Primeiro navio toca o litoral brasileiro em 25 de outubro, dando início à maior temporada de cruzeiros da história do país
A temporada brasileira de cruzeiros acabou em março e, imediatamente, as atenções se voltam para o futuro. Depois de meses intensos de navios pela costa do Brasil, espera-se uma temporada 2023/2024 ainda maior, mais diversificada e com novidades.
Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, as principais companhias que navegam pelo país, já estão com vendas abertas para a próxima temporada – que promete ser histórica. Serão mais leitos disponíveis, diferentes navios navegando pela costa e uma temporada mais longa. A primeira embarcação a tocar nas águas brasileiras será o MSC Preziosa, em 25 de outubro de 2023 – já o último, será o Costa Favolosa, apenas em 7 de maio de 2024.
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), afirma que a temporada 2023/2024 não poderia ter sido melhor – e agora, a entidade trabalha junto às companhias para fazer diagnósticos e preparar uma próxima temporada ainda melhor. “Já trabalhamos com números bem interessantes: serão 9 navios de cabotagem (que embarcam hóspedes no Brasil), além de 35 embarcações de longo curso que passam por aqui. Isso representa um aumento de 7% em relação à temporada 2022/2023”, diz.
No total, serão 203 itinerários no País, com quase 840 mil leitos disponíveis – 60 mil a mais que na temporada passada. O novo porto de embarque, Paranaguá (no Paraná), vai facilitar o acesso aos cruzeiristas do sul do Brasil. “Será o sexto porto a embarcar hóspedes no Brasil e isso ajuda muito, tanto o turista quanto a região. A expectativa é que até 400 ou 500 quilômetros, o cruzeirista faça seu deslocamento por terra, chegando antes e consumindo, se hospedando e visitando atrações”, explica Ferraz.
Para além das companhias mais conhecidas dos brasileiros, destaque para as armadoras de categoria luxo, premium e expedição, que passam por aqui em suas voltas ao mundo. “São navios menores que vão a lugares onde os grandes não entram, como 15 destinos na Amazônia e quase 40 em todo o país – por exemplo Natal, São Luiz, Porto Seguro, Parati, Rio Grande e São Francisco do Sul. É importante salientar que os cruzeiristas podem optar por roteiros que começam fora do Brasil e terminam aqui e vice-versa”, destaca o presidente da Clia.
Destaques das principais companhias na temporada 2023/2024
MSC Cruzeiros: a companhia vai ofertar 210 mil cabines, 7% a mais que na temporada anterior. Além disso, terá cinco navios na costa brasileira durante a próxima temporada: MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia, MSC Lirica e o esperado MSC Grandiosa, que vai ser o maior navio de cruzeiro a navegar pelo litoral brasileiro na história.
O navio MSC Musica terá embarques na Argentina e Uruguai, fazendo escalas em cidades brasileiras; e o MSC Poesia visita portos no Brasil durante seu cruzeiro de volta ao mundo. Com isso, serão sete navios da MSC Cruzeiros por aqui, sua maior temporada sul-americana.
A companhia também está ampliando a oferta de portos no País com a inclusão de Paranaguá, que entra para a temporada regular de cruzeiros como porto de embarque e desembarque do MSC Lirica. As cidades de Manaus, no Amazonas, e Belém e Santarém, no Pará, também farão parte do itinerário do cruzeiro de volta ao mundo de 2024, a bordo do MSC Poesia.
Costa Cruzeiros: a companhia Costa Cruzeiros aposta em uma temporada mais longa pelos mares do Brasil, com operações de quase seis meses, entre novembro de 2023 e maio de 2024. Serão três navios por aqui, o Costa Diadema, o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa.
Destaque para o retorno do navio Costa Diadema, que virou o preferido dos brasileiros quando esteve por aqui, na temporada 2021/2022. Ele volta ao país com uma oferta de 1.862 cabines, um novo fôlego para a companhia.
Outro destaque é a operação inédita do Costa Fascinosa que oferece embarques a partir do Rio de Janeiro em direção a Balneário Camboriú (SC) e aos países vizinhos Uruguai e Argentina. O Costa Favolosa, por sua vez, vai realizar uma temporada mais longa, com quase 40 dias a mais de operações em relação à temporada passada.
Quer receber os press releases da Krooze?
Clique aqui para fazer parte da nossa mailing list.
Comentário
Comments are closed.