaurantes com serviços à la carte. Um deles é o Seashore Restaurant (deck 5), aberto para o café da manhã, almoço e jantar. O outro é o Ipanema Restaurant (deck 6), aberto somente para o jantar.
Ambos oferecem cardápio fixo, renovado todos os dias, com escolha de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa; todos são servidos empratados e o hóspede pode repetir quantas vezes desejar. Também é oferecido um menu fixo de pratos vegetarianos e massas.
Os restaurantes à la carte necessitam de reserva apenas para o jantar, a mesma deve ser feita apenas uma vez, no turno de sua preferência; o local escolhido e o horário permanecem os mesmos durante todo o cruzeiro para os hóspedes das categorias Bella ou Fantástica. Já no café da manhã e almoço não é necessário reservar.
Já os hóspedes da categoria Aurea, tem a opção do My Choice Dining, que permite um “turno livre” para o jantar, entre 18h45 e 23h.