Informações para cruzeiristas que desejam conhecer um dos destinos mais visitados do mundo
Por Fernanda Corrêa
O Caribe é tão rico em história, cultura e geografia, que falar sobre tudo que existe é uma missão quase impossível. Para ajudar os cruzeiristas a planejarem suas férias num dos destinos mais desejados do mundo, preparamos uma série de matérias com informações sobre a região.
Para começar, informe-se aqui sobre a localização do Caribe, que sempre desperta dúvidas, além de outras curiosidades. Depois acompanhe dicas sobre as ilhas mais visitadas e tipos de cruzeiros, selecionadas por quem conhecem bem suas encantadoras águas azuis, praias e paisagens.
Onde fica o Caribe?
País, ilha ou continente? Na verdade, o Caribe é uma região formada por 17 países e mais de 7 mil ilhas. Foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492, quando estava a caminho da China.
O Caribe é uma região situada no continente americano que é banhada pelo Mar do Caribe, formando um golfo ao sul da ilha de Cuba. É delimitado a oeste por uma parte da costa do México e pela costa de países da América Central. Ao sul, pela costa da Venezuela e, ao leste, por uma série de arquipélagos e ilhas maiores como Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico. Acompanhe nos mapas acima.
Curiosidades sobre o Caribe
- Muitos viajantes acreditam que as Bahamas e as Bermudas ficam no Caribe, entretanto, elas não fazem parte, pois são banhadas pelo Oceano Atlântico. Com frequência, os cruzeiros as incluem no mesmo itinerário por serem muito próximas a região caribenha.
- O filme Piratas do Caribe foi inspirado na história da região. As ilhas do Caribe foram o paraíso de piratas que saqueavam os navios de colonizadores e escondiam os tesouros em manguezais e praias das ilhas.
- Cada ilha tem um idioma oficial, algumas têm mais de um idioma. Em Aruba a língua oficial é o holandês e o papiamento, mas a maioria dos nativos também falam inglês e espanhol. Na face norte da ilha de St. Maarten e St. Martin, a língua oficial é o francês e, na face sul, inglês e holandês. Entretanto, em toda região fala-se espanhol, inglês, francês, holandês e línguas de origem africanas como o criolo.
- É um dos principais destinos do mundo, procurado por praticantes de mergulho e de navegação a vela. Na região são realizadas as principais regatas mundiais, sendo um dos principais roteiros de cruzeiros de navio.
- É proibido o uso de protetor solar normal devido aos danos que causam nos recifes. Somente são aceitos protetores biodegradáveis.
O que fazer no Caribe: um destino para apaixonados por praias e atividades na natureza
As praias de areias brancas, banhadas por águas quentes, transparentes e sem ondas são perfeitas para curtir um banho de mar e tomar sol. Ao mesmo tempo, florestas selvagens, cachoeiras, montanhas e trilhas oferecem um vasto cenário para quem curte aventuras e exploração de sítios arqueológicos, repletos de história. A região também possui os maiores recifes de corais do mundo, com condições excelentes para observação da vida marinha. A prática de esportes náuticos, como caiaque e stand-up paddle, é outra atividade que se beneficia do mar calmo, encontrado em diversas ilhas caribenhas.
Dica Krooze: verifique quais atividades em terra estão contempladas na tarifa do seu cruzeiro. Algumas excursões, equipamentos náuticos e passeios poderão ser cobrados à parte. Fale com seu agente de viagem e pesquise na companhia escolhida.
As vivências em terra são tão atrativas quanto as experiências a bordo
Os cruzeiristas experientes contam que o grande segredo de um cruzeiro pelo Caribe é conciliar a vida a bordo com os momentos em terra. Quer descobrir um restaurante local? Prefere estender sua toalha na praia ou fazer uma excursão em locais históricos?
As ilhas oferecem uma variedade de atividades para os mais distintos estilos, gostos e faixas etárias. Saídas de mergulho, pesca, visitas a parques aquáticos e parques naturais, exploração de sítios arqueológicos, entre outras inúmeras escolhas.
Por outro lado, a vivência nas vilas, em cada parada, é outro sabor especial do Caribe. Em uma única viagem, o viajante percorre diferentes culturas, conhecendo moradores de descendência africana, holandesa, inglesa e até mesmo da antiga civilização maia. Essa mistura cultural se reflete na culinária, na arquitetura, no artesanato e no modo de vida de cada local. Tudo isso faz do Caribe um destino único no mundo.
O viajante encontra diferentes tipos de cruzeiros pelo Caribe
O Caribe é um destino especial até para quem busca alternativas de navegação. A geografia do local acomoda diferentes tipos de embarcações. Como resultado, o viajante pode escolher entre navios de menor ou grande porte – e até viajar em embarcações a vela ou em catamarãs, com sua própria tripulação e convidados.
Continue navegando pelas nossas páginas e boa viagem!
Comentários
Comments are closed.