Conheça navios com cabines de ocupação única, taxas suplementares e promoções para quem viaja sem acompanhante
Por Fernanda Corrêa
Viajantes solo em busca de reservas para as férias encontram nos cruzeiros uma alternativa atrativa de viagem. Basta subir a bordo com sua mala e não se preocupar com o que fazer, onde comer e como se divertir – encontram uma agenda planejada de atividades e excursões, além de restaurantes variados, piscinas e spas para relaxar.
Entretanto, o processo de reserva para quem viaja sem acompanhante nem sempre é fácil, a maioria das ofertas é para duas pessoas. A boa notícia é que, para atender um público crescente de viajantes solo, as companhias estão ampliando suas ofertas de cabines individuais, principalmente nos navios mais novos. Mesmo para quem prefere se hospedar sozinho numa cabine dupla, as taxas suplementares estão mais atrativas em algumas companhias, sem que o viajante tenha que pagar o dobro da tarifa.
Para entender melhor como funciona uma reserva individual, acompanhe aqui algumas dicas e informações.
Modalidades de reserva para viajantes solo
O viajante solo tem três opções de reservas individuais. A primeira é procurar uma cabine individual nos cruzeiros que oferecem esta modalidade, sendo que a tarifa é única e não incidem sobretaxas.
A segunda opção é reservar uma cabine ‘tradicional’ – aquela que poderia acomodar duas pessoas – sendo que será cobrada uma taxa suplementar que pode variar entre 10% ou até 100% do valor da cabine, ou seja, o mesmo preço que duas pessoas pagariam.
E, por último, uma opção é compartilhar uma cabine dupla com outro hóspede individual, sendo que o preço também é dividido. A Quark Expeditions, que promove cruzeiros de expedição para regiões polares, tem o programa Request-Share onde acomoda na mesma cabine viajantes individuais do mesmo gênero – e ambos economizam o suplemento individual. Se a companhia não conseguir encontrar um companheiro para um viajante Request-Share, o suplemento individual não é cobrado.
Navios com cabines individuais
Primeiro passo para o viajante solo é se informar quais companhias oferecem cabines individuais. Assim, poderá avaliar se os preços são mais vantajosos e se é adequada ao seu estilo. Outra dica importante é planejar com antecedência, pois as ofertas são limitadas e esgotam rapidamente.
Na Norwegian Cruise Line as cabines para viajantes solo chamam-se Studios (ou Estúdios). Estão a bordo dos navios Norwegian Epic, Norwegian Breakaway, Norwegian Getaway e Pride of America – e também estarão a bordo dos novos navios Prima e Viva. Já as cabines do Norwegian Bliss, Norwegian Joy e Norwegian Encore têm janelas virtuais que transmitem vistas do oceano. Os hóspedes têm acesso a um espaço social exclusivo e compartilhado chamado Studio Complex and Lounge, uma maneira de promover a interação com outras pessoas a bordo.
Todos os navios da Cunard possuem cabines individuais, em duas modalidades: a Britannia Single Oceanview, com vista para o mar – e a Britannia Single Inside, uma cabine interna. Estão a bordo dos navios Queen Elizabeth, Queen Mary 2 e Queen Victoria e oferecem cama de largura generosa, banheiro com chuveiro e espaço de armazenamento no guarda-roupa. Serviço de quarto 24 horas, amenidades de banho Penhaligon de cortesia e uma garrafa de vinho espumante fazem parte dos serviços da tarifa.
A Royal Caribbean oferece cabines estúdio em navios selecionados para ocupação individual, em três modalidades – interna, cabines com varanda virtual e cabine super estúdio com vista para o mar e varanda. Estão disponíveis no Brilliance of the Seas, Anthem of the Seas, Quantum of the Seas, Ovation of the Seas, Harmony of the Seas e Spectrum of the Seas.
Taxas suplementares
Quando acontece uma hospedagem individual em uma cabine preparada para acomodar duas pessoas, é cobrada do hóspede uma taxa suplementar. Elas são diferentes entre as companhias e dependem também de fatores como a época do ano, a categoria da cabine e o itinerário do navio.
A Silversea, por exemplo, não possui cabines individuais e cobra uma taxa adicional de apenas 25% para ocupação individual, adicionada à tarifa do cruzeiro para determinadas categorias de suítes, em todos os navios da frota.
Já a Oceania Cruises oferece viagens selecionadas nas quais hóspedes que viajam sozinhos pagam um suplemento de 50% para uma reserva individual, que normalmente seria de 100% sobre a tarifa do cruzeiro anunciada por pessoa, para uma cabine dupla.
Nos cruzeiros fluviais, a oferta de promoções para viajantes solo é grande. Em alguns itinerários de cruzeiros fluviais pela Europa, a Uniworld dispensou a cobrança de taxa suplementar para viajantes solos, na reserva de determinadas cabines. Os itinerários planejados, excursões em pequenos grupos, atmosfera calorosa e acolhedora a bordo dos navios fluviais contribuem para uma experiência de viagem segura, conveniente e gratificante.
Outra companhia fluvial com descontos em determinados itinerários pelos rios da Europa e da Ásia é a AmaWaterways, que reduz para 25% a taxa suplementar para ocupação solo, em determinados tipos de cabines.
Dica Krooze para viajante solo
A dica Krooze para o viajante solo é contar com a assessoria de um agente de viagens na escolha da melhor opção de cruzeiro para você. Assim é mais fácil comparar preços, itinerários, duração da viagem e o que está incluído na tarifa do cruzeiro, além de planejar os custos adicionais de passagens aéreas e hospedagem, antes e depois do cruzeiro, caso o embarque seja em outro país ou outra cidade. Vale a pena viajar tranquilo, sabendo que fez a melhor escolha!
Boa viagem!
Comentário
Comments are closed.